No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Conversar com os pequenos e as pequenas sobre o desmatamento e sobre a importância da preservação da Amazônia e do Meio Ambiente como um todo é essencial para criar gerações mais cidadãs e conscientes!

Livros sobre o meio ambiente para educação infantil. Livro pássaros
Imagem do livro A perigosa vida dos passarinhos pequenos, de Míriam Leitão e Rubens Matuck

Reconhecendo a importância de trazer obras que abordem o meio ambiente para a educação infantil, o Clube Quindim separou então alguns livros que são ótimos para tratar sobre o tema com os pequenos dessa faixa etária. Além disso, mais do que livros sobre meio ambiente, trazemos aqui também livros que falam da nossa fauna e da nossa flora, tendo a natureza brasileira como protagonista

VEJA LIVROS COM HISTÓRIA INFANTIL SOBRE MEIO AMBIENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 2 ANOS

Cadê os bichos? (autora Cris Eich, editora Bamboozinho)
Autora: Cris Eich
Editora: Bamboozinho
 

1 – Cadê os bichos?

Quais animais o seu pequeno conhece? Provavelmente, animais como girafa, elefante e urso fazem parte da resposta, mas e quanto aos animais da fauna brasileira? Construir repertório é algo contínuo, que se faz dia a dia. Por isso, a primeira obra da nossa lista de livros sobre meio ambiente para a educação infantil apresenta animais característicos da nossa fauna, que, muitas vezes, por conta da colonização cultural que sofremos, não fazem parte da cultura e do repertório da primeira infância.

Em Cadê os bichos?, mãe e filha vão passear na floresta e conhecer os animais da natureza brasileira, mas o bicho homem também passou por lá e deixou sua marca. Enquanto as crianças se divertem e aprendem com essa história infantil sobre meio ambiente, os leitores mais experientes serão tocados pelo seu final abrupto e real.

Veja também: 8 livros infantis com a diversidade da Amazônia

Pé-de-bicho (escritora Márcia Leite, ilustrações de Joãocaré, editora Pulo do Gato).
Escritora: Márcia Leite
Ilustrador: Joãocaré
Editora: Pulo do Gato

2 – Pé-de-bicho

Em forma de lengalenga, a diversidade da nossa flora aparece neste delicioso conto acumulativo de Márcia Leite e Joãocaré, no qual cada bicho que surge na árvore se transforma em um convite para explorar a ilustração. E, se no começo desse livro infantil sobre meio ambiente, é fácil encontrar os animais, ao longo da leitura vai se tornando cada vez mais desafiador! Livros de procurar, do estilo Onde está Wally?, são comuns nas mais variadas faixas etárias e permitem a exploração das imagens, pois muitas vezes fazem que o leitor descubra nas ilustrações muitos detalhes que passariam despercebidos.

Tapajós (autor Fernando Vilela, editora Brinque-Book).
Autor: Fernando Vilela
Editora: Brinque-Book

3 – Tapajós

Nesta história infantil sobre meio ambiente de Fernando Vilela, acompanhamos o cotidiano de Cauã e Inaê, que vivem em um vilarejo às margens do rio Tapajós. Eles moram em uma casa de palafitas, e o tempo é marcado pela estação das chuvas, quando eles têm de se mudar de casa.

Além da narrativa do texto, há muito para se ver e conhecer sobre a vida das personagens conforme observamos as ricas imagens do autor. Afinal, Vilela nos encanta nos detalhes da vegetação característica, nas roupas dos personagens, nas redes onde eles dormem, nos animais etc. Tudo isso compõem a nossa rica cultura, por isso esse livro é uma ótima opção para tratar do meio ambiente para a educação infantil com um enfoque na vida junto ao rio Tapajós.

Assine o melhor clube do livro infantil

VEJA LIVROS COM HISTÓRIA INFANTIL SOBRE MEIO AMBIENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS PEQUENOS DE 3 A 5 ANOS

Manaus (autora Irena Freitas, editora Edições Barbatana)
Autora: Irena Freitas
Editora: Barbatana

4 – Manaus

Você tem vontade de conhecer a cidade de Manaus? Então este livro de Irena Freitas é para você! Manaus é um livro-sanfonado que nos leva a um passeio pela capital do estado do Amazonas, onde podemos conhecer as ruas, observar seus moradores e o cenário desta rica cidade no coração da Amazônia. O Brasil é um país de dimensões continentais e repleto de diversidade cultural, porém grande parte dos brasileiros não tem a oportunidade de conhecer com os próprios olhos toda a diversidade presente no país em que vivem.

É ai que entra a importância da literatura, que é capaz de nos apresentar a diferentes realidades e pode ser uma ferramenta para entendermos a importância da preservação da Amazônia e do meio ambiente.

Boniteza Silvestre (autor Lalau, ilustrações Laurabeatriz, editora Peirópolis)
Escritor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Editora: Peirópolis

5 – Boniteza silvestre

Nos poemas de Lalau, poesia e informação se encontram de maneira lírica e ao mesmo tempo delicada. Eles têm um ritmo e uma musicalidade que tornam a leitura muito divertida. Além disso, no texto os leitores podem encontrar algumas pistas sobre o animal homenageado, seu habitat e suas características.

O formato alongado do livro Boniteza Silvestre certamente dá destaque e espaço para as lindas ilustrações da artista plástica e ilustradora Laurabeatriz. A dupla Lalau e Laurabeatriz já publicou mais de 60 livros juntos. O primeiro foi Bem-te-vi e outras poesias em 1994. A fauna, a flora e o folclore brasileiros são temas recorrentes em seus livros, com os quais, aliás, já ganharam muitos prêmios.

Veja também: Biodiversidade: Por que a flora e fauna brasileira deveriam estar mais presentes no livro infantil?

Abaré (autora Graça Lima, editora Paulus).
Autora: Graça Lima
Editora: Paulus

6 – Abaré

Nossa próxima dica de livros infantis sobre meio ambiente para a educação infantil é o Abaré. Este livro de imagem narra um dia de um garoto indígena mati e seus abarés (amigos). Os matis têm grande amor pela floresta e pelos animais, e para eles todos são abarés! A obra traz muitos animais da fauna brasilei­ra.

Em uma leitura compartilhada, é importante nomear com a criança os animais que aparecem na imagem, em um exercício de memória e lin­guagem. Nomes de origem indígena são desconhecidos por muitos brasileiros. Sofremos grande colonização cultural, temos “ur­sos” de pelúcia (mesmo que não haja ursos de verdade no Brasil), mas por vezes pouco conhecemos a diversidade maravilhosa de nossa fauna.

VEJA LIVROS COM HISTÓRIA INFANTIL SOBRE MEIO AMBIENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS PEQUENOS DE 6 A 8 ANOS

Estranhas criaturas (escritor Cristóbal León, ilustrações Cristina Sitja Rubio, editora WMF Martins Fontes)
Escritor: Cristóbal León
Ilustradora: Cristina Sitja Rubio
Editora: WMF Martins Fontes

7 – Estranhas criaturas

Os animais da floresta são convidados para uma festa, mas quando voltam não encontram mais suas casas: sua floresta havia sido devastada. Estranhas criaturas levaram as árvores embora. Nesta instigante obra, os autores nunca diferenciam os seres humanos (as estranhas criaturas) dos animais. Para resolver o problema, os animais da floresta usam então as mesmas estratégias que os humanos lançaram mão para desmatar a floresta.

Ao ignorar a pretensa hierarquia entre seres humanos e animais, os autores nos colocam em uma posição muitas vezes incômoda, mas que nos faz pensar de maneira crítica a respeito do nosso próprio comportamento. Afinal, o desconforto faz parte desta história infantil sobre meio ambiente, pois ela promove reflexões e nos tira da zona de conforto.

A perigosa vida dos passarinhos pequenos (escritora Míriam Leitão, ilustrações Rubens Matuck, editora Rocco)
Escritora: Míriam Leitão
Ilustrador: Rubens Matuck
Editora: Rocco

8 – A perigosa vida dos passarinhos pequenos

Esta obra de Míriam Leitão traz, costurada em uma história central, uma série de pequenas narrativas sobre pássaros pequenos. A autora explica que tais histórias surgiram de fatos observados em seu sítio. Afinal, no cotidiano acelerado, muitas vezes ficamos ensimesmados e não conseguimos parar para observar o mundo que acontece ao nosso redor. O mundo das pequenices, tão reveladoras. As delicadas ilustrações desta obra retratam os pássaros com verossimilhança. Lembram ilustrações antigas, de caráter mais realista. Suaves, tornam-se um convite para leitores de diferentes idades adentrarem nesse mundo sob a perspectiva dos passarinhos.

VEJA LIVROS COM HISTÓRIA INFANTIL SOBRE MEIO AMBIENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS PEQUENOS DE 9 A 12 ANOS

Contos da Selva (escritor Horacio Quiroga, ilustradora Anabella López, editora FTD)
Escritor: Horacio Quiroga
Ilustradora: Anabella López
Editora: FTD

9 – Contos da selva

Nesta história infantil sobre meio ambiente, um dos maiores escritores latino-americanos do século XX, Horacio Quiroga, propõe aos leitores reflexões sobre a relação entre homem e natureza. Por meio das ricas ilustrações de Anabella López, podemos ver representadas a fauna e flora da América Latina. Quantos dos livros infantis que você leu na sua infância ou apresenta às crianças nos dias de hoje possuem tamanha representatividade no texto e nas ilustrações? Isso por si só já é um grande motivo para ler esta coletânea de contos!

O cão e o curumim (escritor Cristino Wapichana, ilustradora Taisa Borges, editora Melhoramentos)
Escritor: Cristino Wapichana
Ilustradora: Taisa Borges
Editora: Melhoramentos

10 – O cão e o curumim

O cão e curumim é uma obra não só para falar sobre o meio ambiente mas também é uma história infantil com representatividade indígena. Através da narrativa de Cristino Wapichana, podemos conhecer o cotidiano de uma aldeia indígena e nos emocionar com a relação afetuosa entre um curumim, que significa menino na língua tupi, e seu cachorro. Damos destaque também às ilustrações de Taisa Borges que representam com muita potência as árvores, os animais e todo o bioma brasileiro.

Assine o clube quindim