Entenda o que ocorre nas principais fases do desenvolvimento fetal semana a semana!

A descoberta da gravidez é um momento de muita felicidade para os pais. Depois da fecundação do óvulo, o corpo da mulher passa por muitas mudanças para acolher e desenvolver o feto. Enquanto as semanas transcorrem, é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê na barriga e seu crescimento.

Desenvolvimento do bebê na barriga

Esse desenvolvimento é mais sensível nas primeiras semanas, exigindo maiores cuidados. Além disso, a gestante deve iniciar o pré-natal, que é imprescindível para identificar, tratar e até prevenir qualquer problema que possa afetar a saúde da mãe e do bebê.

De modo geral, existem algumas fases do desenvolvimento fetal, e é isso que você descobrirá neste artigo. Portanto, acompanhe como ocorre o desenvolvimento fetal até o nascimento do bebê!

Primeiro trimestre de gravidez: de 0 a 13 semanas

Desenvolvimento do bebê na barriga por semana

O desenvolvimento do embrião começa desde a concepção, quando as estruturas celulares começam a se formar e maturar. A partir da fecundação, a mulher começa a passar por mudanças hormonais, físicas e psicológicas — e essas etapas são essenciais para prepará-la para a chegada do bebê.

Nesse sentido, o primeiro trimestre de gravidez compreende desde a concepção até a décima terceira semana. Por ser a fase mais delicada, os abortos espontâneos costumam acontecer durante esse período, e os cuidados precisam ser redobrados.

Nas primeiras semanas, a mulher começa a sentir os sinais do início da gestação. Após a fecundação do óvulo, as células começam a se multiplicar, pois são elas que desenvolvem os sistemas essenciais do bebê.

Lá pela quarta semana, o embrião tem o tamanho de um grãozinho de arroz. Esse primeiro mês, geralmente, é quando a mulher começa a notar alguns sinais, como o atraso da menstruação, náuseas e outros sintomas.

Do primeiro ao terceiro mês do desenvolvimento do bebê na barriga

Desenvolvimento do bebê na barriga até os 3 meses

O corpo da mãe começa a se adaptar e, nesse primeiro trimestre, os sintomas são mais intensos. Acontecem oscilações emocionais, maior sensibilidade nos seios, fadiga, aumento do sono e enjoos.

Por se tratar do período em que o corpo passa por essas transformações, precisa formar a placenta, desenvolver o líquido amniótico e outros detalhes, é preciso ter mais atenção e cuidado. No primeiro trimestre, o corpo da mãe trabalha para que o embrião receba tudo o que precisa para se desenvolver.

A formação de órgãos do feto tem início nesse período. Com 4 semanas já é possível ouvir o coração bater, com 8 semanas o feto já tem bracinhos e perninhas mais aparentes e a formação dos dedos também começa. Ao final do trimestre, o bebê tem o rosto praticamente todo formado e seus genitais estão definidos — apesar de não ser possível descobrir o sexo ainda.

Segundo trimestre de gravidez: de 14 a 26 semanas

Segundo trimestre do desenvolvimento do bebê na barriga

A partir do segundo trimestre de gravidez, o feto já concluiu todo o desenvolvimento do seu sistema. Dessa maneira, o período que compreende da décima quarta à vigésima sexta semana de gestação costuma ser o mais tranquilo.

Durante essa fase, aqueles sintomas iniciais já passaram e chega o momento mágico de sentir o bebê mexer. O coraçãozinho do bebê bate tão forte que o médico consegue ouvi-lo utilizando apenas o estetoscópio.

Além disso, é no segundo trimestre que o feto termina a sua formação. Portanto, as funções auditivas, respiratórias e musculares já estão prontas. A partir de então, o bebê passa a desenvolver características mais específicas e físicas, como o crescimento dos pelos, a definição das orelhas, olhos e outros detalhes da aparência.

Veja também: 5 formas de estimular o bebê na barriga

As mudanças do quarto ao sexto mês

14 a 26 semanas do desenvolvimento do bebê na barriga

Uma vez que a audição e outros sentidos já se desenvolveram, saiba que esse período da gestação é propício para começar a fortalecer o vínculo com o bebê. Tanto a mãe quanto o pai podem começar a ler histórias, cantar e conversar com a criança para que ela comece a se familiarizar com suas vozes.

A personalidade também começa a ficar mais evidente. O bebê tem suas manias (como chupar o dedo) e até uma posição preferida para dormir. Há um outro ponto que interessa a muitos pais: a descoberta do sexo do bebê.

Enquanto isso, a mãe já está mais habituada com o crescimento do neném e consegue ter mais tranquilidade no dia a dia. Entretanto, ainda podem surgir alguns desconfortos, entre eles constipação, hemorroidas ou dores na virilha. Por outro lado, os seios da mãe passam a se preparar para a produção de leite, o que os faz aumentar de tamanho.

Entre as semanas 17 e 18, o feto já é capaz de sugar, engolir e piscar, mesmo sendo tão pequeno. A pele do bebê fica mais grossa e lá pelo meio da gestação (vigésima semana) os movimentos já estão mais intensos, chegando a surpreender a mãe.

Com 5 meses de gravidez e com tantas funções desenvolvidas, o bebê ouve os batimentos da mãe e já tem cerca de 27 cm. Ao final do segundo trimestre, a criança já pode medir quase 35 cm e pesa mais ou menos 1 Kg. Depois dessa fase, começa a reta final da gestação.

A leitura e o desenvolvimento do bebê

Como dissemos, o segundo trimestre é quando a audição do bebê se desenvolve, isso quer dizer que ele consegue ouvir sons externos e reconhecer a voz dos pais. Por isso, esse é um ótimo momento para começar a ler para seu bebê que ainda está na barriga. Além de ser um modo de fortalecer o vínculo da família, a leitura estimula a percepção sensorial e o desenvolvimento da linguagem.

E esse é um hábito que a família pode levar para a vida toda! Após o nascimento, é importante manter a rotina de leitura com o bebê, pois é uma atividade capaz de relaxá-lo e que continuará ajudando em seu desenvolvimento.

Depois da chegada do bebê, é comum que a rotina fique mais agitada. Por isso, é interessante encontrar livros indicados para bebês que vocês poderão ler juntos ainda durante a gestação e também depois do nascimento. Um clube de assinatura de livros infantis pode ser uma boa opção nesse momento, já que facilita a criação e a manutenção do hábito da leitura durante e após a gravidez!

Terceiro trimestre de gravidez: de 27 a 40/42 semanas

Desenvolvimento do bebê na barriga no terceiro trimestre

O fim do segundo trimestre anuncia que é hora de começar os preparativos para receber o neném. A ansiedade aumenta, aquele desejo de ter logo o bebê nos braços e ver seu rostinho crescem e o barrigão fica mais evidente — esses são os principais pontos do terceiro e último trimestre de gravidez e do desenvolvimento do bebê na barriga da mãe.

Essa última etapa pode variar de mulher para mulher, afinal cada gestação é diferente e a duração pode ser diferente. O normal é que o trabalho de parto ocorra entre as semanas 38 e 42.

Nessa fase, a mãe já está um pouco mais cansada, pode apresentar dificuldades na realização de determinados movimentos e também passa a sentir alguns desconfortos. Entre as semanas 27 e 32 o bebê dobra de tamanho, distingue sons, sente gostos e já identifica a luz.

No sétimo mês, o bebê já está bem formado e o sistema nervoso se desenvolve em um ritmo acelerado. Os pulmões começam o desenvolvimento nesse período e são os últimos a ficarem prontinhos antes do nascimento. O penúltimo mês é aquele em que a criança se mexe mais, dá chutes e consegue girar, algo muito emocionante para a família.

Quando passa das 35 semanas, mãe e bebê já começam a se preparar para o parto. A criança gira e fica de cabeça para baixo e a partir das 37 semanas o nascimento pode acontecer a qualquer momento.

Veja também: Leitura para bebês na barriga: benefícios de ler na gravidez

A reta final da gestação e o nascimento

No nono mês, os órgãos do bebê já estão funcionando e os pulmões são os últimos a amadurecerem. Quando estiver preparado, o neném se sente incomodado pelo aperto do útero materno e faz força para sair da barriga da mãe. É aí que têm início as contrações e o trabalho de parto.

No último mês do desenvolvimento do bebê na barriga, a mãe pode sofrer com faltas de ar, azia e má digestão, vontade de ir ao banheiro com mais frequência (devido ao aperto na bexiga), seios inchados e maior sensibilidade. Também é comum que aconteça o vazamento do colostro, que é aquele leite dos primeiros dias de amamentação.

O desenvolvimento do bebê na barriga não vai ser sempre feliz e confortável. Mãe e filho passam por diversas etapas antes que a criança finalmente venha ao mundo. O nascimento é inesquecível e a primeira hora de vida fora do útero é de extrema importância — mas também é essencial curtir cada mudança, cada descoberta e todas as fases da gestação.

Em todo esse percurso, você pode contar com o apoio da literatura, por meio de livros incríveis para já começar a despertar o gosto pelas histórias no bebê! Sendo assim, conheça o nosso Clube de Leitura para receber leituras bem interessantes para ler desde a gestação!

Veja também: Clube de livros infantis, vale a pena?

Assine o melhor clube do livro infantil