Ao contrário do que diz o senso comum, ler ficção não é um escape da realidade, mas, sim, uma poderosa ferramenta para entender a realidade.

MARIA NIKOLAJEVA, pesquisadora da Universidade de Cambridge
A importância da literatura

Você sabe tudo o que a literatura infantil de qualidade é capaz de oferecer à sua família?

É comum que pais, mães e educadores busquem formar leitores pensando em benefícios como a melhora no desempenho escolar. Entretanto, quando as crianças entram em contato com bons livros desde a primeira infância, os impactos positivos vão muito além do que imaginamos.

O hábito de ler com uma criança:

  • AUMENTA 14% seu vocabulário.
  • AUMENTA 27% sua memória de trabalho.
  • DIMINUI 25% problemas de comportamento segundo estudo realizado pela Universidade de Nova Iorque, em colaboração com o IDados e com o Instituto Alfa e Beto.

Literatura infantil, empatia e conhecimento

Se um conhecimento histórico é transmitido por meio da ficção, ele terá mais impacto no leitor do que em um livro informativo.

MARIA NIKOLAJEVA

A literatura de qualidade é o texto com maior capacidade de desenvolver a empatia e nos ajudar a compreender a realidade, pois ela:

  • Permite aprender sobre diferentes culturas e momentos históricos.
  • Estimula as habilidades sociais.
  • Apresenta diferentes estéticas e amplia o repertório.
  • Possibilita vivenciarmos perspectivas diferentes daquelas que experimentamos em nossa bolha pessoal.

Obras meramente informativas, livros-brinquedo não literários, livros sensoriais, entre outros gêneros não literários, podem ser interessantes em alguns contextos, mas não são a melhor opção para o desenvolvimento infantil.

Um bom livro de literatura não pretende ensinar algo. Mas é o que mais ensina. Sobre nós mesmos, sobre o outro, sobre nosso lugar no mundo. Eles despertam reflexões, debates e muitas vezes nos tiram da zona de conforto.

Por isso, no Clube Quindim, contamos com a ajuda de grandes nomes da literatura infantil brasileira para escolher os melhores livros para seu pequeno.  É essa seleção que formará o acervo de obras que sua família receberá todo mês: livros que apresentam novos mundos, desenvolvem as mais diferentes competências, proporcionam a criação de um repertório amplo e nos torna, assim, mais humanos e conscientes do nosso entorno e lugar no mundo.