Cuidar da imunidade das crianças de uma maneira natural faz toda a diferença para a sua saúde. Vem conferir as dicas do Clube Quindim sobre como aumentar a imunidade infantil!

A busca por como aumentar a imunidade infantil é constante na cabeça das mães e dos pais de plantão. Isso se torna ainda mais intenso quando nos deparamos com uma situação emergencial, como a pandemia do novo Coronavírus.

Não apenas com esta pandemia como também com quaisquer outras doenças que possam se aproveitar de uma baixa no sistema imunológico.

Então, se você quer deixar a imunidade do seu pequeno lá em cima, saiba que alguns alimentos podem ajudar bastante neste sentido. Saiba quais são eles e complemente a alimentação o quanto antes!

Os alimentos para fortalecer a imunidade deixam as crianças imunes a qualquer patologia?

como aumentar a imunidade infantil

Dieta e a nutrição são importantes na promoção e manutenção de uma boa saúde não só na infância, mas também ao longo de toda a vida de uma pessoa.

Não. É fato que alguns alimentos para aumentar a imunidade infantil surtem efeito na saúde dos pequenos. Isso já foi comprovado cientificamente, mas não quer dizer que eles jamais ficarão doentes.

No estudo Essential Role of Vitamin C and Zinc in Child Immunity and Health, publicado no periódico Journal of International Medical Research, concluiu-se que a dieta e a nutrição são importantes na promoção e manutenção de uma boa saúde não só na infância, mas também ao longo de toda a vida de uma pessoa.

Principalmente na infância, uma dieta inadequada, com densidade insuficiente de micronutrientes, resulta em danos ao crescimento físico, ao desenvolvimento mental, às funções imunológicas e em um maior risco de doenças crônicas futuras.

Outro estudo, The Effect of Nutritional Elements on the Immune System, constatou ser essencial ter uma nutrição adequada e balanceada para crescimento e desenvolvimento saudáveis, bem como que o papel da nutrição no sistema imunológico não pode ser ignorado.

Ele também diz que alguns elementos nutricionais, como, por exemplo, proteínas, antioxidantes e zinco, têm benefícios especiais nas funções imunológicas e que a provisão de tais elementos nutricionais através de alimentos naturais previne que a pessoa tenha os efeitos colaterais do uso excessivo.

Esses são apenas alguns dos estudos que abordam a questão e comprovam, com o devido respaldo científico, que existem alimentos para fortalecer a imunidade, os quais podem trazer muitos benefícios à saúde das crianças.

Contudo, o fato de ter uma alimentação balanceada e saudável, repleta de alimentos para imunidade, faz que eles tenham menos chances de contrair doenças, não que fiquem absolutamente imunes a elas.

Ainda assim, se há indícios de melhora no sistema imunológico, todos os esforços merecem ser feitos para que as crianças tenham uma alimentação adequada e balanceada, o que as deixará mais resistentes contra uma série de doenças, sem esquecer que tudo isso pode ser obtido através de alimentos naturais.

Veja também: Introdução alimentar: Quando e como introduzir os alimentos aos bebês?

Quais são bons alimentos para melhorar a imunidade infantil?

como aumentar a imunidade infantil comidas

Amêndoas são repletas de vitamina E e manganês, dupla que potencializa a atividade das células exterminadoras naturais.

Alguns alimentos se destacam em relação às suas vitaminas e nutrientes, o que os torna mais apropriados para manter o funcionamento do sistema imunológico em dia. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os termos utilizados para falar sobre o assunto.

Afinal, quando se fala sobre potencializar o sistema imunológico, por exemplo, o significado literal seria fazer que ele operasse acima de sua capacidade. Se isso acontecer, a pessoa pode estar sob maior risco de desenvolver uma doença autoimune, o que não é nada bom.

Portanto, o real objetivo deve ser o de manter a imunidade funcionando bem, o que ajuda na prevenção de infecções e outras doenças. É importante falarmos primeiro sobre isso para poder desmistificar um assunto tão relevante.

Continuando, alguns alimentos realmente podem ajudar na obtenção e na manutenção de um sistema imunológico equilibrado e capaz de cumprir suas funções, como, por exemplo, os seguintes:

  1. Amêndoas: elas são repletas de vitamina E e manganês, dupla que potencializa a atividade das células exterminadoras naturais, conhecidas como NK, linfócitos que atuam no funcionamento do sistema imunitário inato.
  2. Iogurte: seus probióticos estimulam o sistema imunológico. O ideal é escolher opções com pouco ou nenhum açúcar, já que este ingrediente tem justamente o efeito contrário.
  3. Morangos, amoras, framboesas e oxicocos (cranberries): essas frutas são ricas em antioxidantes. Ou seja, elas ajudam o corpo a combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
  4. Ovos: ter baixos níveis de vitamina D torna todos nós mais suscetíveis a doenças, e os ovos estão, de fato, entre os poucos alimentos que possuem esta vitamina naturalmente, a qual por vezes é receitada na forma de suplementos alimentares.
  5. Brócolis: este é um excelente alimento para a saúde, já que tem as vitaminas A, C e E, além de antioxidantes.
  6. Batata doce: é rica em betacaroteno, nutriente que pode aumentar o número de glóbulos brancos e, com isso, ajudar no funcionamento das células exterminadoras naturais.
  7. Sementes: servem as de abóbora, girassol e linhaça, por exemplo. Afinal, quando se consome uma grande variedade de sementes, o organismo recebe uma série de nutrientes, como vitamina E, zinco e ácidos graxos de ômega 3, todos benéficos para a imunidade.
  8. Aveia: contém betaglucanos, componentes das fibras que ativam as células exterminadoras naturais.
  9. Salmão: rico em ômega 3, fundamental para o desenvolvimento do cérebro. Além de reduzir inflamações, o que certamente aumenta o fluxo de ar e protege os pulmões de resfriados e infecções respiratórias.

Quais são as melhores receitas para aumentar a imunidade infantil?

como aumentar a imunidade infantil

 A alimentação infantil consiste em boa parte de elementos lúdicos, cores, aromas, bem como experiências agradáveis ao paladar dos pequenos.

Aqui, você pode deixar a sua imaginação fluir. A alimentação infantil consiste em boa parte de elementos lúdicos, cores, aromas, bem como experiências agradáveis ao paladar dos pequenos para dar aquele empurrãozinho.

Nós também já comentamos por aqui sobre a alimentação seletiva, que é quando os pequenos apresentam recusa a certos alimentos e falta de apetite. O que é normal em algumas etapas de seu desenvolvimento.

Para evitar que isso aconteça, ao invés de oferecer os alimentos para fortalecer a imunidade sozinhos, vale a pena pensar em bolinhos, sucos, tortas, omeletes e outras preparações que tornem o consumo mais agradável e interessante.

Elas são muito mais propícias a tomar um smoothie de morango, aveia e iogurte do que comer uma porção de aveia pura, por exemplo. O mesmo se aplica a um omelete de brócolis e salmão, alternativa atrativa para as “arvorezinhas” de brócolis, que nem todos os pequenos gostam.

Agora que você já sabe como aumentar a imunidade infantil com alimentos naturais e saudáveis, teste quais alternativas são melhor aceitas pelo seu pequeno. Assim que descobrir, foque nelas para proporcionar uma alimentação saborosa, saudável e que ajuda no funcionamento do sistema imunológico!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!