Quem não gosta de uma boa história infantil para dormir? É essencial que a criança tenha uma noite de sono longa e tranquila para que se desenvolva melhor. A realidade, entretanto, nem sempre segue essa recomendação: pais e mães sabem que, no dia a dia, os pequenos relutam a dormir e podem acordar várias vezes à noite. Uma maneira de driblar esse quadro é aplicar uma rotina organizada de sono, que inclua o gostoso momento com histórias para ler antes de dormir.

O papel das histórias para dormir na rotina da criança

De acordo com o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, as famílias precisam educar os filhos para dormir, mostrando que há uma rotina do sono. Uma medida importante, por exemplo, é tranquilizar o ambiente do lar à medida que anoitece, além de evitar o contato com telas. 

Delimitar alguns passos também ajuda, como definir a hora de ir para a cama e, antes dela, conduzir um banho relaxante, oferecer um lanche leve e ter um momento com alguma história para criança dormir.

Seguir com essa rotina tem a enorme potência de manter os pequenos seguros, já que saberão o que esperar do fim do dia, contribuindo para uma noite mais agradável para todos. E, para auxiliar as famílias, por isso, o nosso clube de leitura separou 7 histórias infantis para dormir que as crianças vão adorar.

História infantil para dormir: confira nossas dicas de livros para ler

Historinhas para dormir. História infantil para dormir: Contos da mamãe ursa
Autora: Kitty Crowther
Tradutora: Luciana Veit
Editora: Livros da Raposa Vermelha
Faixa etária: 3 a 5 anos

1. Contos da mamãe ursa

Kitty Crowther é um dos grandes nomes da literatura infantil mundial, além disso, a belga ganhou o prêmio ALMA, uma das maiores honras da literatura infantil, em 2010. Seu livro Contos da mamãe ursa chegou ao Brasil com lançamento exclusivo pelo Clube Quindim

Na história, o pequeno ursinho tem o seu sono embalado pelas histórias com contos para dormir. Por isso, esse livro é perfeito para a hora de deitar. Com certeza, assim como o pequeno ursinho, o seu filho também vai se encantar com essas histórias para adormecer contadas pela Mamãe Ursa. O mais legal ainda é que todos os três contos da obra abordam o sono como temática também.

História infantil para dormir: livro pelo rio. História para neném dormir
Autora: Vanina Starkoff
Editora: Pallas Mini
Faixa etária: 3 a 5 anos

2. Pelo rio

Nesta próxima história infantil para dormir, vamos embarcar uma viagem pelas águas de um rio onde todos buscam o próprio ritmo para navegar. Usado como metáfora para a nossa vida, conseguimos contemplar as várias possibilidades que o rio nos traz. Podemos aproveitar a trajetória com leveza, ou não. Mas o que importa é que esse é um caminho onde encontramos a nós mesmos, onde criamos relações, conexões e memórias.

Para além de toda essa metáfora muito poética, nos deliciamos com as ilustrações coloridas e repletas de diversidade de Vanina Starkoff. Então não perca tempo e aproveite essa obra incrível para ler de noite com o seu pequenino.

História para dormir literatura infantil e juvenil: capa do livro O urso que não era do autor Frank Tashlin, editora Boitatá
Autor: Frank Tashlin
Editora: Boitatá
Faixa etária: 9 a 12 anos

3. O urso que não era

O inverno chega e o Urso encontra uma gruta para hibernar, mas ele desperta na primavera e se encontra no meio de uma fábrica. Para onde foi a floresta e o que ele deveria fazer numa fábrica? Até a sua identidade virar uma incógnita. Afinal, lugar de urso não é numa fábrica, então será que ele é mesmo um urso? Em meio a questionamentos, o urso vai descobrindo quem realmente é. 

Quem disse que uma história para dormir longa não pode ser legal? O urso que não era é levemente maior do que os outros livros indicados aqui na lista, mas não se preocupe, se o seu pequeno estiver acostumados com uma histórias para dormir curta, você pode dividir a leitura em um ou mais dias. Afinal, você provavelmente também não lê todos os seus livros em apenas um dia, não é mesmo?

História infantil para dormir: Três desejos para o Sr. Pug
Autor: Sebastian Meschenmoser
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 0 a 2 anos

4. Três desejos para o sr. Pug

Nesta história para neném dormir, o Sr. Pug acorda tarde e fica muito mal-humorado. Além disso, pra piorar, não tem leite, café ou cereal, e a chuva arruinou o seu jornal. Há dias em que parece mesmo que era melhor nem ter levantado da cama. Lidar com as frustrações é um importante aprendizado, afinal é uma experiência que teremos de enfrentar a vida toda. 

Mas também é importante saber diferenciar as necessidades dos desejos – aquelas sim precisam ser atendidas. E, mesmo no campo do desejo, quem não quer ser acolhido e atendido em dias ruins como o do Sr. Pug? Tudo é questão de equilíbrio, e tem horas em que nada melhor do que um colinho, a comida preferida, o desejo atendido. Mais uma super dica de história infantil para dormir.

História infantil para dormir: capa do livro Alberta e o pássaro azul História infantil para ler
Escritora: Cristina Mutarelli
Ilustradora: Anita Prades
Editora: Terceiro Nome
Faixa etária: 6 a 8 anos

5. Alberta e o pássaro azul

Esta obra conta a história de Alberta, uma passarinha cheia de histórias grandiosas, que adora conversar e brincar – desde que as brincadeiras sigam as suas regras, e ela sempre ganhe os jogos. Alberta é mais ou menos bonita, é alegre, inteligente e além disso muito feliz. 

Procura ser simpática com todos, e não entende por que não tem amigos. É por meio da fábula que esta obra fala sobre a dor da solidão de uma criança com dificuldade de enxergar o outro e oferecer espaço para ele.

História infantil para dormir: os pescadores e suas filhas
Escritora: Cecília Meireles
Ilustradora: Cris Eich
Editora: Global
Faixa etária: 0 a 2 anos

6. Os pescadores e as suas filhas

Esta obra traz o emblemático poema de Cecília Meireles ilustrado pela aquarelista Cris Eich. Um poema infantil que fala sobre o cotidiano de pescadores, com seus dias ensolarados, o movimento dos barcos, o mar e as suas filhas. E o afeto, os desejos e os sonhos dos personagens. 

É assim, dançando, nesse movimento de cores e cantigas de sol e água, que o canto das meninas invade os sonhos dos adultos cansados. É assim também, com o canto de nossos filhos, que renovamos, dia a dia, nosso olhar adulto e fatigado.



História infantil para dormir: bojabi a árvore mágica
Escritora: Dianne Hofmeyr
Ilustrador: Piet Grobler
Editora: Biruta
Faixa etária: 6 a 8 anos

7. Bojabi, a árvore mágica

Para que todos pudessem comer frutos da árvore mágica era necessário que um dos animais perguntasse ao leão, rei da selva, qual era o nome dessa árvore. O ilustrador Piet Grobler, além de nos entregar, em suas ilustrações, o cenário da savana africana, brinca com as expressões dos animais. 

Um jogo para o leitor perceber que cada personagem tem seus próprios costumes e sua personalidade. Esta é uma ótima dica de história infantil para dormir.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!