Incentivar a prática da leitura nas crianças desde pequenas é fundamental para o desenvolvimento infantil. Esse hábito traz muitos benefícios, como, por exemplo: fortalece a memória, ajuda a melhorar o comportamento e desenvolve a empatia. Para estabelecer esse hábito, é preciso que a leitura seja parte da rotina da família e uma atividade prazerosa, não uma obrigação. Você sabe como um clube de leitura infantil pode ajudar sua família nesse processo?

Pode parecer desafiador escolher um livro para as crianças em meio a tantas ofertas no mercado. Afinal, como estar por dentro dos lançamentos e como saber quais as melhores obras para a idade do seu filho? Se você tem essas dúvidas, um clube de assinatura infantil é uma ótima opção para sua família.

Em um clube de leitura, você faz sua assinatura, escolhe o plano ideal para sua família e recebe os livros em casa todo mês. Além da praticidade, a diversidade de livros enviados pelo clube permite que as crianças explorem novos gêneros literários, autores e temáticas, e assim vocês montam uma biblioteca repleta de diversidade! Ainda está em dúvida se vale a pena assinar um clube de leitura? Confira só as 10 vantagens que separamos para você:

10 vantagens de um clube de leitura infantil para as crianças

Qual é o melhor clube de leitura infantil?

1 – Curadoria especializada

Em alguns clubes de leitura infantil como o Clube Quindim, a escolha do livro é feita cuidadosamente por um time de curadores especialistas em literatura infantil. A curadoria garante livros que tratam de assuntos relevantes para cada fase da infância, alta qualidade literária e obras adequadas para a idade do seu pequeno ou pequena.

Veja também: Quem são os curadores do Clube Quindim?

2 – Diversidade de obras

Uma das principais vantagens de fazer parte de um clube, é que você recebe livros de diferentes gêneros literários, temáticas, autores, ilustradores e mais. Muitas das obras enviadas não são encontradas facilmente nas livrarias, já que são lançadas exclusivamente pelo Clube, e talvez você não escolhesse determinados livros por conta própria, porém, acaba os adorando quando recebe. Com um clube de leitura, vocês podem conhecer obras incríveis e se surpreender.


Além de ajudar a criança a construir seu gosto literário, a diversidade dos livros também permite vivenciar outras realidades que vão além de sua experiência pessoal!


Você pode conferir os livros já enviados pelo nosso Clube através da aba seleções em nosso site!

3 – Livros de acordo com a idade da criança

Como já comentamos, escolher o livro ideal para uma criança diante de tantos títulos em uma livraria pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, os clubes de leitura infantil costumam dividir os assinantes por faixas etárias e/ou competência leitora, de modo a eleger títulos compatíveis com a capacidade e a fluência leitora de cada fase. Você também pode conferir indicações de livros de acordo com a idade da criança em nosso site, basta filtrar a faixa etária que deseja na aba seleções.

Veja também: Livros infantis. Faixa etária ou competência leitora?

4 – Cria o hábito da leitura

Clube de leitura infantil para crianças

Os clubes são uma ótima maneira de incentivar a leitura em casa. Afinal, ao receber livros todos os meses vocês serão estimulados a criar esse hábito, já que sempre terá um livro novo na estante esperando para ser lido.

5 – Uma surpresa todo mês

A espera pela chegada do livro gera uma expectativa superpositiva e cria o desejo pela experiência da leitura. Vocês ficarão curiosos para saber qual livro irá chegar, qual será o tema, sobre o que vocês poderão conversar… Afinal, qual criança não adora receber um pacotinho com seu nome que a convida a descobrir um mundo novo todo mês?

6 – Acesso a materiais exclusivos

Além dos livros, alguns clubes de assinatura como o Clube Quindim enviam também materiais exclusivos para acompanhar a leitura. Podem ser encartes com reflexões sobre o livro enviado no kit, dicas de leitura ou algum outro material para as famílias registrarem suas leituras, por exemplo.

7 – Lançamentos exclusivos

Clube de leitura infantil

Uma vantagem muito interessante dos clubes de assinatura é que você pode receber lançamentos exclusivos. Ou seja, é possível que sua família receba livros que nem chegaram nas livrarias ainda. Essa é uma forma vantajosa para as editoras divulgarem seus livros e ainda as ajuda a custear todo o processo de edição e impressão dos novos títulos. Isso quer dizer que, ao fazer parte de um clube, você também está apoiando o mercado editorial brasileiro.

8 – Comodidade

Nada melhor do que receber os livros no conforto de casa, não é mesmo? Com um clube de leitura infantil, você não precisa se preocupar em sair para comprar os livros ou procurar por lojas on-line confiáveis. Muitos pais também têm dúvidas em relação a quais obras escolher para os filhos, já que há várias opções disponíveis. Por isso, os clubes selecionam os livros mais adequados para a idade da criança por você e os entregam em seu lar, tornando a leitura parte de sua rotina familiar.

9 – Momentos em família

Clube de leitura infantil Quindim

Estabelecer uma rotina de leitura com os livros recebidos incentiva não só o hábito de leitura, mas também fortalece os vínculos familiares. Quando pais e filhos se reúnem para conhecer um livro novo, é um momento de troca de afetos e pode ajudar vocês a conversarem sobre temas que dificilmente discutiriam se não fosse pela obra que leram juntos.

10 – Uma biblioteca em casa

Com os livros recebidos, será possível que vocês montem um acervo rico, com livros de diferentes gêneros, estilos de ilustração e escrita, origens e autores. Com uma assinatura de livro infantil, seus filhos terão acesso a uma verdadeira biblioteca em casa em constante crescimento. Nada melhor do que fácil acesso aos livros para formar leitores.

Veja também: Clube de assinatura de livro infantil: qual escolher?

Conheça o Clube de Leitura Quindim

Clube de assinatura infantil

O Clube Quindim é um projeto independente, de impacto social, que reuniu o time dos sonhos para selecionar e levar literatura transformadora a crianças de todo o Brasil.

Idealizado num projeto de conclusão de curso de MBA, o Clube nasceu em dezembro de 2016 reunindo pessoas que queriam fazer que livros transformadores se tornassem parte do cotidiano das famílias brasileiras. De lá para cá, o Clube Quindim já impactou mais de 15 mil crianças de todos os estados brasileiros, chegando a 1500 cidades e entregando mais de 180 mil livros selecionados por um time de curadoria de excelência e diversidade. São em torno de 500 títulos, de mais de 300 autores, de 28 países, mais de 50 gêneros literários, e os mais diversos temas, linguagens e estéticas.

Livros transformadores que desenvolvem não apenas o autoconhecimento, o pensamento crítico e autônomo mas também aquilo que nos faz mais humanos: o afeto e a empatia.

Veja também: Como funciona o Clube Quindim?

Como fazer parte do Clube Quindim?

Se gostou do projeto do Clube e quer fazer parte da família Quindim, é simples:

1. Acesse o nosso clube de leitura.

2. Escolha o plano ideal para sua família: aqui, você pode escolher fazer uma assinatura de adesão mensal, semestral ou anual e quantos livros você quer receber: 1, 2 ou 4 livros por mês.

3. Finalize seu cadastro: lembre-se de que nosso kit é personalizado para cada criança! Então, nessa etapa, é importante informar a data de nascimento e o nome da criança que irá receber os livros. Assim, a criança terá acesso a uma diversidade de temas que estimularão seu desenvolvimento e que serão adequados para cada etapa da infância.

Pronto! Agora todos os meses vocês serão surpreendidos pelo livro que irá chegar e criarão um ritual supergostoso em família, que é leitura compartilhada, aí na sua casa!

Gostou? Não deixe de fazer parte do clube com a melhor curadoria de livros infantis do país e viver momentos inesquecíveis com a leitura em família. Acesse agora mesmo o site do Clube Quindim e escolha o plano ideal para sua família!

Tem alguma dúvida sobre nosso clube ou assinatura?

Acesse o nosso FAQ ou WhatsApp para falar com nosso o time de atendimento.