Uma inesperada amizade entre Gordon, um pinguim muito organizado, e Tapir, que gosta de uma boa bagunça, é o cerne desta história cheia de reflexões sobre convivência, diferenças e tolerância. Ah!, um tapir, para quem nunca ouviu falar é o maior mamífero terrestre do Brasil, conhecido popularmente como anta. Um certo dia, cansado da desorganização de Tapir, Gordon o procura para falar sobre tudo o que o incomoda, uma lista interminável de reclamações. Não dava para continuar assim!
Tapir também expõe as suas insatisfações e o desconforto com a mania de organização exagerada do amigo, além de notar que Gordon tem vergonha dele e nunca o convida para participar de seu Clube de Amigos: um bando de pinguins meio esnobes, com óculos nos bicos, gravata, cachecol, colete de lã e casaca. Tantas divergências geram conflitos que fragilizam essa amizade. Na manhã seguinte, Tapir sai para trabalhar e não encontra Gordon no seu posto como de costume. Onde teria se metido o amigo? À noite, quando Tapir volta para casa, encontra o quarto de Gordon vazio e uma carta endereçada a ele… Tamanhas diferenças de personalidade e de percepções de mundo exigirão um esforço de ambos os lados para fazer essa relação dar certo. O que um pode aprender com o outro, tornando essa convivência harmônica?
Com texto e ilustrações do alemão Sebastian Meschenmoser, temos um livro lindo e uma história divertida composta de belíssimas imagens ora cheias de vida e cores, ora cinzentas que retratam a polarização e os diferentes pontos de vista: um lado sempre minuciosamente organizado e o outro, descuidado, para alguns, uma terrível bagunça, para outros, um jeito singular de organização.