8 clássicos da literatura infantil brasileira para apresentar aos seus pequenos


Quem não ama um bom clássico? Aquele livro que, não importa quanto tempo passe, parece se manter atual. Apresentar esses grandes clássicos da literatura infantil brasileira para as crianças é muito importante para o desenvolvimento do repertório delas. Talvez muitos desses livros você tenha lido quando criança, então você pode aproveitar para relê-los agora na vida adulta junto do seu pequeno. Afinal, muitos clássicos nos permitem encontrar novas camadas de leitura a cada vez mergulhamos neles. Então, não perca tempo e confira a lista que o Clube de Leitura Quindim fez com os maiores clássicos da literatura infantil brasileira!

CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

Clássicos da literatura infantil brasileira: A curiosidade premiada Fernanda Lopes de Almeida
Escritora: Fernanda Lopes de Almeida
Ilustrador: Alcy Linares
Editora: Ática

1. A curiosidade premiada

Quem nunca teve contato com uma criança perguntadeira? Glorinha, a protagonista do nosso primeiro livro dentre os clássicos da literatura infantil brasileira, é exatamente assim. Não se cansa de perguntar o porquê das coisas. Até que, de tanto perguntar, acaba cansando os seus pais com tantas indagações. Mas o que os pais dessa pequena vão descobrir é que a curiosidade é, na verdade, muito importante na medida em que conhecemos e exploramos o mundo ao nosso redor.

Clássicos da literatura infantil brasileira: o rabo do gato
Escritora: Mary França
Ilustrador: Eliardo França 
Editora: Ática

2. O rabo do gato

Um dia, o sapo encontra um rabo de gato perdido no meio do caminho. É então que o sapinho decide colocar o rabo para ver como fica. Mas e agora? Um sapo com rabo de gato é sapo ou é gato? Essa dúvida se espalha pela floresta e, para você descobrir a decisão que os animais tomaram sobre o assunto, vai ter que ler um dos grandes clássicos da literatura infantil brasileira O rabo do gato. Lembrando que se você quiser mais dicas de obras para essa faixa etária, pode baixar o nosso guia com 30 livros que ajudam no desenvolvimento infantil do bebê!

CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

8 clássicos da literatura infantil brasileira : capa do livro Os saltimbancos do cantor Chico Buarque
Autora: Angela-Lago
Editora: Rocco

3. Os saltimbancos

Este é um dos clássicos da literatura infantil brasileira que reúne dois grandes nomes da arte: Chico Buarque e Ziraldo. E é claro que dessa mistura só podia sair coisa boa. Uma história inspirada no conto de fadas Os músicos de Bremen, a versão brasileira também traz uma crítica poderosa à ditadura militar imposta no Brasil na época. Mas, além da crítica, a obra também vai divertir as crianças e as ilustrações características do Ziraldo vão encantar a todos. Vale lembrar que Ziraldo também é curador do nosso clube de leitura infantil e nos ajuda a selecionar os melhores livros infantis que são enviados mensalmente para leitores de todo o país

Clássicos da literatura infantil brasileira. Capa do livro Cena de rua da Angela-Lago
Autora: Angela-Lago
Editora: RHJ

4. Cena de rua

O próximo na nossa lista de clássicos da literatura infantil brasileira é Cena de rua, livro premiado internacionalmente de um dos grande nomes da nossa literatura: Angela-Lago. Este livro-imagem retrata uma cena típica da vida urbana: uma fila de carros parados no semáforo em um congestionamento. Enquanto isso, acompanhamos o nosso protagonista, um menino que é vendedor no semáforo, e todas as pessoas com quem ele cruza em seu trabalho. Uma obra que vai tocar a todos sem precisar emitir uma palavra em sua narrativa. E, se você também é fã do gênero, pode conferir a nossa lista de livros-imagem.


Veja também: Livro-imagem, conheça 7 obras que as crianças vão amar

CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS

Clássicos da literatura infantil brasileira: Doze Reis e a moça no labirinto do vento Marina Colasanti
Autora: Marina Colasanti
Editora: Global

5. Doze reis e a moça no labirinto do vento

Se o seu pequeno é apaixonado por contos de fadas, então essa obra é para ele! Conhecida por criar contos de fadas contemporâneos, Marina Colasanti é uma das maiores autoras de livros infantis e juvenis do Brasil. Seus contos abordam questões profundas e a vivência feminina. Marina Colasanti também é curadora do nosso clube de assinatura infantil, e você pode conhecer em nosso blog os nossas seleções de livros já enviados, escolhidos com muito carinho pela nossa equipe de curadoria.

Livros da Ana Maria Machado: clássicos da literatura infantil brasileira - capa do livro Gente, bicho, planta, o mundo me encanta da editora Global
Escritora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Global

6. Gente, bicho, planta: o mundo me encanta

Quando falamos de clássicos da literatura infantil brasileira não podemos esquecer de uma das maiores autoras do gênero e curadora do Clube de Leitura Quindim: Ana Maria Machado. Nessa obra, a autora propõe reflexões acerca da ecologia e do meio ambiente. Tudo isso sem perder o caráter literário da obra. Os três contos que compõem a obra são recheados de rimas que fazem que Gente, bicho, planta: o mundo me encanta seja uma ótima opção também para quem busca por livros para a fase da alfabetização. Afinal, enquanto aprendem e exploram as palavras no processo de alfabetização, os pequenos podem perceber que também existem palavras que se conectam pela sua sonoridade.


Veja também: 10 livros para a fase de alfabetização

CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA PARA CRIANÇAS DE 9 A 12 ANOS

Clássicos da literatura infantil brasileira: a bolsa amarela
Autora: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga

7. A bolsa amarela

Este livro é um livro da década de 70, mas que levanta reflexões importantíssimas ainda para o cenário atual. Além de trazer críticas sobre a ditadura militar brasileira que vigorava na época de seu lançamento, Bolsa amarela também fala sobre o privilégio masculino presente na nossa sociedade. Não é por acaso que a força dessa obra a levou a ser novamente perseguida em 2019 quando sofreu uma tentativa de censura na cidade de Limeira, interior de São Paulo. O livro em si, embora recheado de críticas e de reflexões, não deixa de ter uma narrativa fantástica e envolvente que vai cativar os jovens leitores e nos lembrar de que, mesmo que tentem censurá-la, a literatura ainda vai resistir.

clássicos da literatura infantil brasileira: o gênio do crime. João Carlos Marinho
Escritor: João Carlos Marinho
Ilustrador: Maurício Negro
Editora: Global

8. O gênio do crime

Talvez você já tenha se deparado com essa obra-prima em algum momento da sua vida. Mas você sabia que O gênio do crime foi o precursor da literatura policial juvenil no nosso país? Vamos à história do nosso último livro nessa lista de clássicos da literatura infantil brasileira! Aqui, o grande mistério gira em torno de um gênio do crime que comanda uma fábrica de figurinhas falsificadas. Sim, aquelas figurinhas dos famosos álbuns de figurinha que marcaram presença na infância de muitos. É então que a turma do Gordo se propõe a descobrir quem é esse vilão ardiloso que anda falsificando as figurinhas. O final nós não iremos contar para não estragar a surpresa, mas garantimos que a leitura vale cada página!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: Por que ter livros diversos em casa?

histórias em quadrinhos para crianças

Histórias em quadrinhos para crianças: conheça sua origem e os benefícios para os pequenos que leem gibis

7 DICAS PARA DESPERTAR A PAIXÃO POR LIVROS NAS CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE LER

7 dicas para despertar a paixão por livros nas crianças que não gostam de ler

Qual a importância da arte

Qual a importância da arte? Entenda melhor como as manifestações artísticas são fundamentais para a sociedade e passe isso aos seus filhos

Como ler um livro de imagem ou como ler um livro infantil só com imagens

8 livros infantis com avós para ler com as crianças

Ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo