O Clube Quindim enviou, em julho, livros incríveis para a leitura em família! Alguns são super divertidos, outros nos fazem refletir e tem até aqueles que nos fazem falar alto, ficar em silêncio ou mesmo assoprar suas páginas, interagindo com o livro de forma tátil! Não importa qual você escolha, temos certeza de que irá gostar bastante. Então vem conferir essas dicas de livros para ler em família!

Leitura em família: dicas para pré-leitores (0 a 2 anos)

o bocejo Ilan Bremnan, Renato Moriconi
Autores: Ilan Brenman e Renato Moriconi
Editora: Editora do Brasil
 

Bocejo

A humanidade como um todo tem várias coisas em comum, e uma delas é… o sono. Neste livro, acompanhamos a História do mundo através de figuras históricas enquanto fazem algo que você provavelmente já fez várias vezes hoje: bocejar. Aposto que você nunca pensou que poderia acompanhar milênios de História em tão poucas páginas, não é mesmo? Entretanto, neste livro, um bocejo, daqueles irresistíveis, vai contagiando figuras marcantes da História. Tudo começa lá no Jardim do Éden, passa por personagens como um faraó e uma bruxa até chegar ao astronauta (e a você!).

Bocejo é um ótimo livro para a leitura em família, pois encadeamento de imagens dialoga com o repertório do adulto ao mesmo tempo que encanta o leitor bebê com a riqueza visual, o formato que quase o abraça e o humor.

leitura em familia: cadê a mosca. Renata Bueno
Autora: Renata Bueno
Editora: Jujuba

Cadê a mosca?

Cadê a mosca? é um ótimo livro para se ler em família. Afinal, tem poemas divertidos e cheios de ritmo que são acima de tudo charadas para você descobrir onde está escondida a mosca. Será que você consegue encontrá-la? Nos livros para bebês, quando o leitor ainda não compreende grande parte dos significados das palavras, a sonoridade, com seus ritmos, danças sonoras e, além disso, entonações, tem um papel muito importante no processo de aquisição de linguagem, auxiliando na sua internalização.

Veja também: A importância da leitura para bebês

Livros para leitura em família para iniciantes (3 a 5 anos)

Leitura em familia: diga oi ao homem invisivel. Manuel Filho ilustradora Ana Matsusaki. Leitura em familia
Escritor: Manuel Filho
Ilustradora: Ana Matsusaki
Editora: Editora do Brasil

Diga oi ao homem invisível

Um dos livros infantis pra crianças de 3 a 5 anos enviados em julho foi este lançamento exclusivo do Clube Quindim Diga oi ao homem invisível. Nesta obra, o leitor busca o homem invisível. Mas será que ele conseguirá ouvir você? A história convida o leitor a interagir com a história de maneira física, tátil, o que torna este um livro muito divertido para a leitura em família. Afinal, ao instigar a busca pelo homem invisível, a obra leva o leitor a falar mais alto, a fazer silêncio e até a assoprar a página. Este livro que vai divertir toda a família nessa busca pelo homem invisível que insiste em escapar do leitor.

leitura em família: monstro rosa. Olga de Dios
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá

Monstro rosa

O Monstro Rosa é colorido e grande onde tudo é branquinho e pequenininho. Ele não se encaixa ali, mas vive da melhor maneira e pode até decidir buscar outro caminho. Perceber-se diferente não é fácil. Pode criar muitas dúvidas e até mesmo nos incentivar a mudar quem somos para nos encaixarmos melhor. Entretanto, o Monstro Rosa não demonstra essa intenção.

As ilustrações, na verdade, nos mostram que ele leva tudo da melhor forma possível, sem que surja uma percepção negativa sobre si mesmo. Essa é uma mensagem muito importante nesta obra, afinal, nem sempre será possível buscarmos outro caminho como fez o Monstro Rosa, mas podemos escolher olhar pra nós com carinho e buscar um lado bom nos momentos difíceis.

Veja também: Quem é seu filho? Como apoiar a criança na construção de sua identidade

Dicas para a leitura em família com leitores autônomos (6 a 8 anos)

leitura em família: greg, o menino que morava em um trem. Odilon Moraes. Ana Luiza Badaró
Escritora: Ana Luiza Badaró
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Tigrito

Greg, o menino que morava em um trem

O trem em que Greg mora acompanha seus altos e baixos, seus finais e seus reinícios. Uma obra linda para falar sobre as dores da infância, o divórcio, as despedidas e, além disso, os reencontros. Algo muito presente neste livro (e, é claro, na vida) são as despedidas. Aliás, todos nós passamos por isso o tempo todo: a mudança de casa e perda de contato com vizinhos, a mudança de escola ou de trabalho e até mesmo o divórcio, seja nosso ou dos nossos pais. Por isso, esse livro é muito interessante para a leitura em família, principalmente se a sua está passando por uma dessas fases.

Além disso, a diferença principal entre algumas dessas vivências na infância e na fase adulta é que na infância muitos laços são criados e partidos não pela opção da criança, mas por uma imposição das escolhas dos adultos. Aqui, é emocionante ver Greg se emancipando em sua decisão de seguir fortalecendo os laços de afeto que criou ao longo de sua vida, independentemente das escolhas de seus pais.

Veja também: Divórcio com filhos: como ajudar os pequenos a lidar com as mudanças

leitura em família: o livro maluco das poções magicas. Leo Cunha. Mariana Massarani
Escritor: Leo Cunha
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Editora do Brasil

O livro maluco das poções mágicas

Neste livro, em receitas cheias de humor, conhecemos poções mágicas com efeitos certamente diversos. É uma obra para divertir e ler em família! Afinal, livro brinca com os trocadilhos, explora as possibilidades da linguagem para transmitir seu humor. É sem dúvida um exemplar para guardar na mesa de cabeceira ou até mesmo na mesinha da sala, para pegar de vez em quando, ler algumas páginas e se divertir com esse humor leve. 

Dicas para a leitura em família com leitores fluentes (9 a 12 anos)

leitura em família: representatividade negra na literatura infantil: foi ele que escreveu a ventania. Rosana Rios Ilustrador Mauricio Negro
Escritora: Rosana Rios
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Pulo do Gato

Foi ele que escreveu a ventania

Tui encontra na poesia um refúgio, um lugar para entender suas aflições. Inspirado por uma obra que ganha de presente, decide escrever ele mesmo um poema e então convocar a ventania para os dias quentes. Este livro conta uma história sobre a potência e a importância da poesia do texto poético.

Tui encontra na poesia um lugar de conforto, mas, também, um espaço para pensar suas aflições, seus desconfortos. Na escola, em meio a tanto calor, ele prefere se recostar com o seu livro secreto, aquele que fica no caixote que nenhuma das outras crianças dá tanta atenção. Nesse sentido, é importante também a influência da professora e além disso da família do pequeno, que o incentivam na leitura e ficam felizes em vê-lo com o livro em mãos. 

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

Leitura em familia: Zubair e os labirintos. Roger Mello
Autor: Roger Mello
Editora: Companhia das
Letrinhas

Zubair e os labirintos

Em meio a uma guerra, Zubair tenta fugir e se depara com um livro que o leva então para uma viagem por 13 labirintos. Este livro traz um formato peculiar: ao abrirmos,temos de desdobrar o começo da história, para então chegarmos ao livro que Zubair encontra e começarmos a ler da esquerda para a direita, o contrário do padrão ocidental, o que pode trazer uma nova dinâmica aos momentos de leitura em família.

Desde o início, interagimos de forma tátil com o livro, desdobrando-o, mas o narrador chega a pedir intervenções do leitor nas páginas, como na página 6 onde há instruções específicas para passar pelo labirinto número 2. Esse formato original e até mesmo peculiar pode causar certa confusão de início, mas torna a obra ainda mais interessante.