Ziraldo é um dos grandes e mais amados autores do Brasil. Além de escritor, é caricaturista, chargista, cartazista, pintor e várias outras coisas. E o autor tão adorado por nós também é curador do nosso Clube de Leitura Quindim e ajuda a selecionar os livros que enviamos todo mês para a casa dos nossos assinantes de acordo com a idade de cada criança. Você provavelmente conhece algum dos livros do Ziraldo, como O menino maluquinho Flicts.  Mas, além dessas, separamos aqui outras histórias do Ziraldo que você precisa conhecer também! Então, confira a lista abaixo:

8 LIVROS DO ZIRALDO PARA LER COM AS CRIANÇAS

Livros do Ziraldo - O Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos

O menino maluquinho

O menino maluquinho é um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira. Provavelmente você já conhece essa obra ou ao menos ouviu falar dela. Aqui, conhecemos um menino muito traquinas que vive com uma panela na cabeça. As crianças vão se encantar com as aventuras do Menino Maluquinho e sua turma de amigos. Além disso, a obra já foi adaptada para a televisão e você pode aproveitar para assistir à animação com os pequenos após a leitura. Então, o que está esperando para ler O menino maluquinho com os pequenos?

Livros do Ziraldo - capa do livro Flicts, edicção comemorativa de 50 anos, editora Melhoramentos
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos

Flicts

Assim como O menino maluquinhoFlicts é um dos livros do Ziraldo mais conhecidos. Essa edição comemorativa de cinquenta anos foi feita igualzinha à primeira edição da obra. Aqui, conhecemos Flicts, uma cor que não se sente incluída, afinal, nada que ela vê à sua volta tem a sua cor. Todos amam azul, vermelho, amarelo, rosa, roxo… Mas parece que ninguém colore nada de Flicts. É então que o nosso protagonista resolve se isolar, mas, nesse processo, encontra finalmente o seu lugar. Uma obra sensível que vai deixar os momentos de leitura ainda mais divertidos.

Livros do Ziraldo - O Menino da Lua, série Os meninos dos planetas da editora Melhoramentos
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos

O Menino da Lua

Neste primeiro livro da coleção dos Meninos dos planetas conhecemos o Menino da Lua que quer brincar com os outros meninos. Por ser tão pequeno quanto a Lua é, comparada aos planetas, ninguém quer brincar com o nosso protagonista. Nessa jornada, vemos o valor da amizade e da empatia ao mesmo tempo que somos introduzidos aos protagonistas dos próximos livros da série. A caracterização do menino de cada planeta é única e repleta de criatividade, divertindo os leitores ao convidá-los a conhecer mais a fundo esses personagens cativantes.

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Livros do Ziraldo: capa do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda
Escritor: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Autêntica

Chapeuzinho amarelo

Este é um livro ilustrado pelo Ziraldo e escrito por Chico Buarque. E é claro que dessa dupla só podia sair coisa boa, né? Essa é uma releitura das histórias da Chapeuzinho Vermelho e já se tornou um clássico da literatura infantil, sendo uma das obras enviadas no primeiro ano do nosso clube do livro infantil. A nossa protagonista é uma menina que tem muito medo do lobo mau. Só que, de tanto medo desse ser, ela acaba desenvolvendo até o medo do medo que ela tem do lobo. E, assim, Chico Buarque vai brincando com essa temática, o que torna Chapeuzinho Amarelo uma obra perfeita para falar sobre o medo com os pequenos. No final da trama, é claro que a nossa heroína consegue superar o seu medo. E como ela faz isso? Bem, isso você vai ter que descobrir lendo, mas podemos adiantar que é de forma muito engraçada, potencializada pelas ilustrações do Ziraldo que vão divertir não só os pequenos mas os mais velhos também! 

Veja também: O que é alteridade e empatia: quais são as diferenças e como ensinar esses conceitos aos pequenos

Livros do Ziraldo: historia de dois amores do autor Carlos Drummond de Andrade
Escritor: Carlos Drummond de Andrade
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Companhia das Letrinhas

História de dois amores

Essa é uma obra já enviada para os assinantes do nosso clube de leitura infantil que estão na faixa dos 9 a 12 anos. Nesse livro escrito por Carlos Drummond de Andrade e ricamente ilustrado por Ziraldo, conhecemos um pulgo que mora na orelha de um elefante. É então que começa uma história de amizade entre esses dois animais tão diferentes. Mas o pulgo Pul começa a se achar melhor que os outros por habitar a orelha de um animal tão imponente e começa a se comportar mal, distribuindo ordens para todo mundo. Como será que seu amigo elefante lidará com isso e mostrará ao bichinho como se comportar melhor? Para descobrir isso, é só ler essa história incrível.

Livros do Ziraldo - capa do livro O Pequeno Planeta Lilás da editora Melhoramentos
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos

O planeta lilás

O próximo dos livros do Ziraldo que recomendamos é essa obra encantadora chamada O planeta lilás. Aqui, conhecemos um bichinho muito, muito pequenino que habita o planeta do título da obra. Cansado de viver todos os dias iguais, ele resolve construir um foguete e ir explorar os outros planetas do universo. O autor vai então descrevendo essa viagem fantástica e as cores e elementos que o nosso bichinho encontra ao sair de seu mundo lilás. O mais maravilhoso dessa obra do Ziraldo é que o bichinho acaba pousando em várias letras e elementos da própria página do livro e assim o autor encaminha a história para um desfecho onde finalmente conseguimos contemplar o que realmente era o planeta lilás onde o bichinho morava. 

Livros do Ziraldo: capa do livro Os saltimbancos do cantor Chico Buarque
Escritor: Chico Buarque
Ilustrador:
Ziraldo
Editora:
Autêntica

Os saltimbancos

Outro dos livros do Ziraldo já enviados pelo nosso clube do livro, Os saltimbancos é mais uma obra que reuniu a dupla maravilhosa Chico Buarque e Ziraldo. A obra era anteriormente uma peça adaptada do famoso conto infantil Os músicos de Bremen. Aqui, os animais nos ensinam importantes lições sobre o valor da amizade e união. Mas, além de ser uma história superdivertida, vale lembrar que a peça foi lançada em 1977, período em que o Brasil sofria com a ditadura militar, e a obra carrega críticas a esse regime. Tudo isso só deixa esse clássico da literatura infantil brasileira ainda mais rico e, se você quiser saber um pouco mais sobre a importância da literatura infantil para driblar a censura da época, é só conferir em nosso blog!   

Livros do Ziraldo - capa do livro O pequeno planeta perdido da editora Melhoramentos
Autor: Ziraldo
História original:
Mino
Editora:
Melhoramentos

O pequeno planeta perdido

O último dos livros do Ziraldo dessa lista conta a história de um astronauta enviado para explorar um pequeno planeta perdido. Após dar uma volta inteira no planeta, o astronauta grita por socorro. Daqui da Terra, todos ouvem sua súplica e, sem saber o que aflige o homem, as pessoas começam a mandar comida, músicas e livros tentando apaziguar a dor do astronauta. Mas nada parece surtir efeito. Descubra o que aflige o nosso protagonista nessa obra sensível que retrata a solidão e a importância das relações humanas.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!