Rotina do sono: um guia que vai ajudar na hora de dormir das crianças

O Clube de Leitura Quindim fala sobre melhorar o sono dos pequenos, as mudanças na rotina do sono na pandemia e ainda dá dicas incríveis de livros para ler na hora de dormir!

As horas vão passando, o momento de dormir se aproxima, mas basta você dizer isso ao seu filho para ter uma cena cheia de gritos e lágrimas? Acredite, esse desafio é mais comum na rotina do sono do que você pensa. No entanto, promover o descanso adequado para a criança é fundamental para a sua saúde. Estudos diversos comprovam isso. Recentemente, a Universidade de Queensland, na Austrália, fez um acompanhamento com quase 3 mil crianças e apontou que quem tinha uma rotina de sono mais desequilibrada tinha maior probabilidade de apresentar problemas de déficit de atenção e dificuldades de aprendizado.

Como driblar isso? A equipe do Clube de Leitura Quindim conversou com o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, autor do livro Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses, e reúne algumas dicas de como melhorar a rotina do sono, como lidar com problemas na hora de dormir durante a quarentena e no fim ainda traz dicas de livros pra dormir que os pequenos vão amar.

7 dicas para melhorar a rotina do sono das crianças

Veja como melhorar a rotina do sono das crianças

1. Ensine seu filho a dormir

O pediatra explica que, desde o nascimento do pequeno, os pais podem ajudá-lo a entender uma rotina do sono. “É importante que a família eduque a criança nesse sentido. Que mostre que há um momento em que a casa entra em outro ritmo, que é o ritmo daquela família”. Assim, sinalizar que, de dia, o lar tem um ritmo mais barulhento e agitado e, à noite, as luzes se apagam e a tranquilidade se instaura para que todos descansem é essencial. Estabelecer uma rotina do sono, com passos definidos, também pode ajudar. Ele pode ser composto pelo momento do banho, seguido por uma alimentação leve, uma história e então o sono. Tudo isso, é claro, adaptado para a realidade de cada família.

2. Evite deixar chorar

Se o pequeno chora durante a noite, o pediatra recomenda que os pais demonstrem acolhimento, atendendo a criança. Ele aconselha, no entanto, que a criança permaneça em seu quarto, caso não durma junto dos pais: “Os pais devem ficar com ela. Nem que esperem que o filho pegue no sono ou que durmam em um colchonete. Mas é importante mostrar que é naquele espaço que o pequeno descansa”.

3. Estabeleça tranquilidade

Perto da hora de dormir, dr. Sylvio dá outra recomendação: “A família deve investir em brincadeiras mais tranquilas, com menos agitação. Também é importante evitar celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos que interferem no descanso”. Tudo isso ajuda a criar o clima de que o pequeno precisa para embalar no sono.

4. Leia para seu filho

Rotina do sono. Ler na hora de dormir

Já falamos muitas vezes por aqui sobre a importância de ler para seu filho. O contato com a literatura, afinal, fortalece vínculos e é fundamental para o desenvolvimento. Além disso, de acordo com o especialista, ler antes de dormir auxilia no processo de relaxamento da criança, contribuindo para uma noite de sono mais longa e de melhor qualidade. Você pode conferir também em nosso blog 10 motivos para incorporar a leitura à rotina do sono.

Veja também: Ler antes de dormir: 10 motivos para incorporar o hábito ao ritual do sono

5. Vá de luz azul

O pequeno não abre mão de uma luz acesa no quarto? Dr. Sylvio aconselha a família a instalar uma luz azul: “Esse tipo de luz induz ao sono. Fora que dá uma tranquilidade para a criança que tem medo de escuro”.

Problemas com a rotina do sono na pandemia

Rotina do sono na pandemia

“Meu filho não quer dormir, ou dorme demais.” “Estou com insônia ou com o sono atrasado.” Se você ou sua família não enfrentam problemas para dormir durante o isolamento social, com certeza você conhece alguém que passa por isso e já disse alguma dessas coisas. A pandemia nos fez adaptar nossas rotinas e nos trouxe perdas ou inseguranças sobre o nosso futuro. Com isso, a falta de sono, ou mesmo uma rotina do sono desregulada, é bem comum.

De acordo com a psicanalista e pedagoga Melanie Salgado, as pessoas podem sentir alteração até nos sonhos. “O excesso de sonhos estranhos e que são lembrados com mais frequência são verificados entre os pacientes. Além disso, as pessoas tendem a sentir mais agitação noturna, e, nas crianças, pode acontecer a perda do controle da bexiga e a ida mais frequente para a cama dos pais”, enumera.

Aliadas às emoções do período, algumas mudanças contribuem para os distúrbios do sono durante a pandemia. A quebra de rotina, falta de socialização, a diminuição dos elementos e cenários no dia a dia, tudo isso pode alterar o seu descanso. Modificações na alimentação e o excesso de telas (o aumento do uso do celular ou mesmo a intensificação do computador no home office) também estão entre os fatores listados.  

Veja também: Terror noturno em crianças: o que é, como identificar e tratar

Meu filho não quer dormir. E agora?

Rotina do sono. O que fazer se a criança não quer dormir

Se você sente que o seu sono ou de seus filhos mudou durante a quarentena, estabelecer uma rotina do sono pode ser a melhor saída, porque a previsibilidade é importante. Mas, atenção, nada de querer fazer grandes reformas comportamentais neste momento. “A quarentena é uma oportunidade para sermos mais disciplinadores, repetindo bons comportamentos. Por estarmos mais em casa, temos mais chance de nos percebermos e observarmos mais as crianças”, explica a especialista. Porém, grandes revoluções de comportamento ou tomadas de decisão não são bem-vindas. “Todo mundo está mais cansado, então o ideal é investir nos pequenos hábitos e na sua repetição”, ressalta. E as dicas que demos acima para melhorar a rotina de sono das crianças valem para ajudar os pequenos que estão tendo problemas com o sono na quarentena também!

Transforme a leitura em aliada

Como já dissemos anteriormente, os livros podem ser grandes aliados na melhoria da rotina do sono. Não apenas para os adultos, mas também para os pequenos. Melanie reforça que incluir os livros na rotina noturna dos filhos pode ser muito benéfico. “Antes do jantar ou antes do banho, dependendo das atividades da família, vocês podem escolher juntos o livro que será lido antes de dormir”, indica.

Além disso, é importante investir um tempo maior para a leitura, que deve ser uma atividade desaceleradora e prazerosa. “Os pais têm que ser pacientes e dedicados nesse momento. Interprete as falas, convide a criança a ‘ler’ com você, fazendo perguntas durante a história para dormir. Não leia de forma automática, como quem lê o relatório da empresa”, recomenda. Para ela, muitos pais acabam perdendo a chance de se debruçar sobre um livro por noite, porque, em vez disso, a criança fica insatisfeita com a leitura.

E, se você não sabe quais os melhores livros para incluir na rotina do sono dos pequenos, confira a nossa lista abaixo!

Veja também: Benefícios da leitura: muito além de aumento de vocabulário

Rotina do sono: Livros incríveis para a hora de dormir

Rotina do sono. Livros para dormir e histórias para ninar

Melhores livros para a rotina do sono dos pré-leitores (0 a 2 anos)

Rotina do sono: livros para dormir para crianças de 0 a 2 anos: o bocejo Ilan Bremnan, Renato Moriconi
Autores: Ilan Brenman e Renato Moriconi
Editora: Editora do Brasil

Bocejo

Existe um livro melhor para ler antes de dormir do que um cujo título seja Bocejo? Nesse livro-imagem deslumbrante, acompanhamos o desenrolar da História da humanidade através da imagem de grandes figuras históricas, que nos mostram como todas têm algo em comum: assim como nós, elas bocejam. E você pode até se perguntar se uma criança tão pequena iria aproveitar um livro com personagens históricas que ela talvez nem conheça. Mas esse é um daqueles livros que atende a diferentes públicos: os pequenos exploram a ilustração com curiosidade e se divertem com o simples ato de bocejar, já os adultos encontram essas outras camadas. Então, não tenha vergonha de se entregar à leitura dessa obra: boceje junto dos personagens, deixe a criança ver as ilustrações, apontar para o que ela achou interessante e descubra o prazer de ler um livro imagem com uma criança pequena. Elas piram e adoram imitar o bocejo!

Rotina do sono: livros para dormir para crianças de 0 a 2 anos: Não vou dormir
Escritora: Christiane Gribel
Ilustrador: Orlando
Editora: Global

Não vou dormir

Esse é um dos livros para ajudar na rotina do sono que fala justamente sobre a hora de dormir. Aqui, nos deparamos com uma cena que provavelmente muitos que convivem com uma criança pequena já passaram: o momento em que a criança não quer dormir. E é isso que ocorre com a protagonista da nossa história. Ela decide que não vai dormir e pronto. Mas, assim como as crianças aqui da vida real, a nossa personagem acaba percebendo que o sono vem independentemente de ela querer ou não. E se você quiser conhecer mais livros para bebês é só conferir o nosso blog!

Veja também: Livro-imagem. Conheça 7 obras que as crianças vão amar

Melhores livros para a rotina do sono dos leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Rotina do sono das crianças de 3 a 5 anos: Capa de Gordon e Tapir
Autor: Sebastian Meschenmoser
Tradutora: Karina Jannini
Editora: WMF Martins Fontes

Gordon e Tapir

Gordon e Tapir são melhores amigos que moram juntos. Mas um é superorganizado, e o outro muito bagunceiro. Um é mais calmo, já o outro adora uma festa. Eventualmente, grandes diferenças podem causar atritos nas amizades, mas essa obra fala sobre polaridade ao mesmo tempo em que nos mostra como podemos conviver e criar pontes mesmo com pessoas tão diferentes de nós. E, se você quiser, pode ver mais dicas de historias infantis para dormir em nosso blog! 

Rotina do sono: Feio, eu? Livros da Matriz
Escritora: Silvana Tavano
Ilustradora: Mariana Demuth
Editora: Livros da Matriz

Feio, eu?

Quem nunca se sentiu inseguro sobre algo que alguém disse sobre você? Esse livro mostra justamente isso: o coelho está passeando tranquilo pela floresta quando lhe dizem que é feio. Mas será mesmo? O pequeno animal parte então em busca de vários bichos para tirar a dúvida: ele é feio? Entretanto, durante essa jornada, percebemos que a única opinião que realmente importa é a do próprio coelho. Uma obra muito divertida e ótima para ser incorporada à rotina do sono, mas que trata também da autoestima infantil, um tema muito importante para conversar com os pequenos.

Melhores livros para a rotina do sono dos leitores autônomos (6 a 8 anos)

Rotina do sono das crianças de 6 a 8 anos: a grande fábrica de palavras
Escritora: Agnès de Lestrade 
Ilustradora: Valeria Docampo 
Editora: Aletria

A grande fábrica de palavras

Dentre os livros para a rotina do sono das crianças de 6 a 8 anos, temos essa obra sensível e emocionante. Aqui, conhecemos um lugar onde você precisa comprar as palavras que deseja falar. Enquanto algumas palavras são mais caras do que outras, as crianças que não podem pagar por elas procuram palavras jogadas no lixo ou caídas por aí. Nosso protagonista, que não tem condições de comprar belas palavras, junta as poucas que encontra na esperança de poder dizer algo bonito para a menina amada. Uma história tocante que vai encantar desde os menores até os mais velhos e vai deixar a hora do sono ainda mais leve. Se quiser conhecer outras obras para ler com os pequenos dessa idade, basta conferir a nossa lista de livros para fase de alfabetização.

Rotina do sono: A história de Pedro Coelho. Beatrix Potter
Autora: Beatrix Potter
Editora: Edições Barbatana

A história de Pedro Coelho

Um dos grandes clássicos da literatura infantil, em uma edição enviada pelo Clube Quindim que traz as ilustrações na mesma disposição pensada pela autora na publicação da obra. Aqui, vamos conhecer um coelhinho muito levado que desobedece sua mãe e vai se aventurar no quintal do terrível senhor MacGregor. É claro que essa ideia não ia dar muito certo e o pequeno Pedro acaba em uma perseguição muito perigosa. Se prepare para torcer, a cada página, para que o nosso protagonista finalmente consiga escapar das garras desse fazendeiro malvado.

Veja também: 10 livros para a fase de alfabetização

Melhores livros para a rotina do sono dos leitores fluentes (9 a 12 anos)

Rotina do sono das crianças de 9 a 12 anos: Capa do livro a moça tecelã a escritora Marina Colasanti
Autora: Marina Colasanti
Ilustrador: Demóstenes Vargas
Editora: Global

A moça tecelã

Nessa obra de Marina Colasanti, você vai conhecer uma tecelã um pouco diferente. Tudo o que ela tece vira realidade. Incluindo o pôr do sol, os pássaros e as manhãs. Mas um dia, depois de tanto tecer, a moça tecelã se sente sozinha e é então que resolve tecer um par. E depois de tecer, tecer, tecer… Lá está ele. Um homem bonito e elegante que parece ser tudo o que a tecelã precisa. Até que o homem que deveria amá-la descobre o seu dom. E, muito ganancioso, faz a moça tecer não mais cores e alegria mas riquezas, ouro, casas luxuosas… E a tecelã não se sente mais feliz e entende que estava muito melhor sozinha. Como será que a nossa protagonista conseguirá sair dessa situação? Descubra com o seu pequeno nesse encantador conto de fadas contemporâneo. 

Rotina do sono: livros para dormir para crianças de 9 a 12 anos: james e o pêssego gigante do escritor Roald Dahl
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: 34

James e o pêssego gigante

Talvez você ache nossa última obra dentre os livros para a rotina do sono das crianças um pouco grande para ler na hora de dormir. Mas o legal de livros mais longos é que você pode dividir a leitura por capítulos e ler um ou dois por noite! Nessa obra, conhecemos James, um menino que, após uma tragédia, vai morar com as tias malvadas. Lá ele conhece grandes insetos que moram dentro de um pêssego gigante e partem para grandes aventuras. Uma história que nos mostra a importância da amizade de infância e como ela nos ajuda a superar as situações difíceis da nossa vida. Então, prepare-se para embarcar nesse enorme pêssego junto do seu pequeno e conhecer essa aventura encantadora criada por um dos mestres da literatura infantil, Roald Dahl. 

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

histórias infantis para dormir

HISTÓRIA INFANTIL PARA DORMIR: 7 CONTOS QUE AS CRIANÇAS VÃO ADORAR

7 DICAS PARA DESPERTAR A PAIXÃO POR LIVROS NAS CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE LER

7 dicas para despertar a paixão por livros nas crianças que não gostam de ler

Quando nascem os dentes do bebê

Quando nascem os dentes? Conheça as idades aproximadas e veja o que fazer para se preparar – e também para preparar os pequenos

Autonomia da criança

autonomia da criança: por que é tão importante estimular a autonomia dos pequenos?

Ansiedade infantil

Precisamos falar sobre a ansiedade infantil e suas consequências

Filmes infantis de 2017

Filmes infantis de 2017: confira as 10 recomendações para assistir com a criançada!