O Dia do Livro é uma data muito especial, principalmente para os amantes de boas histórias. A leitura não tem idade, desde a gestação já se pode incentivar esse hábito contando histórias para o bebê — além de ler para os pequenos quando ainda não são alfabetizados.

O índice de livros lidos por ano no país ainda não é o ideal. Contudo, parece que esse cenário está mudando! Em 2021, a venda de livros bateu recorde e registrou mais de 55 milhões de exemplares vendidos. O crescimento foi 30% em comparação com 2020, o ano em que a pandemia começou.

Esses números são bem interessantes e mostram que os brasileiros estão valorizando mais a leitura e, o melhor de tudo, estão investindo nisso.

Para comemorar, o que acha de conhecer as datas comemorativas do Dia do Livro? Venha conferir!

Dia do Livro: quais são as datas?

Dia do livro infantil. Criança segurando livro em frente ao rosto

Por mais que o Dia do Livro seja o mais comentado, existem outras datas que também estão relacionadas, mas são mais específicas. Dessa forma, as comemorações podem ser divididas entre nacionais e internacionais.

Esses dias foram criados para celebrar a literatura e sua imensa importância para a formação humana. Os livros nos entregam conhecimentos, nos levam a refletir sobre uma vasta gama de assuntos e estimulam a busca constante por novos aprendizados.

Dessa forma, um dia só não é o suficiente — e é por isso que temos vários dias do livro no ano! Então, aproveite para saber quando comemorar cada um deles!

Assine o melhor clube do livro infantil

Dia Nacional do Livro

Dia do livro e dia nacional do livro. Foto da biblioteca Real Gabinete de Leitura no Rio de Janeiro vista de dentro.
  • Data: 29 de outubro

No Brasil, o Dia Nacional do Livro é celebrado no dia 29 de outubro. A data foi criada junto da primeira biblioteca brasileira, no ano de 1810. A Biblioteca Nacional, que fica localizada no Rio de Janeiro (que então era a capital do país), teve seu acervo criado por milhares de livros trazidos de Portugal por Dom João VI.

A data foi uma homenagem da Coroa Portuguesa à criação da Biblioteca Nacional do Brasil. Com isso, o local tem livros, manuscritos, moedas, medalhas e mapas no seu acervo.

Em 1808, houve a fundação da Imprensa Régia, que editava e imprimia livros à época — e seus livros foram fundamentais para completar a biblioteca. Nesse período, a editora lançou o primeiro livro nacional: o título Marília de Dirceu, do poeta Tomás Antônio Gonzaga.

A partir de então, muitas gerações passaram a ler mais graças às editoras que foram surgindo em território nacional após a Imprensa Régia.

O melhor clube de assinatura de livros infantis do Brasil

Dia Internacional do Livro

  • Data: 23 de abril

O famoso Dia Mundial do Livro — ou simplesmente Dia do Livro — comemorado no dia 23 de abril é uma data para celebrar não apenas esse objeto tão fascinante que guarda em seu interior as mais variadas histórias mas também é o Dia dos Direitos do Autor.

Tradicionalmente, esse dia é voltado a homenagens para escritores de diversos estilos literários. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a data para celebrar os livros e a leitura e também incentivar as pessoas a explorarem o universo dos livros.

A UNESCO teve influência de uma tradição catalã que já era realizada no dia 23 de abril, que também é Dia de São Jorge. Assim, havia um costume de se presentear com uma rosa alguém que comprasse um livro naquele dia. A partir disso, muitos outros países adotaram a troca de flores por livros.

Dessa forma, a data foi escolhida no durante o XXVIII Congresso Geral, realizado em Paris no ano de 1995.

Além da tradição catalã, esse dia também marca a morte de três escritores admirados na história literária: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Por outro lado, outros grandes autores nasceram nesse mesmo dia, entre eles Vladimir Nabokov, Maurice Druon e Haldor K. Laxness.

Como você pode ver, não é à toa que essa data foi escolhida. O Dia do Livro marca a celebração de uma das invenções humanas mais incríveis e que serve para fazer os conhecimentos e histórias serem transmitidos por séculos a fio.

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia do livro e dia nacional do livro infantil. Menina de 8 anos segurando livros e sorrindo
  • Data: 18 de abril

O dia 18 abril foi o escolhido para ser o Dia Nacional do Livro Infantil, mas a data também é conhecida por ser o Dia do Monteiro Lobato, um dos nomes mais importantes da nossa literatura. Afinal, quem não conhece a boneca Emília e a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo?

Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril e, ao longo de sua vida, escreveu dezenas de livros. Por toda a sua contribuição à literatura nacional, o autor foi considerado o “Pai da literatura infantil brasileira”. Um bom título, não acha?

Porém, por ser o dia de nascimento de Monteiro Lobato, a data foi reconhecida com a aprovação da Lei nº 10.402/2002, que decretou de vez o data como Dia Nacional do Livro Infantil.

Dia Internacional do Livro Infantil

  • Data: 2 de abril

Enquanto o Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 18 de abril por ser a data em que nasceu Monteiro Lobato, o Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado no dia 2 de abril, pois homenageia o autor Hans Christian Andersen.

Se você acha que não conhece esse escritor e que nunca leu nada dele, pode ter certeza de que se enganou. Hans Christian Andersen é autor de obras como:

Além destas obras, Andersen também publicou outros livros infantis. Por isso, o Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY) escolheu o dia 2 de abril (data do nascimento do autor) para comemorar o amor das crianças pela leitura. Esse apoio é essencial para que os pequenos leitores continuem lendo contos de fadas, fábulas e outras histórias na infância.

Dia Nacional da Leitura

Dia do livro. Dis nacional do livro infantil
  • Data: 12 de outubro

O dia 12 é feriado nacional, mas além do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, na data também é celebrado o Dia Nacional da Leitura. A data foi instituída pela Lei n.º 11.899/2009, marcando o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

A lei tem como objetivo principal incentivar a leitura, sobretudo entre os jovens. Os livros nos transportam para diferentes épocas, apresentam variadas culturas e nos fazem mergulhar em histórias e universos únicos.

Assine o clube quindim

Como fomentar a leitura para comemorar essas datas?

Algumas crianças só são apresentadas aos livros quando começam a estudar. Nesse contexto, às vezes não conseguem tomar gosto pela atividade porque enxergam a leitura como uma obrigação escolar.

Entretanto, quebrar essa barreira e mostrar para os pequenos que ler é muito gostoso. Além do mais, existem muitos tipos de livros e é importante apresentá-los aos pequenos. Entre as opções, estão romances, poesia etc. Portanto, a melhor forma de celebrar o Dia do Livro é lendo bastante!

O hábito de ler fortalece o vocabulário, estimula a criatividade, melhora diversas habilidades, ajuda a escrever melhor e desenvolve o senso crítico. Então, para aproveitar todos esses benefícios da leitura, temos o Clube de Leitura Quindim, que envia livros escolhidos a dedo para que os pequenos recebam em casa todos os meses. Afinal, é importante consumir conteúdos de qualidade desde a infância!