Clube de Leitura Quindim separou para você uma lista muito especial de livros para ler na gravidez com o bebê. Para alguns pode parecer estranho ler para o bebê que ainda nem nasceu. Afinal, existem algumas dúvidas como: o bebê irá me ouvir? O bebê irá entender o livro? Mas não se preocupe, pois iremos ajudar você a responder essas perguntas.

A importância de ler para os bebês desde antes do nascimento

A audição é um dos primeiros sentidos que o bebê desenvolve e, a partir do quinto mês de gestação, ele já consegue ouvir sons que vêm de fora do útero. Dessa forma, ele já pode começar a reconhecer a voz dos pais. Então, essa é uma ótima fase para você falar, cantar e ler para o seu bebê. Dessa forma, ele fica bem familiarizado com a voz dos pais desde antes do nascimento e pode até mesmo reconhecer as vozes após o nascimento.

Para saber mais sobre o desenvolvimento dos sentidos do bebê é só conferir em nosso blog!

Mas o bebê vai entender o livro?

Nessa fase, o bebê não irá entender as palavras e a história do livro. Mas a leitura de história para o bebê na barriga nesse momento tem como principal benefício a formação e o fortalecimento do vínculo entre pais e bebês. Dessa forma, o seu pequeno pode até não entender a história, mas ele prestará atenção nos ritmos e sons do texto e na cadência da voz de quem lê para ele, transformando a leitura em um momento de afeto com os pais antes mesmo do nascimento. É quase como ouvir uma música em um idioma que não conhecemos: mesmo sem entendê-la, nós podemos reconhecer e gostar dela, até mesmo nos emocionar enquanto a escutamos. 

Então, aproveite a lista do nosso clube de leitura infantil com livros para ler na gravidez. E vale lembrar que são todas obras que você pode continuar lendo com os pequenos mesmo após o nascimento. Todas elas já foram enviadas para nossos assinantes de 0 a 2 anos, já que, no Clube de Leitura Quindim, nossos curadores selecionam livros especialmente para a faixa etária das crianças.

Livros para ler na gravidez com o bebê

Livros para ler na gravidez para o bebês: capa do livro porcolino e mamãe
Escritora: Margaret Wild
Ilustrador: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book
Escritora: Margaret Wild
Ilustrador: Stephen Michael King
Editora: Brinque-book

1. Porcolino e mamãe

Este primeiro livro para ler na gravidez com o bebê fala sobre a história do porquinho Porcolino. Aqui, o pequeno se perde de sua mãe e não se contenta com a companhia ou acolhimento de mais ninguém. Para Porcolino, o único colo que ele quer é o da mãe. Partimos então em uma aventura superfofa em busca da mãe do porquinho até que finalmente ele a encontra. Essa é uma narrativa que muitas das mães experimentarão quando os seus bebês nascerem. Afinal, muitas vezes o pequeno só quer o colo da mãe e basta ela chegar para o bebê se sentir acolhido.

Livros para ler na gravidez para o bebê: Livro: uma lagarta muito comilona
Autor: Eric Carle
Editora: Callis
Autor: Eric Carle
Editora: Callis

2. Uma lagarta muito comilona

Se você está em busca de livros para ler na gravidez que sejam pra lá de divertidos, Uma lagarta muito comilona é o livro certo para você. Aqui, conhecemos a história dessa lagarta que quer comer tudo o que vê pela frente: frutas, doces, tortas… Nada escapa da fome da nossa protagonista. E o melhor é que esse clássico da literatura infantil vai divertir os pequenos mesmo depois de nascerem. Eric Carle é um dos grandes autores da literatura para crianças e traz nesse livro muitas informações legais para o repertório do bebê. Como os dias da semana, o nome das frutas e o nome de alguns números, Tudo isso sem tirar o caráter literário da obra e sem deixar a narrativa com um cunho didático. Então, o que você está esperando para conhecer a história dessa lagartinha?

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Livros para ler na gravidez para o bebê e história para bebê na barriga: Capa do livro Bililico da autora Eva Furnari da editora Moderna
Escritoras: Eva Furnari, Denize Carvalho e Sonia Dreyfuss
Ilustradora: Eva Furnari
Editora: Moderna

3. Bililico

Aqui temos mais uma história de um pequeno que se perde de sua mãe. Nessa história para bebê na barriga, esse infortúnio ocorre com o pequeno Bililico, que foi brincar em sua cama e, de tão pequenininho, caiu e se perdeu. As ilustrações de Eva Furnari, uma das maiores escritoras brasileiras do gênero, são inconfundíveis e seus tons pastéis deixam a obra mais suave. Será que Bililico irá reencontrar a sua mamãe? Para descobrir você vai ter que ler essa obra encantadora.

Livros para ler na gravidez para o bebê: super jean-claude alphen
Autor: Jean-Claude Alphen
Editora: Pulo do Gato

4. Super

Neste livro, vamos conhecer um menininho que, como muitos, vê o pai como seu super-herói. Porém, um dia esse pequeno faz uma grande descoberta: sua mãe é um super-heroína também! Essa é uma obra essencial para falarmos das duplas, às vezes triplas, jornadas das mães. Afinal, muitas vezes, elas fazem muitas coisas, são sobrecarregadas de tarefas e sequer são reconhecidas por isso. Então, venha descobrir nesse livro a importância da divisão das tarefas entre os pais, além de contemplar as ilustrações incríveis do Jean-Claude Alphen que tornam essa obra ainda mais interessante.

Livros para ler na gravidez para o bebê e história para bebê na barriga: livros para bebes: a mãe que voava
Escritora: Caroline Carvalho
Ilustradora: Inês da Fonseca
Editora: Aletria

5. A mãe que voava

Na próxima obra da nossa lista de livros para ler na gravidez com o bebê, vamos descobrir o que acontece quando a mãe tem que sair para trabalhar. Vamos acompanhar o dia da pequena Alice enquanto ela espera sua mãe retornar para casa. E não é surpresa para ninguém que a pequena fica ansiosa aguardando esse momento de reencontro. Quando são pequenas, as crianças tem mais dificuldade em se afastar dos pais ou ficar sem a mãe. Então, essa é uma ótima obra para ler com o bebê não só antes mas depois que ele nascer também, pois trata de uma situação com a qual ele com certeza irá se identificar enquanto estiver crescendo.

Veja também: A importância da leitura para bebês

Livros para ler na gravidez: o pai da mamãe de odilon moraes
Autora: Cristiana Gomes
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Caixote

6. O pai da mamãe

Aqui, acompanhamos um dia muito divertido de uma menina com seu avô na praia. Enquanto se diverte com seu vô, a nossa protagonista relembra como a sua mãe descrevia o próprio pai. Que não se parece nada com o vovô fofo que vemos na história. Por parecerem ser pessoas tão diferentes, é de se imaginar o choque quando a menina descobre o pai da mãe dela, aquele homem de negócios todo atarefado sobre o qual ela ouve falar, é o seu avô alegre, relaxado e que usa bermudas. Um dos livros para ler na gravidez com o bebê que vai despertar lembranças até nos pais e vai encantar a todos com essa narrativa delicada sobre a família.

Livros para ler na gravidez: Se as coisas fossem mães da autora Sylvia Orthof
Escritora: Sylvia Orthof
Ilustradora: Ana Raquel
Editora: Nova Fronteira

7. Se as coisas fossem mães

Como seria se a lua fosse mãe? Ou se a mesa fosse mãe? Ou se a casa fosse mãe? Ao imaginar como as coisas seriam se fossem mães, Sylvia Orthof na verdade fala sobre todas as mães. As mães que se doam, que acolhem, que dão colo, mas que também erram e são humanas. Uma linda homenagem a todas as mães feita por uma das maiores autoras de livros infantis e que nos mostra como ler para bebês não cativa apenas as crianças mas também o adulto que lê a obra.  

Veja também: Guia como ler para bebês durante a gravidez

Livros para ler na gravidez para o bebê: Livro Em cima daquela serra dos autores Eucanaã Ferrz e Yara Kono. Editora: Companhia das Letrinhas
Escritor: Eucanaã Ferraz
Ilustradora: Yara Kono 
Editora: Companhia das Letrinhas

8. Em cima daquela serra

Em cima daquela serra passa boi, boiada, pássaro e passarinhada. Mas o que mais será que passa lá em cima? Você vai descobrir nessa obra cheia de brincadeiras sonoras que vão encantar o bebê. Com uma estrutura de repetição, esse livro faz os pequenos ficarem ansiosos pela próxima vez que ouvirão determinada palavra que gostaram ou acharam engraçada. A repetição é um elemento que funciona muito bem com os bebês, que ficam muito atentos à sonoridade do texto e, por isso, Em cima daquela serra é a última recomendação dessa lista de livros para ler na gravidez com o bebê. Mas, mesmo assim, você pode encontrar várias outras dicas de obras incríveis em nosso guia de livros infantis que ajudam no desenvolvimento do bebê.

Veja também: Clube de leitura infantil vale a pena?


Se você gostou da nossa lista de livros para ler para o bebê na barriga, não deixe de conferir nosso projeto. Todos os livros acima já foram enviados pelo nosso clube de assinatura infantil para os nossos assinantes de 0 a 2 anos e as obras foram escolhidas pela nossa equipe de curadoria que conta com nomes como Ziraldo, Ana Maria Machado, Marina Colasanti e vários outros;

Assine o melhor clube do livro infantil