Talvez você não saiba quem é Roald Dahl, assim, só pelo nome. Mas com certeza em algum momento você já se deparou com a obra desse grande autor de clássicos infantis. Roald Dahl é o nome por trás de histórias marcantes como A fantástica fábrica de chocolate, James e o pêssego gigante, Matilda e várias outras. E, se você nem sabia que esses filmes eram baseados em livros, acompanhe esta lista que temos certeza que você vai encontrar obras incríveis para ler com as crianças.

Livros do Roald Dahl para crianças

Livros do Roald Dahl para crianças. A fantástica fábrica de chocolate
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: Martins Fontes

A fantástica fábrica de chocolate

Talvez essa seja a obra mais conhecida de Roald Dahl por causa do clássico filme de 1971 e seu remake de 2005. O mais engraçado é que a maioria das pessoas não fazem ideia de que essa história incrível começou com um livro. Aqui, o pequeno Charlie Bucket consegue o tão sonhado bilhete dourado que lhe dá direito a uma visita à Fantástica Fábrica de Chocolate, onde ele vai conhecer o excêntrico dono do lugar e viver grandes aventuras. A história também já ganhou adaptação musical para o teatro e você ainda pode aproveitar para assistir aos filmes após a leitura com o seu pequeno.

As bruxas (escritor Roald Dahl, ilustrações Quentin Blake, editora WMF Martins Fontes)
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes

As Bruxas

Nesse próximo clássico da literatura infantil de Roald Dahl, vamos conhecer um menino que vai morar com sua avó após perder os pais em um trágico acidente. Mas o que o pequeno não sabe é que sua avó esconde um segredo: ela é uma caçadora de bruxas! Quando os dois saem de férias acabam descobrindo que a Grã-Bruxa está organizando a convenção das bruxas no mesmo hotel em que avó e neto estão hospedados. É então que eles entram na missão de barrar os planos malignos da tal Grã-Bruxa. Assim como A fantástica fábrica de chocolate, essa obra foi adaptada para as telinhas duas vezes, sendo o filme mais recente de 2020. Além disso, o nosso clube de leitura infantil também já enviou As bruxas para os assinantes de 9 a 12 anos.

Veja também: Por que as crianças precisam conhecer bruxas, duendes e fadas? + lista de livros

James e o pêssego gigante (escritor Roald Dahl, ilustrações, Quentin Blake, Editora 34)
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: Editora 34

James e o pêssego gigante

Outro livro do Roald Dahl já enviado pelo nosso clube de assinatura infantil foi James e o pêssego gigante. O pequeno James mora com suas tias severas até que um dia encontra um pêssego imenso nascendo de uma árvore no jardim. E quem imaginava as surpresas que esse fruto gigante guardaria dentro de si? Insetos enormes, residentes do enorme pêssego, se tornam os novos amigos do solitário James. Com eles, o pequeno vai aprender a importância da amizade e vai viver grandes aventuras quando o pêssego se desprende da árvore rumo à grande Nova York. Lembrando que essa obra também tem uma adaptação para as telinhas com produção de Tim Burton.

Livro Roald Dahl. Matilda
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes

Matilda

Esse é um clássico que talvez você já tenha visto passar na Sessão da tarde, então que tal aproveitar para ler o livro que deu origem a essa história incrível com seu pequeno? E, pra quem não tem ideia do que se trata essa obra, então já está na hora de conhecer a pequena Matilda, uma menina dotada de uma inteligência excepcional e que tem pais um tanto quanto negligentes. É quando a pequena entra na escola que vai descobrir o poder da amizade e viver grandes aventuras enfrentando a terrível diretora Trunchbull que odeia crianças. E é entre uma peripécia e outra que Matilda acaba descobrindo que é detentora de poderes únicos e especiais que vão ajudá-la a passar por essa nova fase da sua vida.

Veja também: 7 dicas para despertar a paixão por livros nas crianças que não gostam de ler

Livros do Roald Dahl. O bom gigante amigo
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: Editora 34

O bom gigante amigo

Sofia é uma pequena menina que vive em um orfanato. Só que um dia ela resolve desobedecer as regras e sai da cama depois da hora de dormir. É então que ela se depara com um ser enorme, um ser que ela descobre ser um gigante. E essa história poderia ser muito assustadora se o gigante não fosse na verdade o BGA, o Bom Gigante Amigo. Sofia embarca então numa jornada pela fantástica terra dos gigantes onde tenta bolar um plano para impedir que os outros gigantes continuem capturando e devorando seres humanos. Uma história contada com muito senso de humor, como costumam ser as obras de Roald Dahl.

O fantástico senhor raposo. Livros de Roald Dahl
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes

O fantástico Senhor Raposo

Boque, Bunco e Bino são três fazendeiros que vivem tendo suas terras invadida pelo Senhor Raposo, uma raposa pra lá de esperta e que pega vários animais das fazendas para alimentar a sua família. Até que chega o dia em que esses fazendeiros, cansados de serem feitos de bobo, resolvem bolar uma armadilha. Será que o Senhor Raposo vai conseguir escapar do plano desses fazendeiros?

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!