Entenda como desfraldar à noite e descubra que, com paciência e compreensão, o processo tende a ser mais tranquilo e menos trabalhoso do que se imagina.

Será que seu filho está realmente pronto para o desfralde noturno? Esse é um processo bem importante durante a infância, pois a criança começa a ter maior independência e essa é uma etapa que marca a nova fase.

O desfralde deixa a criança mais livre e mostra um outro nível de consciência. Além disso, os pais têm papel fundamental para apoiar o pequeno para que ele consiga passar por isso com mais tranquilidade.

Existem dois tipos de desfralde: o desfralde diurno e o desfralde noturno. Diante disso, o ideal é que esse processo seja feito por volta de 3 a 4 anos, que é quando a criança já consegue controlar o esfíncter.

É preciso ter um preparo para lidar com esse momento de forma mais leve. Portanto, confira como fazer o desfralde noturno com as dicas deste post.

O melhor clube de assinatura de livros infantis do Brasil

Saiba a hora certa de começar o desfralde noturno

Como fazer o desfralde noturno

Por mais que a média de idade para o desfralde seja de 3 a 4 anos, não há como encarar o processo em um período exato de tempo. Cada criança tem a sua própria maturidade fisiológica e emocional e não podemos enquadrar todas em um mesmo padrão.

Se uma outra criança fez o desfralde aos 3 anos e o seu filho já tem 4 e não conseguiu sair das fraldas, não há problema algum nisso! O mais importante é perceber quando o pequeno está pronto para fazer essa transição, e isso só depende dele.

Alguns dos sinais de que chegou a idade do desfralde noturno são:

  • A criança tem interesse em fazer xixi e cocô no peniquinho ou vaso sanitário;
  • Não tem vontade de usar a fralda;
  • Acorda por várias manhãs seguidas e a fralda continua seca;
  • O pequeno já fez o desfralde diurno.

Veja também: Entenda como o xixi na cama pode ter causas emocionais

Crie um ambiente acolhedor para a criança

Dicas para o desfralde noturno. Mãe lendo para filha antes de dormir

Muitos pais costumam se referir ao uso de fralda como algo negativo. Por exemplo, dizem que a criança já está grandinha e deve começar a fazer as suas necessidades no banheiro. O problema desses comentários é que a criança se sente pressionada a deixar de usar fralda, sendo que essa é uma etapa natural para os pequenos.

Por isso, preparar a criança para essa fase é um ponto que merece atenção, pois essa etapa deve ser vista com naturalidade. Dessa forma, criar um ambiente acolhedor e propício ajuda seu filho a se sentir no momento de deixar as fraldas. Nesse sentido, se utilizar de mecanismos que podem afetar o equilíbrio emocional não é nada bom. Além de atrapalhar a saúde fisiológica, isso também pode ter reflexos na saúde mental

Assine o Clube de Leitura Quindim

Prepare o seu filho para esse momento

Desfralde noturno das crianças

Seguindo as orientações do tópico anterior, a criação de um ambiente acolhedor é importante, mas a preparação da criança é outro fator fundamental.

O desfralde à noite é um processo de aprendizagem ativo, então é importante preparar a criança para dar esse passo. Conversar para que o pequeno tome consciência do próprio corpo e entenda como funciona a situação é muito válido.

É importante explicar que na primeira noite isso pode ainda não acontecer, mas que é uma questão de tentativa e falha — portanto, diga que não é um problema e que a criança não deve se sentir culpada. Tudo deve acontecer de forma natural, sem pressão e de acordo com o tempo do seu filho.

Quando a criança conseguir passar a noite sem fazer xixi, lembre-a de ir ao banheiro assim que levantar, pois é nesse momento que muitas vezes acontece o escape de xixi.

Veja também: Rotina do sono. Um guia que vai te ajudar na hora de dormir das crianças

Use um protetor de colchão

Desfralde noturno. Use protetor de colchão.

Nas primeiras noites, não espere que tudo saia como o planejado. Por isso, coloque um protetor de colchão e separe outra roupa de cama e um pijaminha limpo para fazer a troca, caso seja necessário.

O desfralde completo pode durar até semanas, meses e até mesmo mais de um ano. Nesse sentido, é melhor se preparar e adaptar o local para essa fase para amenizar que os pequenos acidentes possam acontecer.

Invista em um protetor de colchão que tenha tecido impermeável, já que os lençóis ainda podem ficar molhados algumas vezes — mesmo que pareça que a criança já está adaptada a dormir sem fralda. Outra dica é evitar o consumo de líquidos por até 2 horas antes de dormir.

Aposte em um kit de desfralde noturno

Se todo esse processo ainda parece um pouco complicado e trabalhoso, saiba que existem kits de desfralde noturno. Nesse período de transição, ainda podem acontecer escapes de xixi durante a noite, mas ao mesmo tempo não é mais recomendável deixar a criança com fralda.

O meio termo é o uso de cuequinhas ou calcinhas para fazer o desfralde noturno. As peças são confeccionadas para quem está começando o processo de transição e tem várias camadas de proteção. Dessa maneira, a criança não utiliza mais a fralda, mas a vestimenta que está usando ainda garante proteção para que ela não molhe a cama.

Leve a criança ao banheiro antes de ir para cama

Desfralde noturno. Criança pequena no banheiro antes de dormir

Alguns pais adotam a técnica de acordar a criança durante a noite para que ela vá ao banheiro. No entanto, essa é uma opção bem incômoda e atrapalha a rotina do sono.

Para que o desfralde seja mais eficiente e rápido, você precisa criar condições para que isso aconteça. Desse modo, é melhor que a criança vá ao banheiro antes de levá-la para a cama, pois essas medidas reduzem as chances do seu filho urinar durante a noite.

Mesmo que o desfralde seja uma etapa natural, algumas crianças sofrem com a enurese noturna. Nesse casos, buscar ajuda profissional para resolver o problema é essencial e ajuda a fazer o desfralde sem traumas.

O sono é super importante para o desenvolvimento infantil e não deve ser interrompido. Além do mais, contar histórias antes de dormir é um hábito que pode ajudar a tornar o ritual do sono mais gostoso. As histórias sobre o assunto também ajudam na criação de um cenário propício para incentivar a fase de desfralde noturno.

Para isso, você pode contar com o clube de leitura Quindim para lhe ajudar a ter histórias selecionadas por curadores especializados em entregar o que há de melhor na literatura infantil!