Livro-imagem: conheça 7 obras que as crianças vão amar

LIVROS-IMAGEM: O QUE É

Um livro-imagem é uma obra composta apenas por imagens. Isso quer dizer que a história se desenvolve por meio do encadeamento de imagens, e não há texto verbal para guiá-la. A leitura de livros de imagem, como também podem ser chamados, é muitas vezes indicada apenas para crianças pequenas, que ainda não foram alfabetizadas. Mas, na verdade, ela pede muitas habilidades, um repertório de mundo, e pode trazer enredos tão densos quanto aqueles encontrados nos livros com texto verbal.

Embora nem todos tenham um contato muito próximo com o livro-imagem, é muito importante que os pequenos tenham acesso a essas obras, pois a leitura e a interpretação da imagem é tão necessária para o desenvolvimento cultural quanto a da palavra. Afinal, nós vivemos na Era da Imagem e, para onde quer que olhemos a nossa volta, veremos imagens que precisamos interpretar. Nesse sentido, se familiarizar com a imagem e suas convenções se torna essencial. Você também pode conferir em nosso blog mais sobre a importância do livro-imagem.


Veja também: Livro de imagem: a importância de um livro sem palavras

LIVROS-IMAGEM PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS (PRÉ-LEITORES)

Livro-imagem: conheça 7 obras que as crianças vão amar: capa do livro onda da Suzy Lee
Autora: Suzy Lee
Editora: Companhia das Letrinhas

1. A onda

Este livro-imagem enche o olhar do leitor com as belas ilustrações de Suzy Lee. Aqui, conhecemos uma garotinha que brinca de correr das ondas do mar até que mar e menina se encontram e o resultado é uma explosão de cores nas páginas da obra. Outro aspecto que ajuda a enriquecer esse livro é o seu formato. Por ser uma obra com um formato horizontal, quando a abrimos, a largura dela imita o horizonte da praia de forma muito potente. Essa é, de fato, uma obra que vai encantar desde os mais novos até os mais velhos. 

Livro-imagem: o bocejo Ilan Bremnan, Renato Moriconi
Autores: Ilan Brenman e Renato Moriconi
Editora: Editora do Brasil

2. Bocejo

Viaje pela História da humanidade através de grandes figuras históricas e dos seus… Bocejos? Essa obra traz algo que todos nós temos em comum: o bocejo. Os pequenos amam essa brincadeira de imitar o bocejo, então se entregue aos sons e encenações desse gesto durante a leitura. Talvez o seu pequeno não conheça todas os personagens históricos representados na obra, mas é muito legal perceber que, conforme forem crescendo e seu repertório aumentando, eles conseguem mergulhar nessas outras camadas da obra. Aliás, justamente por falar sobre bocejo, esse livro-imagem também é uma ótima pedida se você estiver procurando por livros para a hora de dormir


Veja também: 8 livros para dormir que as crianças vão amar

LIVROS-IMAGEM PARA CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS (LEITORES INICIANTES)

Livro-imagem: melhores livros-imagem: capa do livro Bárbaro do escritor Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: Companhia das Letrinhas

3. Bárbaro

Aqui, vamos acompanhar a figura de um bárbaro muito valente que, a cada página, desbrava novos cenários. Mas se olharmos bem de perto… será que o nosso protagonista é mesmo um bárbaro valente? O desfecho dessa obra é uma reviravolta que apenas os leitores mais atentos conseguirão prever. Bárbaro mistura o mundo real com o da fantasia e foi feito por um dos maiores autores de literatura infantil da atualidade. Então, se o seu pequeno ainda não conhece os livros de Renato Moriconi, essa é uma ótima obra para começar. E temos certeza que vocês se tornarão fãs.

Livro-imagem: Pinçada de coragem da editora Gaivota
Autor: Laurent Cardon
Editora: Gaivota

4. Pinçada de coragem

Um garotinho vai pescar na praia quando, de repente, entra em uma batalha épica com um caranguejo e seus amigos. Como será que o confronto com esse mar de crustáceos irá acabar? Essa obra é muito interessante também por nos permitir mais de uma leitura sobre o enredo. Podemos ver nessa grande batalha contra os milhares de caranguejos a representação da imaginação infantil, que pode transformar qualquer momento em uma grande aventura. Mas também podemos chegar ao final da obra e perceber que ela traz à tona a importância do meio ambiente e como devemos respeitá-lo. E essa é a graça da literatura de qualidade: ela tem várias camadas e pode nos trazer algo novo a cada leitura.


Veja também: 7 livros sobre o meio ambiente para educação infantil

LIVROS-IMAGEM PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS (LEITORES AUTÔNOMOS)

Livro-imagem: capa do livro Vazio da Catarina Sobral
Autora: Catarina Sobral
Editora: Editora 34

5. Vazio

Esse é um livro-imagem muito potente. Sabemos que quando a maioria das pessoas pensam em livros para a fase da alfabetização, não pensam em um livro-imagem. Mas é muito importante que, mesmo após alfabetizada e letrada, a criança continue a desenvolver a habilidade de ler imagens. Nessa obra, há dias em que o personagem acorda e percebe que lhe falta algo. Como acontece com todos nós às vezes, ele sente um certo vazio. Mas como preencher os vazios? Acompanhe a rotina do nosso protagonista e descubra os lugares que ele percorre ao tentar lidar com esse vazio.


Veja também: 10 livros para a fase de alfabetização

Livro-imagem: capa do livro Concerto de piscina do autor Renato Moriconi, editora Gato leitor
Autor: Renato Moriconi
Editora: Gato Leitor

6. Concerto de piscina

O que uma piscina pode se tornar? Mesmo com imagens estáticas, esse livro parece se movimentar. Meio mágico, meio maestro, o personagem fica à beira dessa piscina e traz a ela elementos inusitados e até mesmo cômicos: animais silvestres, dinossauros, polvos gigantes. Até que, de repente, ele desafia suas próprias regras e a piscina não é mais piscina: é pasto, ringue de luta, campo de futebol. Uma obra muita rica que brinca com as possibilidades de criação, de fazer e desfazer, de contemplar e mergulhar, que a arte nos oferece, seja no campo plástico, cinematográfico ou literário. Um livro que todos que amam animações cinematográficas precisam conhecer!

LIVROS-IMAGEM PARA CRIANÇAS DE 9 A 12 ANOS (LEITORES FLUENTES)

Livro-imagem: capa livro Zoom, editora Brinque-Book
Autor: Istvan Banyai
Editora: Brinque-book

7. Zoom

Esse livro-imagem traz uma narrativa muito rica e brinca com percepções e pontos de vista. Aqui, conforme lemos as cenas, basta virar a página para o foco da imagem se afastar e termos uma impressão completamente diferente da imagem anterior. É quase como o zoom de uma câmera se afastando cada vez mais. E, conforme pegamos o ritmo da narrativa, começamos a imaginar o que a página seguinte nos revelará. Ao chegar ao final, você ainda pode fazer a leitura contrária, dessa vez como se o zoom estivesse se aproximando de cada cena.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: Por que ter livros diversos em casa?

histórias em quadrinhos para crianças

Histórias em quadrinhos para crianças: conheça sua origem e os benefícios para os pequenos que leem gibis

7 DICAS PARA DESPERTAR A PAIXÃO POR LIVROS NAS CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE LER

7 dicas para despertar a paixão por livros nas crianças que não gostam de ler

Qual a importância da arte

Qual a importância da arte? Entenda melhor como as manifestações artísticas são fundamentais para a sociedade e passe isso aos seus filhos

Ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ler um livro de imagem ou como ler um livro infantil só com imagens

8 livros infantis com avós para ler com as crianças