Inspiração e representatividade: conheça 9 personagens negras infantis

Repleto de imaginação, aventuras e um olhar livre, o mundo infantil precisa também ser um espaço para a representatividade. Nessa fase, em que os pequenos estão mais propensos a aprender sobre convívio, respeito e compartilhamento, é preciso inserir na literatura obras que os ajudem em seu próprio reconhecimento.

9 personagens negras da literatura infantil que voce precisa conhecer meio. Imagem do livro Os dengos na moringa de Voinha
Imagem do livro “Os dengos na moringa de Voinha“, de Ana Fátima e Fernanda Rodrigues. Crédito: Clube Quindim.

Personagens negras, por muito tempo, não eram os protagonistas na literatura infantil – e ainda há um importante caminho a ser percorrido nesse sentido para igualar aos personagens brancos. Felizmente, hoje essa representatividade negra infantil é um pouco mais comum, inspirando crianças e oferecendo mais esperança às gerações de mães e pais, que buscam uma sociedade mais igualitária.

Conheça alguns títulos já enviados pelo Clube de Leitura Quindim que trazem à tona importantes temas contados sob a perspectiva de personagens negras.

BannerConteudo IdadeFilho

Livros com personagens negras para pré-leitores (0 a 2 anos)

personagens negras da literatura infantil: livros para bebes: a mãe que voava
Escritora: Caroline Carvalho
Ilustradora: Inês da Fonseca
Editora: Aletria

1. A mãe que voava

Começamos a nossa lista de personagens negras com a pequena Alice. Com uma imensa admiração por sua mãe, a pequena se encanta com todos os afazeres feitos por ela, que voava livre pela casa. A narrativa do livro demostra a conexão dos filhos com a figura materna. De maneira leve, a história expõe a quebra do “cordão umbilical”, quando a mãe volta a trabalhar, a estudar ou a ficar mais tempo fora de casa. Ao mesmo tempo, a obra, escrita por Caroline Carvalho e com ilustrações de Inês da Fonseca, traz a perspectiva ao estereótipo da supermãe – lugar dificilmente alcançado e que precisa, cada vez mais, ser desmistificado.

Livros com personagens negras para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Ombela, de Ondjaki e ilustrações de Rachel Caiano. Editora: Pallas Mini
Escritor: Ondjaki
Ilustradora: Rachel Caiano
Editora: Pallas

2. Ombela: a origem das chuvas

Ombela significa chuva em umbundu, e é o nome da deusa que protagoniza esse conto africano. Os mais velhos dizem que a chuva nasceu da lágrima de Ombela. Ela, que estava triste, resolveu chorar. Mas, preocupada em não prejudicar as pessoas e os animais habitantes da Terra, a deusa permitiu que suas lágrimas tivessem sal, para alimentar os mares. De autoria de Ondjaki e ilustrações de Rachel Caiano, o livro narra uma importante e emocionante troca de Ombela com seu pai sobre sentimentos.

Os dengos na moringa de voinha (escritora Ana Fátima, ilustradora Fernanda Rodrigues, editora Brinque-Book)
Escritora: Ana Fátima
Ilustradora: Fernanda Rodrigues
Editora: Brinque-book

3. Os dengos na moringa de Voinha

Os dengos na moringa de Voinha é uma obra que descortina o afeto vivido por uma família, a partir de um objeto, a moringa. Como um baú de tesouro ou uma cápsula do tempo, a moringa de voinha Marina guarda todas essas lembranças da infância da personagem, que evidenciam as influências da cultura afro-brasileira, como a capoeira, a cuíca, o samba, Zumbi dos Palmares. Este livro, ao apresentar um cenário do interior da Bahia, leva o leitor para mais um cantinho do nosso país tão diverso!

Livros com personagens negras para leitores autônomos (6 a 8 anos)

personagens negras: representatividade negra na literatura infantilhistórias da preta heloísa pires lima laurabeatriz
Escritora: Heloisa Pires Lima
Ilustradora: Laurabeatriz
Editora: Companhia das Letrinhas

4. Histórias da preta

O próximo livro da nossa lista de personagens negras é Histórias da Preta. Nessa obra, Camila, a tia de Preta, apresentou à menina histórias dos povos da África, pessoas que foram obrigadas a vir ao Brasil à força. Arrancado de suas Terras, esse povo teve sua liberdade perdida, mas sobreviveu à escravidão e construiu uma história de resistência e muita luta. De autoria da Heloisa Pires Lima e ilustrações de Laurabeatriz, o livro indaga sobre ser negro no Brasil. De conto em conto, a personagem Preta narra as cores que fazem uma pessoa negra.

BannerConteudo RecebaDicas

Livros com personagens negras para leitores fluentes (9 a 12 anos)

personagens negras da literatura: zumbi assombra quem
Escritor: Allan da Rosa
Ilustrador: Edson Ikê
Editora: Nós

5. Zumbi assombra quem?

Do escritor Allan Rosa e ilustrações de Edson Ikê, a primeira obra com personagens negras recomendada para os leitores fluentes conta a história de Candê, um menino negro. Por meio de suas vivências, ele vê que existem dois tipos de zumbis: o morto-vivo estabelecido pela mídia e Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e retrato da luta pela libertação do povo negro no nosso país.

Candê entende, por meio de influências externas, que o zumbi, uma pessoa negra, era uma espécie de morto-vivo do mal. Graças à narrativa de seu familiar, o Tio Prabin, o menino tem acesso à história de Zumbi dos Palmares. A partir de então, ele se conecta com sua história, sente suas dores e entende que sua trajetória muito se parece com o ícone do período da escravidão. O ilustrador dessa obra, Edson Ikê, participou do Festival Literário Quindim On-line e conversou conosco sobre como criar crianças antirracistas.

Veja também: Festival Literário: Como criar crianças antirracistas – a estética além da representatividade na literatura infantil

personagens negras: como mudar o mundo
Escritora: Stela Barbieri
Ilustrador: Fernando Vilela
Editora: FTD

6. Como mudar o mundo

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sugeridos pela ONU, este livro narra histórias em diferentes regiões do mundo, culturas e crenças. Os contos são influenciados por contextos populares, costumes e, alguns, em mitos. As narrativas contam a trajetória de personagens e comunidades que, não distante da realidade de muitas pessoas, precisam encarar grandes desafios – como saúde, educação, alimentação, entre outras questões tão reais na atual sociedade. E fica a pergunta: como fazer algo relevante para mudar o mundo? Os autores Fernando Vilela e Stela Barbieri mostram que bastam pequenos gestos para fazer a diferença e resultar em transformações significativas.

Veja também: Livros infantis para descobrir quem nós somos

Capa Frente Cor da ternura transparente e1738330192725
Autora: Geni Guimarães
Editora: FTD

7. A cor da ternura

O tom da pele é parâmetro para julgamentos. Isso faz que, desde muito cedo, pessoas pretas sejam condicionadas a ter comportamentos cautelosos e preocupações as quais pessoas brancas sequer pensariam ao longo de toda sua vida. É sob essa narrativa que a obra mostra, em memórias dolorosas e belas da autora Geni Guimarães, o peso da cor no Brasil. Um exemplo clássico acontece quando Geni, penúltima filha de uma família grande de oito irmãos, começa a ir pra escola. Sua mãe, cautelosa, pede cuidado extra à menina com sua higiene, enquanto sua amiga branca, a Janete, não se preocupa com tal julgamento.

personagens negras: representatividade negra na literatura infantil: Dois meninos de kakuma
Autora: Marie Ange Bordas
Editora: Pulo do Gato

8. Dois meninos de Kakuma

Elaborada a partir da experiência e convivência da autora Marie Ange Bordas, a obra relata a história de dois amigos inseparáveis, o Geegi e o Deng. Vivendo em Kakuma, campo de refugiados localizado no Quênia, eles mostram seus dias como refugiados e compartilham de memórias, dores e alegrias. As fotos e ilustrações retratam uma realidade repleta de história de um povo que se vê obrigado a deixar suas casas, fugindo de guerras. Você pode conferir um pouco mais sobre a obra em nosso canal do YouTube!

Capa Frente Ventania transparente e1738000727918
Escritora: Rosana Rios
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Pulo do Gato

9. Foi ele que escreveu a ventania

O último livro da nossa lista de personagens negras é Foi ele que escreveu a ventania. Nesta história, Tui encontra um amparo para suas aflições por meio da poesia. Após ler e se encantar com uma obra que ganhou de presente, ele decide criar um poema, invocando uma ventania para os dias mais quentes. Com Rosana Rios assinando o texto, e Mauricio Negro nas ilustrações, o livro traz uma importante reflexão da importância e magia da poesia.

Um depoimento da escritora da matéria

Estava lendo uma das obras descritas nesta matéria, A mãe que voava, junto com meu filho, o Davi. Empolgado com a narrativa, em um determinado momento ele parou, apontou para a mamãe da personagem e disse, com muita firmeza: ‘mamãe, ela se parece com você, né?’. Naquele momento, meu coração se encheu de alegria e o verdadeiro propósito do texto se concretizou bem ali, na minha frente, ao ver o olhinho do Davi brilhando. A representatividade é, sim, de extrema importância e nossos pequenos precisam crescer sabendo que podemos ocupar todos os lugares.

BannerHome LivrosTransformadores