12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Clube Quindim separou uma lista com grandes clássicos da literatura infantil para você e seu pequeno aproveitarem!

Vale lembrar que dividimos as obras por faixa etária, mas isso é apenas uma recomendação. Cada criança é única, e só quem conhece e acompanha seu desenvolvimento saberá identificar sua fluência leitora. Dessa forma, nada impede que você leia livros de uma faixa etária mais avançada para um pequeno mais novo e vice-versa. Uma dica para os livros mais extensos é dividir a leitura em capítulos ou em partes que vocês possam ler juntos, aos poucos!

Clássicos da literatura infantil para crianças de 0 a 2 anos

Clássicos da literatura infantil: uma lagarta muito comilona
Autor: Eric Carle
Editora: Callis

Uma lagarta muito comilona

Se você não conhece Eric Carle, não sabe o que está perdendo! Ele é um dos maiores autores de histórias para crianças, e Uma lagarta muito comilona é um dos grandes clássicos da literatura infantil. Os pequenos vão amar essa lagartinha que quer comer de tudo enquanto se prepara para se transformar em uma linda borboleta. E, de quebra, enquanto acompanham essa história, os pequenos entram em contato com os dias da semana, os números e os nomes das frutas. E o melhor: a obra traz todo esse repertório sem jamais perder de vista a qualidade literária! 

Clássicos da literatura infantil: trem de ferro manuel bandeira
Escritor: Manuel Bandeira
Ilustrações: Gian Calvi
Editora: Global

Trem de ferro

Café com pão. Café com pão. Café com pão. Quem aí não conhece o famoso poema de Manuel Bandeira que simula o andar de uma locomotiva? Os pequenos adoram esse ritmo e essa brincadeira sonora! Por isso, Trem de ferro é um clássico que recomendamos tanto para os mais novinhos. Se entregue à leitura e se divirta imitando com o seu pequeno o som dessa locomotiva que anda veloz pelos trilhos.

Clássicos da literatura infantil:O rabo do gato (escritora Mary França, ilustrador Eliardo França, editora Ática)
Escritora: Mary França
Ilustrador: Eliardo França 
Editora: Ática

O rabo do gato

Mary e Eliardo França são grandes expoentes da literatura infantil brasileira, com mais de 300 livros publicados! A coleção Gato e Rato é um ícone da literatura dos anos 80 e vale muito a pena ler essas obras com os pequenos. Em O rabo do gato, um sapo encontra o rabo de um gato e decide usá-lo. Mas e agora? Sapo com rabo de gato é um gato ou um sapo? Descubra a resposta junto dos pequenos lendo essa obra que é um dos clássicos da literatura infantil brasileira. Você também pode conferir mais dicas de livros para bebês em nosso blog!

Veja também: Livros para bebês: 10 obras para ter em casa

Clássicos da literatura infantil para crianças de 3 a 5 anos

Clássicos da literatura infantil: capa do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda
Escritor: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Autêntica

Chapeuzinho amarelo

Que o Chico Buarque e o Ziraldo são incríveis a gente já sabe. Agora imagina quando esses dois se juntam para construir um livro infantil. É claro que o resultado só poderia ser uma obra potente como Chapeuzinho Amarelo! Para quem não conhece a história, a menina Chapeuzinho Amarelo tem medo de tudo, mas o seu maior medo é o medo que ela sente do medo que ela tem do lobo mau. Confuso? Pois Chico Buarque e Ziraldo vão nos mostrar o que acontece quando temos medo do próprio medo. E aí? Será que Chapeuzinho Amarelo vai superar o medo ou não? Com um final surpreendente e engraçado a obra é perfeita para ler com os pequenos. Vale lembrar também que Ziraldo é um dos curadores do nosso Clube de Leitura Quindim, responsáveis por selecionar as obras que enviamos todos os meses para os nosso leitores! Você pode conhecer mais do nosso clube no site!

Clássicos da literatura infantil: milhões de gatos. Wanda Gag
Escritora: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Autêntica

Milhões de gatos

Talvez Milhões de gatos não seja uma história tão conhecida pela maioria das pessoas, mas não se engane. Esse clássico da literatura infantil foi publicado em 1928 e é altamente premiado, além de já ter figurado em listas como a da School Library Jornal dos cem melhores livros ilustrados da história. Aqui acompanhamos a história de um senhor muito velho e de uma senhora muito velha que, por se sentirem sozinhos, vão atrás de um gatinho para chamar de seu. Mas como escolher um só se todos os gatinhos são tão fofinhos e lindos? Descubra quem foi o gatinho sortudo nessa obra que tem um final que vai te surpreender.   

clássicos da literatura infantil: minimaginario de andersen katia canton salmo dansa
Escritor: Hans Christian Andersen
Adaptação: Kátia Canton
Ilustrador: Salmo Dansa
Editora: Companhia das Letrinhas

Minimaginário de Andersen

Se você não reconheceu pelo nome quem é Hans Christian Andersen, não se preocupe, talvez você conheça suas histórias que são grandes clássicos da literatura infantil como A pequena sereia, O patinho feio, O soldadinho de chumbo. E o Minimaginário de Andersen traz várias dessas histórias já amadas, mas também várias outras igualmente legais e que são mais desconhecidas do público. Então aproveite para relembrar esses clássicos com os pequenos e descobrir várias outras novas histórias! Você também pode conhecer mais livros infantis para crianças de 3 a 5 anos em nosso blog!

Veja também: 10 livros infantis para crianças de 3 a 5 anos

Clássicos da literatura infantil para crianças de 6 a 8 anos

Clássicos da literatura infantil: a árvore generosa
Autor: Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letrinhas

A árvore generosa

Shel Silverstein é autor de vários clássicos da literatura infantil sendo A árvore generosa um dos mais famosos. Aqui acompanhamos a relação de um menino com uma árvore. Uma relação que nos dá abertura para várias interpretações, como a relação de mãe e filho e a relação entre homem e natureza, por exemplo. Com certeza, a história vai tocar até os mais velhos que podem se identificar com as personagens e se emocionar com o desfecho. Se você ainda não leu nenhuma obra desse autor, essa é uma boa opção para começar! 

Clássicos da literatura infantil: adelaide a canguru voadora tomi ungerer
Autor: Tomi Ungerer
Editora: Aletria

Adelaide, a canguru voadora

Adelaide é uma canguru um tanto quanto diferente: ela tem asas! E essas asas permitem que ela viaje e explore vários lugares ao redor do mundo. Mas no fundo o que Adelaide deseja mesmo é encontrar um canguru igual a ela. Será que ela conseguirá encontrar esse alguém? Tomi Ungerer é um dos autores mais conhecidos ao redor do mundo, é responsável pela criação de vários clássicos da literatura infantil e venceu o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Então o que você está esperando para conhecer a história dessa canguru superdiferente.

Clássicos da literatura infantil: A história de Pedro Coelho. Beatrix Potter
Autora: Beatrix Potter
Editora: Edições Barbatana

A história de Pedro Coelho

Esse é um dos maiores clássicos da literatura infantil. Talvez você ainda não conheça essa história pois ela não é assim tão difundida no Brasil. Mas Beatrix Potter começou sua carreira de escritora num tempo em que pouquíssimas mulheres haviam entrado no mundo da literatura infantil e publicou o seu primeiro livro, A história de Pedro Coelho, em 1902. A obra segue o coelhinho Pedro e suas aventuras na horta do senhor MacGregor que tenta capturá-lo a todo custo. Essa edição, já enviada pelo nosso clube de leitura, é ainda mais especial pois segue a ideia original de como a autora imaginou a sua publicação. Tanto no formato quanto na disposição das ilustrações. Você pode conferir mais livros para a fase de alfabetização em nosso blog!

Veja também: 10 livros para a fase de alfabetização

Clássicos da literatura infantil para crianças de 9 a 12 anos

clássicos da literatura infantil brasileira: o gênio do crime. João Carlos Marinho
Escritor: João Carlos Marinho
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Global

O gênio do crime

João Carlos Marinho foi pioneiro na novela policial para crianças no Brasil e, por isso, Gênio do Crime é uma obra tão importante para a história da literatura infantil do nosso país. Aqui acompanhamos a história da turma do Gordo que tenta desmantelar o esquema criminoso de falsificação de cards raros de um popular álbum de figurinha. Se o seu pequeno é fã de mistério e suspense, então ele vai amar essa obra que é um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira. 

Clássicos da literatura infantil: a ilha do tesouro
Autor: Robert Louis Stevenson
Tradução e adaptação: Rodrigo Machado
Editora: FTD

A ilha do tesouro

Esse clássico é um dos pioneiros em se tratando de narrativa de piratas. E quem não gosta de uma aventura com piratas, navios e um tesouro escondido? Impossível não ser cativado por A ilha do tesouro. Talvez você não conheça a obra, mas com certeza imagina um papagaio e perna de pau ao pensar em um pirata. E adivinha? Esse imaginário que nós temos vem justamente dessa obra que marcou a história da literatura e cativa leitores até hoje.

Clássicos da literatura infantil: Peter Pan. J. M. Barrie. Edição de bolso
Autor: J. M. Barrie
Editora: Zahar

Peter Pan

Você provavelmente conhece a história do menino que não queria crescer. Mas você já leu a versão original desse clássico? Além de ser uma obra encantadora e rica, essa edição enviada pelo Clube Quindim é um edição de bolso super encantadora. Talvez esse seja um livro que valha a pena você ler com o seu filho, mesmo que ele já tenha o hábito de ler sozinho, afinal, é provável que Peter Pan tenha feito parte de sua infância também! E ler essa história pode ser uma fonte de nostalgia que nos desperta boas memórias da infância. Afinal, não é porque a criança já consegue ler uma obra sozinha que vocês não possam mais se divertir através da leitura compartilhada! Você também pode conferir mais dicas de livros para crianças de 9 a 12 anos no nosso blog!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

poemas para crianças

10 poemas para crianças amarem poesia

Clássicos da literatura infantil brasileira

8 clássicos da literatura infantil brasileira para apresentar aos seus pequenos

livros de poesia infantil

8 Livros de poesia infantil que as crianças vão amar

LITERATURA DE CORDEL. DAS EDIÇÕES PIONEIRAS AO CORDEL INFANTIL

LITERATURA DE CORDEL: DAS EDIÇÕES PIONEIRAS AO cordel infantil

O que são contos populares brasileiros

O que são os contos populares: Da voz ao mundo dos livros

Livros sobre livros

Livros sobre livros: conheça 8 obras que falam desse objeto tão amado