Ser papai de primeira viagem é maravilhoso, e nada melhor do que ter um bom repertório de dicas a seu favor!

A paternidade é um momento muito aguardado por aqueles que têm o sonho de ser pai. Aquele momento em que chega a notícia de que esse sonho será realizado é uma explosão de alegria e o início de uma nova jornada. Ser pai de primeira viagem não é simples, já que são muitos aprendizados e mudanças para se adaptar.

Por mais que o protagonismo durante a gravidez seja da mãe, o homem tem um papel fundamental. Ele é um alicerce nesse período, principalmente quando a mulher passa por tantas transformações, sejam elas físicas, hormonais, emocionais e psicológicas.

O nervosismo faz parte desse processo e milhares de questionamentos começam a surgir. Porém, o primeiro passo você já está dando, que é aprender mais sobre o assunto.

Então, embarque nessa e venha conferir 7 dicas para pais de primeira viagem viverem essa experiência inesquecível!

1. Participe desde o começo da gestação

Pai de primeira viagem

A participação do pai deve começar desde que a gravidez é descoberta. É importante que o pai esteja presente em todas as etapas de desenvolvimento, até mesmo quando o bebê ainda é apenas um embrião.

Todo vínculo e amor começa nas fases iniciais da gestação e a tendência é que o sentimento só cresça. Sendo assim, você pode acompanhar todo o pré-natal, estar presente nos momentos bons e também naqueles que não são tão agradáveis.

Veja também: 5 maneiras de estimular o bebê na barriga

2. Converse com o bebê quando ele ainda estiver no ventre da mãe

Dicas para pai de primeira viagem

A mãe naturalmente já tem um vínculo mais forte com o bebê, uma vez que por muitos meses eles estão ligados um ao outro. Nesse sentido, o pai precisa de outras habilidades para conquistar a confiança e iniciar o relacionamento entre pai e filho.

A partir da 16ª semana o bebê já consegue ouvir e distinguir sons, então aproveite para conversar, cantar, ler para o bebê e permitir que a criança se familiarize com a sua voz.

Da 24ª semana em diante isso fica ainda mais emocionante, pois o bebê já consegue responder aos estímulos, como com aqueles lindos chutinhos ou soquinhos no ventre da mamãe.

O ato de falar com o bebê na barriga facilita o reconhecimento da sua voz após o nascimento. Além disso, é essencial que esse diálogo continue depois que a criança nasce — mesmo que ela não compreenda o significado das palavras, essa atitude é especial e pode até ajudar a acalmar o recém-nascido.

Veja também: 8 livros para ler na gravidez com o bebê

3. Entenda a importância da figura paterna

Dicas para pais de primeira viagem

Esse é um assunto recorrente. A figura paterna tem bastante relevância na vida da criança, e isso pode ser comprovado desde os primeiros meses de vida. Já vimos muitos estudos que mostram a importância da mãe no desenvolvimento do bebê, mas o pai é tão importante quanto.

Mesmo que o papel do pai só comece a ganhar mais destaque depois do nascimento, isso não o torna coadjuvante na gestação. É possível desempenhar um papel significativo de apoio – há até situações em que homens sentem os sintomas da gestação! Cada caso é um caso.

estudos científicos que comprovam que crianças com uma figura paterna presente têm mais chances de serem seguras e confiantes. Isso também é refletido durante a infância, na fase escolar e em outros aspectos, como na vida social dessa criança.

Veja também: O que é exterogestação? Descubra quanto tempo dura a “gestação após o nascimento”

4. Esclareça as suas dúvidas sobre a gestação

Aos navegantes de primeira viagem, o melhor a se fazer é buscar o máximo de informações sobre esse novo ciclo que se inicia. São diversas maneiras de fazer isso, como realizar pesquisas na internet, ler livros sobre o assunto e conversar com outros pais que já passaram por essa experiência.

Pai e mãe podem fazer isso juntos, pois o aprendizado será ainda mais valioso. Essa descoberta ajudará a entender as dores, sentimentos e as novidades que estão a caminho.

A gestação passa por fases, mas além do nascimento ainda haverá muitos outros aprendizados diários. Esclarecer suas dúvidas será de grande relevância para passar por essas etapas com mais tranquilidade.

Veja também: Recém-nascido: marcos do desenvolvimento infantil e outras angústias

5. Aprenda os sinais que o bebê dá

Pais de primeira viagem e paternidade ativa

O recém-nascido não tem a capacidade de falar, mas saiba que ele dá sinais diferentes de quando está com fome, com sono ou com outras necessidades. Se você desenvolver um olhar aguçado sobre o comportamento do bebê, poderá captar esses sinais antes mesmo de começar o choro.

Esses sinais são indicativos que podem ser mais sutis ou até mais explícitos. Por exemplo, ao sentir fome, o bebê pode levar a mão até a boca e chupar. Ter atenção aos detalhes é fundamental para captar os gestos e aprender como interpretá-los.

O mais importante é que tudo se aprende na prática. Além disso, cada bebê tem suas particularidades, então nem tudo será como você leu nos livros ou na internet. Tenha paciência para conhecer seu filho e suas características únicas!

Veja também: Desenvolvimento dos sentidos do bebê. Saiba quando o bebê começa a ouvir, sentir e enxergar

6. Tenha contato pele a pele com o bebê

O bebê passa os 9 meses de gestação em contato direto com a mãe, e isso explica muito sobre a conexão entre os dois. No entanto, pai e filho também podem criar um vínculo muito forte, principalmente nos primeiros meses de vida do recém-nascido.

Uma das formas para fazer isso é colocar o bebê só de fralda no seu colo. Essa atitude permite o contato pele a pele e tem muitos benefícios, entre eles regular a frequência cardíaca, a temperatura, relaxar e fortalecer o vínculo.

O momento do banho ou da alimentação também são formas de estimular o desenvolvimento dos sentidos do bebê e também deixa a ligação de pai e filho mais forte. Portanto, aprecie!

7. Seja um suporte para a sua parceira

Pais de primeira viagem. Confira dicas para esse momento

Carregar uma vida sendo gerada no ventre por 9 meses não é das tarefas mais fáceis. São muitos momentos difíceis, dores, cansaço…

E, se a mulher também for mãe de primeira viagem, a gravidez pode ser assustadora, afinal tudo é novidade. Então, divida as tarefas e seja um suporte para a sua parceira.

A amamentação só pode ser feita por ela, mas você pode compensar em outros deveres. Trocar a fralda, ficar com o bebê enquanto a mãe descansa ou cuida um pouco de si mesma, acalmar o recém-nascido nos momentos mais difíceis e muitas outras atividades podem ser feitas pelos pais.

Essa presença exige responsabilidade, bem como a postura de ser um pai de verdade.

Outro ponto importante é ser proativo e não esperar que a sua parceira peça algo ou diga o que precisa ser feito. Observe e dê o primeiro passo, sendo um apoio nas grandes ou pequenas tarefas.

Dessa forma, a harmonia garante o equilíbrio para que ninguém fique sobrecarregado, sobretudo no puerpério, período em que a mulher passa por muitas mudanças físicas e emocionais.

Ser pai de primeira viagem reserva muitas surpresas, mas será maravilhoso ver esse serzinho crescer.

A leitura é uma possibilidade para deixar a relação entre você e o bebê ainda mais forte. O Clube de Leitura do Quindim é uma assinatura infantil que envia livros que acompanham todas as etapas de crescimento, desde a gravidez.

Conheça nossos planos, encontre o que mais se encaixa nas suas necessidades e tenha uma alternativa valiosíssima para desempenhar seu papel de pai de primeira viagem!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!