Em um momento de grande polarização, apresentar livros sobre política aos pequenos pode ser uma forma interessante de iniciar uma conversa sobre um assunto tão importante. Afinal, são muitos os atos políticos de nosso dia a dia: agir com tolerância perante o outro, cuidar do meio ambiente, buscar divisões igualitárias de tarefas, partilhar ideias e até mesmo questionar nossos próprios padrões de comportamento.

Pensando nisso, selecionamos 10 livros sobre política já enviados pelo Quindim para ler em família e refletir sobre os mais diversos assuntos.

Confira a nossa lista de livros sobre política

livros sobre política: juntos e misturados
Autor: Laurent Cardon
Editora: WMF Martins Fontes
Indicado para: 6 a 8 anos

1. Juntos e misturados

Para começar a nossa lista de livros sobre política para os pequenos, temos Juntos e misturados, lançamento exclusivo do Clube Quindim que exalta a importância de mais mulheres na política! E você pode conferir um pouco mais sobre esse livro no nosso canal do YouTube!

Essa obra traz diversas reflexões: Qual a melhor forma de tomar decisões que contemplem a vontade e a opinião de todos? Quem deve ser incluído nessas tomadas de decisões? Apenas uma parcela da população? Ou todos nós? Por meio da situação cômica das galinhas que precisam organizar um exército, este livro traz à tona conceitos-chave da democracia, como a escolha de um representante popular, por exemplo. E essa história mostra também uma causa muito importante: a luta pelo voto feminino, conquistado no Brasil, um dos pioneiros nesse quesito, em 1932. Vida longa às sufragistas brasileiras! 

Veja também: Mais mulheres na política: por que essa representatividade é tão importante?

livros sobre política: Dois meninos de kakuma
Autora: Marie Ange Bordas
Editora: Pulo do Gato
Indicado por: 9 a 12 anos

2. Dois meninos de Kakuma

Em Dois meninos de Kakuma, acompanhamos o dia a dia de dois meninos no campo de refugiados de Kakuma. Essa é uma obra necessária para entender as experiências daqueles que foram forçados a deixar suas casas, e até mesmo suas famílias, para trás. E não têm sido protegidos pelas políticas de imigração e asilo como deveriam. Um livro criado através da pesquisa da importante jornalista Marie Ange Bordas e seu trabalho com os pequenos no campo de Kakuma.

Afinal, não devemos simplesmente falar dos refugiados na mídia, colocando-os sempre no lugar do outro. Mas, sim, lutar para que todos nós, independentemente de nossa origem, tenhamos espaço para contar nossas próprias histórias, como é o caso desse livro tão interessante, ilustrado com ajuda das crianças que participaram do projeto de Marie Ange Bordas. Então que tal aproveitar essa leitura para conversar com os pequenos sobre as vivências dos refugiados? Vocês podem pesquisar e aprender mais juntos!


livros sobre política: zumbi assombra quem
Escritor: Allan da Rosa
Ilustrador: Edson Ikê
Editora: Nós
Indicado para: 9 a 12 anos

3. Zumbi assombra quem?

A próxima obra de nossa lista de livros sobre política fala sobre outra temática muito importante. Nela, conhecemos a história de Candê que descobre que Zumbi não é apenas o morto-vivo construído na mídia mas também o nome de um expoente da luta pela libertação da população negra no Brasil. 

Em uma obra como essa, podemos perceber como a mera representatividade negra não é suficiente para criar uma literatura brasileira que inclua de verdade todos os grupos étnicos. Não basta incorporar uma personagem negra na história. É preciso contar histórias que tratem, de forma respeitosa, das vivências da população negra no Brasil, que falem, sim, do racismo mas também que mostrem a força e a beleza na negritude. E é preciso falar sobre isso com nossos pequenos.


Veja também: Representatividade negra na literatura infantil: veja 10 livros para ler com os pequenos

Livros sobre política: meninos da rua paulo
Autor: Ferenc Molnár
Tradutor: Paulo Rónai
Editora: Companhia das Letras
Indicado para: 9 a 12 anos

4. Os meninos da Rua Paulo

Continuando a lista de livros sobre política, conhecemos, em um dos maiores clássicos da literatura juvenil, a Sociedade de Betume. Um grupo de meninos que vive suas próprias regras, segue sua própria hierarquia, suas próprias políticas. Entretanto, também defende a infância e tudo que ela representa, mesmo que, durante a maior parte da obra, imite a vida adulta e suas estruturas. 

Em um momento de grande polarização, em que muitas vezes percebemos estratégias problemáticas na política, um aspecto interessante nesta obra é a forma como as duas sociedades oponentes que protagonizam o livro se tratam com grande respeito em suas disputas.


livros sobre política: nicolau tinha uma ideia Ruth Rocha
Autora: Ruth Rocha
Ilustrador: Alcy
Editora: Salamandra
Indicado para: 3 a 5 anos

5. Nicolau tinha uma ideia

Às vezes, acabamos nos isolando, deixamos de compartilhar as nossas ideias e também de ouvir o que os outros têm a dizer. É isso que vemos em Nicolau tinha uma ideia, em que os personagens têm apenas um pensamento, sem nunca compartilhá-lo com os demais. Até que Nicolau decide contar sua ideia a todos, e vemos uma troca começar a acontecer. Ficar sempre aberto a diferentes perspectivas pode ser transformador e é por isso que esta obra integra a nossa lista de livros sobre política.

Você conversa com o seu pequeno sobre as ideias que ele tem? Esse momento de troca pode ser muito potente e até ajudar você a enxergar novamente com o olhar livre da infância.


livros sobre política Triz Leo Lionni
Autor: Leo Lionni
Tradutora: Dani Gutfreund
Editora: Livros da Matriz
Indicado para: 3 a 5 anos

6. Triz

Quando os peixinhos vermelhos nadam sozinhos pelo oceano, correm grande perigo, afinal, são muito menores que os grandes predadores que rondam o mar. Mas então Triz tem uma grande ideia! Se todos se unirem e nadarem juntos formando um grande cardume, a união dará a eles tamanho suficiente para espantar os grandes peixes! 

Esta obra foi mais um lançamento exclusivo do Clube Quindim e é muito importante na nossa lista de livros sobre política, pois mostra como a coletividade tem um importante papel para nos proteger, tanto nas profundezas do oceano como também nos pequenos gestos que fazemos dia a dia: reciclagem e o cuidado com o meio ambiente no geral, as práticas seguras no trânsito e os trabalhos que desenvolvemos em equipe em casa e no ambiente de trabalho. Afinal, a estrutura só funciona quando cada um faz a sua parte! 

E o seu pequeno, ele gosta de trabalhar em grupo? Após a leitura deste livro, vale conversar sobre isso, refletindo sobre a força do coletivo nos diversos aspectos de nossa vida.


livros sobre política: siga a seta
Escritora: Isabel Minhós Martins
Ilustrador: Andrés Sandoval
Editora: Companhia das Letrinhas
Indicado para: 6 a 8 anos

7. Siga a seta!

Outro dos nossos livros sobre política é Siga a seta. Nele, você vai conhecer uma cidade repleta de placas que indicam a todos os caminhos que devem seguir. E os moradores sequer sabem o motivo de obedecerem a essas orientações. Até que um dia, um deles resolve parar e seguir por outros caminhos, e é então que ele descobre coisas incríveis!

É muito comum (e até mesmo saudável!) que criemos algumas rotinas em nosso dia a dia. Mas, muitas vezes, acabamos entrando no automático e sequer percebemos o que estamos fazendo. É difícil questionar os nossos próprios padrões de comportamento. Mas, apesar de a rotina ser importante, é necessário também mergulharmos em nós mesmos e repensarmos: por que fazemos as coisas dessa forma? E mais: isso nos faz felizes?


livros sobre política: um dia, um rio
Escritor: Leo Cunha
Ilustrador: André Neves
Editora: Pulo do Gato
Indicado para: 6 a 8 anos

8. Um dia, um rio

Esta é uma obra que trata com muita sensibilidade o desastre que acometeu o Rio Doce. Com os versos de Leo Cunha e as ilustrações de André Neves, mergulhamos na dor de quem viveu e testemunhou essa tragédia, mas saímos com a esperança de quem imagina águas mais calmas no futuro.

Neste 5 de novembro de 2020, completa 5 anos o rompimento da barragem da Samarco Mineração em Mariana, Minas Gerais, que liberou 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração no meio ambiente. 19 pessoas morreram soterradas. E, segundo o Ministério Público Federal, foram retiradas 14 toneladas de peixes mortos dos rios Carmo e Doce, 41 cidades foram afetadas, 3 reservas indígenas foram atingidas e 240,88 hectares da Mata Atlântica foram degradados. O rompimento da barragem de Mariana foi considerado na época a pior catástrofe ambiental que o Brasil já viveu.

Seus pequenos provavelmente não se lembram de quando o rompimento da barragem de Mariana aconteceu. Mas, dado o seu impacto sobre o meio ambiente e a vida de milhares de pessoas, que tal iniciar uma conversa com o pequeno sobre esse e outros desastres ambientais?


livros sobre política: Clarice do escritor Roger Mello
Autor: Roger Mello
Ilustrador: Felipe Cavalcante
Editora: Global
Indicado para: 9 a 12 anos

9. Clarice

Com um projeto gráfico ganhador do Prêmio Jabuti 2019, esta obra chega com muitas reflexões importantes sobre o poder da leitura em momentos de opressão. Seu primeiro capítulo, aliás, nos mostra a família da protagonista derrubando seus livros no lago, amarrados com pedras, para escapar à perseguição política da época. Cena muito recorrente durante a ditadura militar brasileira. Clarice, a protagonista dessa obra, narra as suas experiências nesse período difícil por meio do olhar livre e curioso da infância. 

Você já conversou com o seu filho sobre a ditadura militar do Brasil? Que tal aproveitar essa leitura e convidar os avós dele ou outra pessoa que viveu esse período para conversar a fundo sobre esse momento turbulento de nossa história? Afinal, entender nosso passado é essencial para criarmos um futuro melhor e mais livre para todos nós.


Veja também: Censura é tema de obra infantil: saiba o que há por trás desse conceito e por que abordá-lo com crianças

livros sobre política: gente de cor cor de gente mauricio negro
Autor: Mauricio Negro
Editora: FTD
Indicado para: 6 a 8 anos

10. Gente de cor, cor de gente

Você se sente representado na mídia? Essa representação é sempre positiva? Ou majoritariamente negativa? Quantas pessoas com a sua cor de pele fazem parte de seu convívio? Quantas pessoas de sua cor de pele trabalham em sua empresa? Dependendo de sua cor de pele, você será muito mais representado na mídia. Ou, então, não será representado em posições de destaque. E a mídia, a literatura, a cultura são reflexos das injustiças que devastam a sociedade. Por isso, vale sempre refletir: as obras literárias que seu pequeno lê têm representado igualmente todos os povos que vivem no Brasil? Em Gente de cor, cor de gente, livro-imagem enviado pelo Clube Quindim em agosto e última obra da nossa lista de livros sobre política, encontramos personagens de diversas cores de pele compartilhando os seus sentimentos de alegria, tristeza, raiva, dor e vários outros. Um livro que mostra a força daquilo que nos une: nossa humanidade.


Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!