7 histórias infantis para dormir

É essencial que a criança tenha uma noite de sono longa e tranquila para que se desenvolva melhor. A realidade, entretanto, nem sempre segue essa recomendação: pais e mães sabem que, no dia a dia, os pequenos relutam a dormir e podem acordar várias vezes à noite. Uma maneira de driblar esse quadro é aplicar uma rotina organizada de sono, que inclua o gostoso momento de leitura pra dormir. Afinal, quem não gosta de uma boa história infantil para dormir?

O papel da história infantil para dormir na rotina da criança

De acordo com o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, as famílias precisam educar os filhos para dormir, mostrando que há uma rotina do sono. Uma medida importante, por exemplo, é tranquilizar o ambiente do lar à medida que anoitece, além de evitar o contato com telas. Delimitar alguns passos também ajuda, como definir a hora de ir para a cama e, antes dela, conduzir um banho relaxante, oferecer um lanche leve e ter um momento de leitura.

Seguir com essa rotina tem a enorme potência de manter os pequenos seguros, já que saberão o que esperar do fim do dia, contribuindo para uma noite mais agradável para todos. E, para auxiliar as famílias, o Clube Quindim separou 7 histórias infantis para dormir que as crianças vão adorar.

História infantil para dormir: confira nossas dicas

1. Contos da mamãe ursa

Historias para dormir Autora: Kitty Crowther Tradutora: Luciana Veit Editora: Livros da Raposa Vermelha
Autora: Kitty Crowther
Tradutora: Luciana Veit
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Kitty Crowther é um dos grandes nomes da literatura infantil mundial, além disso, a belga ganhou o prêmio ALMA, uma das maiores honras da literatura infantil, em 2010. Seu livro Contos da mamãe ursa chegou ao Brasil com lançamento exclusivo pelo Clube Quindim! Com ilustrações lindas e de cores vibrantes, essa obra encanta tanto em seu texto quanto em suas imagens. Ela nos convida a mergulhar em várias histórias que falam de receios que sentimos antes de dormir: afinal, quem me dirá quando devo dormir? Será que estou seguro enquanto durmo? E se eu não conseguir dormir? Através dos contos, podemos elaborar melhor esses medos.

2. Pelo rio

Histórias para dormir  Autora: Vanina Starkoff Editora: Pallas Mini
Autora: Vanina Starkoff
Editora: Pallas Mini

Neste livro, fazemos uma viagem pelo rio, onde todos buscam o próprio ritmo para navegar. E não é assim na vida? Conforme todos navegam rio abaixo, todos querem chegar ao mar. Mas vão aproveitando a trajetória com leveza, deixando-se levar pelas águas sem pressa. É um caminho onde encontramos nós mesmos, onde criamos relações, conexões e memórias.

3. O urso que não era

Histórias para dormir Autor: Frank Tashlin Editora: Boitatá
Autor: Frank Tashlin
Editora: Boitatá

O inverno chega e o Urso encontra uma gruta para hibernar, mas ele desperta na primavera e se encontra no meio de uma fábrica. Para onde foi a floresta e o que ele deveria fazer numa fábrica? Até a sua identidade vira uma incógnita. Afinal, lugar de urso não é numa fábrica, então será que ele é mesmo um urso? Em meio a questionamentos, o urso vai descobrindo quem realmente é. Uma obra que traz reflexões sobre as diferenças entre o que somos e sobretudo como os outros nos veem, revelando como muitas vezes nos deixamos influenciar pelos olhares do outro a ponto de questionarmos nossa própria identidade.

4. Três desejos para o sr. Pug

Historias para dormir Autor: Sebastian Meschenmoser Editora: Cia. das Letrinhas
Autor: Sebastian Meschenmoser
Editora: Companhia das Letrinhas

O Sr. Pug acordou tarde e ficou muito mal-humorado. Além disso, pra piorar, não tinha leite, café ou cereal, e a chuva tinha arruinado o seu jornal. Há dias em que parece mesmo que era melhor nem ter levantado da cama. Lidar com as frustrações é um importante aprendizado, afinal é experiência que teremos de enfrentar a vida toda. Mas também é importante saber diferenciar as necessidades dos desejos – aquelas sim precisam ser atendidas. E, mesmo no campo do desejo, quem não quer ser acolhido e atendido em dias ruins como o do Sr. Pug? Tudo é questão de equilíbrio, e tem horas em que nada melhor do que um colinho, a comida preferida, o desejo atendido. Mais uma super dica de história infantil para dormir.

5. Alberta e o pássaro azul

Escritora: Cristina Mutarelli Ilustradora: Anita Prades Editora: Terceiro Nome
Escritora: Cristina Mutarelli
Ilustradora: Anita Prades
Editora: Terceiro Nome

Esta obra conta a história de Alberta, uma passarinha cheia de histórias grandiosas, que adora conversar e brincar – desde que as brincadeiras sigam as suas regras, e ela sempre ganhe os jogos. Alberta é mais ou menos bonita, é alegre, inteligente e além disso muito feliz. Procura ser simpática com todos, e não entende por que não tem amigos. É por meio da fábula que esta obra fala sobre a dor da solidão de uma criança com dificuldade de enxergar o outro e oferecer espaço para ele.
Ao mesmo tempo, há ainda uma brincadeira na obra na relação entre palavra e imagem: o texto conta a história da passarinha Alberta, e a parte de cima da imagem acompanha este texto. Entretanto, a ilustradora Anita Prades apresenta uma segunda ilustração na parte de baixo do livro, em que aparece uma menina que aparentemente vive os mesmos dramas da passarinha. Ou seria essa menina Alberta? A analogia dessa fábula com a menina está presente em toda a obra.

6. Os pescadores e as suas filhas

Historias para dormir Escritora: Cecília Meireles Ilustradora: Cris Eich Editora: Global
Escritora: Cecília Meireles
Ilustradora: Cris Eich
Editora: Global

Esta obra traz o emblemático poema de Cecília Meireles ilustrado pela aquarelista Cris Eich. Um poema que fala sobre o cotidiano de pescadores, com seus dias ensolarados, o movimento dos barcos, o mar e as suas filhas. E o afeto, os desejos e os sonhos dos personagens. É assim, dançando, nesse movimento de cores e cantigas de sol e água, que o canto das meninas invade os sonhos dos adultos cansados. É assim também, com o canto de nossos filhos, que renovamos, dia a dia, nosso olhar adulto e fatigado.

7. Bojabi, a árvore mágica

Escritora: Dianne Hofmeyr Ilustrador: Piet Grobler Editora: Biruta
Escritora: Dianne Hofmeyr
Ilustrador: Piet Grobler
Editora: Biruta

Para que todos pudessem comer dos frutos da árvore mágica era necessário que um dos animais perguntasse ao leão, rei da selva, qual era o nome dessa árvore. O ilustrador Piet Grobler, além de nos entregar, em suas ilustrações, o cenário da savana africana, brinca com as expressões dos animais. Um jogo para o leitor perceber que cada personagem tem seus próprios costumes e sua personalidade. Esta é uma ótima dica de história infantil para dormir.