Hans Christian Andersen é considerado o primeiro autor moderno de contos de fadas, pois ele não apenas adaptava histórias da tradição oral, como inventava os seus próprios enredos mágicos - muitas das 156 histórias que escreveu são criações originais.
Nesta belíssima edição minimalista, histórias clássicas como “Soldadinho de chumbo”, “Patinho feio” e a “Pequena sereia”, entre outras, são cuidadosamente selecionadas e adaptadas por Katia Canton, a maior especialista em contos de fadas no Brasil, e ilustradas com a técnica impecável do artista carioca Salmo Dansa.
Também a ilustração é diminuta: pequeninos materiais - objetos comuns e domésticos - se transformam em verdadeiras pérolas: “A pequena sereia” é composta sob rótulos de sardinha, combinados com pequenos pedaços brilhantes de CD; as ilustrações de “A pequena vendedora de fósforos” são criadas a partir de caixinhas de fósforos e palitos; e as de “Polegarzinha” são uma combinação delicada de pétalas desidratadas e asas de borboletas.
As histórias reunidas brotam da própria experiência, angústias e reflexões de Andersen, e são protagonizadas por personagens humildes e frágeis, com quem ele se identificava. Se em um primeiro momento os contos podem parecer tristes, em seguida revelam a força de uma poética amorosa e delicada.