Como aumentar a imunidade infantil? Conheça 9 alimentos indispensáveis

Cuidar da imunidade das crianças de uma maneira natural faz toda a diferença para a sua saúde. Vem conferir as dicas do Clube Quindim sobre como aumentar a imunidade infantil!

A busca por como aumentar a imunidade infantil é constante na cabeça das mães e dos pais de plantão. Isso se torna ainda mais intenso quando nos deparamos com uma situação emergencial, como a pandemia do novo Coronavírus.

É fato que o grupo de risco da COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2, este por sua vez o nome científico do novo Coronavírus, é composto por idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, diabéticos e, além disso, fumantes, o qual não inclui as crianças.

Isso, porém, de forma alguma torna os cuidados menos necessários, não apenas com esta pandemia como também com quaisquer outras doenças que possam se aproveitar de uma baixa no sistema imunológico.

Então, se você quer deixar a imunidade do seu pequeno lá em cima, saiba que alguns alimentos podem ajudar bastante neste sentido. Saiba quais são eles e complemente a alimentação o quanto antes!

Os alimentos para fortalecer a imunidade deixam as crianças imunes a qualquer patologia?

como aumentar a imunidade infantil

Não. É fato que alguns alimentos para aumentar a imunidade infantil surtem efeito na saúde dos pequenos. Isso já foi comprovado cientificamente, mas não quer dizer que eles jamais ficarão doentes.

No estudo Essential Role of Vitamin C and Zinc in Child Immunity and Health, publicado no periódico Journal of International Medical Research, concluiu-se que a dieta e a nutrição são importantes na promoção e manutenção de uma boa saúde não só na infância, mas também ao longo de toda a vida de uma pessoa.

Principalmente na infância, uma dieta inadequada, com densidade insuficiente de micronutrientes, resulta em danos ao crescimento físico, ao desenvolvimento mental, às funções imunológicas e em um maior risco de doenças crônicas futuras.

Outro estudo, The Effect of Nutritional Elements on the Immune System, constatou ser essencial ter uma nutrição adequada e balanceada para crescimento e desenvolvimento saudáveis, bem como que o papel da nutrição no sistema imunológico não pode ser ignorado.

Ele também diz que alguns elementos nutricionais, como, por exemplo, proteínas, antioxidantes e zinco, têm benefícios especiais nas funções imunológicas e que a provisão de tais elementos nutricionais através de alimentos naturais previne que a pessoa tenha os efeitos colaterais do uso excessivo.

Esses são apenas alguns dos estudos que abordam a questão e comprovam, com o devido respaldo científico, que existem alimentos para fortalecer a imunidade, os quais podem trazer muitos benefícios à saúde das crianças.

Contudo, o fato de ter uma alimentação balanceada e saudável, repleta de alimentos para imunidade, faz que eles tenham menos chances de contrair doenças, não que fiquem absolutamente imunes a elas.

Ainda assim, se há indícios de melhora no sistema imunológico, todos os esforços merecem ser feitos para que as crianças tenham uma alimentação adequada e balanceada, o que as deixará mais resistentes contra uma série de doenças, sem esquecer que tudo isso pode ser obtido através de alimentos naturais.

Confira também: Introdução alimentar: quando e como introduzir os alimentos aos bebês?

Quais são bons alimentos para melhorar a imunidade infantil?

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Alguns alimentos se destacam em relação às suas vitaminas e nutrientes, o que os torna mais apropriados para manter o funcionamento do sistema imunológico em dia. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os termos utilizados para falar sobre o assunto.

Afinal, quando se fala sobre potencializar o sistema imunológico, por exemplo, o significado literal seria fazer que ele operasse acima de sua capacidade. Se isso acontecer, a pessoa pode estar sob maior risco de desenvolver uma doença autoimune, o que não é nada bom.

Portanto, o real objetivo deve ser o de manter a imunidade funcionando bem, o que ajuda na prevenção de infecções e outras doenças. É importante falarmos primeiro sobre isso para poder desmistificar um assunto tão relevante.

Continuando, alguns alimentos realmente podem ajudar na obtenção e na manutenção de um sistema imunológico equilibrado e capaz de cumprir suas funções, como, por exemplo, os seguintes:

  1. Amêndoas: elas são repletas de vitamina E e manganês, dupla que potencializa a atividade das células exterminadoras naturais, conhecidas como NK, linfócitos que atuam no funcionamento do sistema imunitário inato.
  2. Iogurte: seus probióticos estimulam o sistema imunológico. O ideal é escolher opções com pouco ou nenhum açúcar, já que este ingrediente tem justamente o efeito contrário.
  3. Morangos, amoras, framboesas e oxicocos (cranberries): essas frutas são ricas em antioxidantes. Ou seja, elas ajudam o corpo a combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.
  4. Ovos: ter baixos níveis de vitamina D torna todos nós mais suscetíveis a doenças, e os ovos estão, de fato, entre os poucos alimentos que possuem esta vitamina naturalmente, a qual por vezes é receitada na forma de suplementos alimentares.
  5. Brócolis: este é um excelente alimento para a saúde, já que tem as vitaminas A, C e E, além de antioxidantes.
  6. Batata doce: é rica em betacaroteno, nutriente que pode aumentar o número de glóbulos brancos e, com isso, ajudar no funcionamento das células exterminadoras naturais.
  7. Sementes: servem as de abóbora, girassol e linhaça, por exemplo. Afinal, quando se consome uma grande variedade de sementes, o organismo recebe uma série de nutrientes, como vitamina E, zinco e ácidos graxos de ômega 3, todos benéficos para a imunidade.
  8. Aveia: contém betaglucanos, componentes das fibras que ativam as células exterminadoras naturais.
  9. Salmão: rico em ômega 3, fundamental para o desenvolvimento do cérebro. Além de reduzir inflamações, o que certamente aumenta o fluxo de ar e protege os pulmões de resfriados e infecções respiratórias.

Quais são as melhores receitas para aumentar a imunidade infantil?

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Aqui, você pode deixar a sua imaginação fluir. A alimentação infantil consiste em boa parte de elementos lúdicos, cores, aromas, bem como experiências agradáveis ao paladar dos pequenos para dar aquele empurrãozinho.

Nós também já comentamos por aqui sobre a alimentação seletiva, que é quando os pequenos apresentam recusa a certos alimentos e falta de apetite. O que é normal em algumas etapas de seu desenvolvimento.

Para evitar que isso aconteça, ao invés de oferecer os alimentos para fortalecer a imunidade sozinhos, vale a pena pensar em bolinhos, sucos, tortas, omeletes e outras preparações que tornem o consumo mais agradável e interessante.

Elas são muito mais propícias a tomar um smoothie de morango, aveia e iogurte do que comer uma porção de aveia pura, por exemplo. O mesmo se aplica a um omelete de brócolis e salmão, alternativa atrativa para as “arvorezinhas” de brócolis, que nem todos os pequenos gostam.

Agora que você já sabe como aumentar a imunidade infantil com alimentos naturais e saudáveis, teste quais alternativas são melhor aceitas pelo seu pequeno. Assim que descobrir, foque nelas para proporcionar uma alimentação saborosa, saudável e que ajuda no funcionamento do sistema imunológico!

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