O lobo mau está presente em muitas histórias que pertencem à cultura da infância, especialmente os contos de fadas. Que tal contá-las ou recontá-las para a criança? Ou crie sua própria versão! Contar histórias é uma arte e um exercício delicioso para ser feito em família. 

Sabendo da popularidade desse personagem entre os pequenos, o Clube Quindim separou uma lista com 8 livros com o lobo mau que o seu pequeno vai adorar!

Livro com o lobo mau para pré-leitores (0 a 2 anos)

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar: Escritora: Christina Dias Ilustrador: Rafael Antón Editora: FTD
Escritora: Christina Dias
Ilustrador: Rafael Antón
Editora: FTD

1. Então quem é?

Este é outro livro sobre o lobo mau. Ou quase. Na verdade, Então quem é? trabalha com a expectativa de encontrarmos o lobo a cada página e então descobrir que não precisávamos temer, pois é apenas o cachorro Godofredo com seus dentes afiados, orelhas pontudas e muita fofura! 

O suspense criado pela expectativa de encontrarmos ou não o lobo prende o pequeno leitor ao texto e, ao percebermos que não há nenhum animal assustador à espreita, nos deparamos com o caráter cômico da obra.

Livros com o lobo mau para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar: este é o lobo Alexandre Rampazo
Autor: Alexandre Rampazo
Editora:
DCL

2. Este é o lobo

Um dos maiores personagens das histórias infantis estrela este livro que brinca com o silêncio e deixa sempre uma pergunta em aberto durante a obra: onde foram parar os personagens que encontram o lobo mau neste livro? Será que desapareceram? Será que foram devorados? Com certeza Este é o lobo irá encantar os leitores com o seu enredo e final surpreendente! Você pode conferir mais sobre essa obra e ainda ver mais dicas de livros para falar sobre o medo com os pequenos em nosso blog!

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar: chapeuzinho amarelo chico buarque ziraldo
Escritor: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Autêntica

3. Chapeuzinho Amarelo

Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, “o lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo.

Neste clássico da literatura infantil, Chico Buarque e Ziraldo fazem uma nova leitura do clássico da Chapeuzinho Vermelho, desconstruindo através da linguagem o tema “medo”. De tanto repetir a palavra lobo, a menina se atenta ao aspecto concreto da palavra, das letras e dos sons das sílabas, e desnuda a palavra de um “valor mágico”, que confere seu significado assustador. Um livro sobre lobo mau muito engraçado e divertido que vai encantar os pequenos leitores.

Veja também: Medo na infância, como a literatura pode espantar os fantasmas debaixo da cama

Livros com o lobo mau para leitores autônomos (6 a 8 anos)

8 livros com lobo mau que seu filho vai amar: a fome do lobo mau
Escritora: Cláudia Vaconcellos
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Iluminuras

4. A fome do lobo

Quem irá saciar a fome do lobo mau? O ratinho? O jabuti? O sapo? Você?! Não, não, não. Nesta história, quem mata a fome do lobo é a melhor coisa possível: uma boa macarronada. 

É natural que todos nós nos vejamos dentro de alguns estereótipos. Mesmo durante a infância. Quando todos nos caracterizam de certa forma, é muito comum que aceitemos esses atributos como parte fundamental de nosso ser. O lobo, por exemplo, deve ser mau. Deve devorar animais indefesos. Deve invadir a casa da família e devorar todos que ali estiverem. Será? Somos muito mais do que a visão que outras pessoas têm de nós. Somos muito mais do que a visão que nós mesmos temos de nós. Neste livro, quando a avó convida o lobo a sentar à mesa, torna-se claro também: ele pode ser algo além de um predador malvado.

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar: os 33 porquinhos
Autor: José Roberto Torero e
Marcus Aurelius Pimenta
Ilustrador: Edu
Editora: Cia das Letrinhas

5. Os 33 porquinhos

Você já deve ter ouvido falar na história dos 3 porquinhos, não é? Mas parece que essa história tem 30 porquinhos a mais. Será que o lobo mau se deu bem nesta versão?

O primeiro convite que esta obra faz é propor um jogo. O leitor poderá ler a história de muitas formas. Poderá ler pela cor da página e acompanhar a história dos 33 porquinhos de uma maneira ou poderá misturar as cores e ter outras múltiplas histórias. Escolha a sua forma e se divirta!

Os 33 porquinhos mostra que muitas vezes não conseguimos enfrentar os problemas sozinhos e que ao buscarmos apoio nos tornamos mais fortes. Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas sim de sabedoria.

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar: a verdadeira historia dos três porquinhos jon scieszka lane smith
Escritor: Jon Scieszka
Ilustrador: Lane Smith
Editora: Companhia das Letrinhas

6. A verdadeira história dos três porquinhos

Será que a história dos três porquinhos ocorreu daquele jeito mesmo? E se o lobo mau resolvesse contar a coisa toda do seu ponto de vista? Dando a palavra ao lobo, que naturalmente narra os acontecimentos do seu ponto de vista, Jon Scieszka consegue questionar a “veracidade” da versão consagrada de Os três porquinhos, contar uma história nova e engraçada e dar às crianças a oportunidade de questionar uma única visão dos fatos.

O mundo é cheio de histórias entre o bom e o mau. Na vida, muitas vezes tendemos a taxar alguém assim. Mas nem sempre a vida é tão “preto no branco”, e descobrimos que a verdade tem muitos tons. Este livro brinca com isso, apresenta a perspectiva do lobo da clássica história dos três porquinhos. Será que ele está mentindo? Ou será que as duas versões têm lá as suas verdades?

8 livros com o lobo mau que seu filho vi amar: Terrível dicas de livros para presente infantil
Autor: Marcelo Cipis
Editora: Editora do Brasil

7. Terrível

O lobo mau é um dos personagens mais recorrentes nas histórias para crianças. E não à toa tais narrativas são tão populares. O medo é uma emoção importante, que precisa ser elaborada, e a literatura é muito potente nesse processo. Neste livro, essa figura assustadora se desconstrói, torna-se cômica ao olhar de seus filhos para então demonstrar vulnerabilidade. E você, conhece algum lobo que não é tão mal quanto pensavam? Você pode conferir mais sobre esta obra e outras dicas de livros em nosso blog.

Veja também: 8 dicas de livros para presente de criança

Livro com o lobo mau para leitores fluentes (9 a 12 anos)

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar: chapeuzinho vermelho
Escritora: Lola Moral
Ilustrador: Sergio García Sánchez
Editora: SESI-SP

8. Chapeuzinho Vermelho

Quando lemos um livro, toda a nossa experiência de leituras anteriores dialoga com ele. Alguns textos demandam um diálogo maior e conversam mais diretamente com outros textos. É o caso desta versão de Chapeuzinho Vermelho, que pede ao leitor que conheça a versão consagrada, para que assim possa desconstruí-la com muito humor, em um olhar alinhado com o mundo contemporâneo sobre todos os personagens e elementos da narrativa. Assim, o lenhador se torna ecologicamente consciente, o lobo mau um lobo com fome que teve seu meio ambiente devastado e Chapeuzinho Vermelho uma pré-adolescente inteligente e cheia de atitude que gosta de passear na floresta e também de videogame.