Que criança nunca teve que dormir, mesmo não querendo? A hora de dormir é sempre um desafio para pais e filhos. Pais querendo finalizar a rotina do dia, cumprindo horários e regras, e os filhos... com toda energia, querendo aproveitar ao máximo cada segundo! Como as crianças relutam para irem para cama! Muitas vezes, elas nos fazem segurar o riso porque há sempre “um bom motivo” para postergarem o momento de descanso.
Christiane Gribel e Orlando Pedroso contam a história de uma menina que acata o pedido dos pais e, com a cara emburrada, sobe para o quarto, escova os dentes, vai para cama, mas claramente não vai dormir, ao contrário de seu companheiro, o ursinho de pelúcia, esse sim, já dormindo. Com o passar das páginas, notamos o quão contrariada está a menina e, aos poucos, o mesmo sentimento parece se estampar no rosto do seu ursinho.
Neste livro, as palavras cessam e as ilustrações assumem o foco narrativo da história, sempre no jogo de claro e escuro. A cada página, o escuro sobressai mostrando a progressão desse embate contra o sono, o abrir e fechar dos olhos, até que em determinado momento assumimos o ponto de vista da menina, notando que o quarto estranhamente está mudando, ficando torto... O que será que está acontecendo?
Prepare-se para uma longa e divertida disputa dessa menininha contra o sono, e não se esqueça de apagar as luzes. Boa noite!