7 Livros sobre o meio ambiente para educação infantil

Reconhecendo a importância de trazer obras que abordem o meio ambiente para a educação infantil, o Clube Quindim separou então alguns livros que são ótimos para tratar sobre o tema com os pequenos dessa faixa etária. Além disso, mais do que livros sobre meio ambiente, trazemos aqui também livros que falam da nossa fauna e da nossa flora, tendo a natureza brasileira como protagonista. 

Veja livros sobre o meio ambiente na educação infantil dos pequenos de 0 a 2 anos

meio ambiente educação infantil cadê os bichos
Autora: Cris Eich
Editora: Bamboozinho
 

Cadê os bichos?

Quais animais o seu pequeno conhece? Provavelmente, animais como girafa, elefante e urso fazem parte da resposta, mas e quanto aos animais da fauna brasileira? Construir repertório é algo contínuo, que se faz dia a dia, por isso a primeira obra da nossa lista de livros sobre meio ambiente para a educação infantil apresenta animais característicos da nossa fauna, que, muitas vezes, por conta da colonização cultural que sofremos, não fazem parte da cultura e do repertório da primeira infância. Em Cadê os bichos?, mãe e filha vão passear na floresta e conhecer os animais da natureza brasileira, mas o bicho homem também passou por lá e deixou sua marca, enquanto as crianças se divertem e aprendem com essa história, os leitores mais experientes serão tocados pelo seu final abrupto e real.

Veja também: 8 livros infantis com a diversidade da Amazônia

meio ambiente educacao infantil: Pé-de-bicho márcia leite joãocaré
Escritora: Márcia Leite
Ilustrador: Joãocaré
Editora: Pulo do Gato

Pé-de-bicho

Em forma de lengalenga, a diversidade da nossa flora aparece neste delicioso conto acumulativo, em que cada bicho que surge na árvore se transforma em um convite para explorar a ilustração. E, se no começo desse livro infantil sobre meio ambiente, é fácil encontrar os animais, ao longo da leitura vai se tornando cada vez mais desafiador! Livros de procurar, do estilo Onde está Wally?, são comuns nas mais variadas faixas etárias e permitem a exploração das imagens, pois muitas vezes fazem que o leitor descubra nas ilustrações muitos detalhes que passariam despercebidos.

meio ambiente educacao infantil:Tapajós fernando vilela
Autor: Fernando Vilela
Editora: Brinque-Book

Tapajós

Nesta obra de Fernando Vilela, acompanhamos o cotidiano de Cauã e Inaê, que vivem em um vilarejo às margens do rio Tapajós. Eles moram em uma casa de palafitas, e o tempo é marcado pela estação das chuvas, quando eles têm de se mudar de casa. Além da narrativa do texto, há muito para se ver e conhecer sobre a vida das personagens conforme observamos as ricas imagens do autor. Afinal, Vilela nos encanta nos detalhes da vegetação característica, nas roupas dos personagens, nas redes onde eles dormem, nos animais etc. Tudo isso compõem a nossa rica cultura, por isso esse livro é uma ótima opção para tratar do meio ambiente para a educação infantil com um enfoque na vida junto ao rio Tapajós.

Veja também: Biodiversidade: Por que a flora e fauna brasileira deveriam estar mais presentes no livro infantil?

Veja livros sobre o meio ambiente na educação infantil dos pequenos de 3 a 5 anos

meio ambiente educacao infantil: boniteza silvestre
Escritor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Editora: Peirópolis

Boniteza silvestre

Nos poemas de Lalau, poesia e informação se encontram de maneira lírica e ao mesmo tempo delicada. Eles têm um ritmo e uma musicalidade que tornam a leitura muito divertida. Além disso, no texto os leitores podem encontrar algumas pistas sobre o animal homenageado, seu habitat e suas características. O formato alongado do livro certamente dá destaque e espaço para as lindas ilustrações da artista plástica e ilustradora Laurabeatriz. A dupla Lalau e Laurabeatriz já publicou mais de 60 livros juntos. O primeiro foi Bem-te-vi e outras poesias, em 1994. A fauna, a flora e o folclore brasileiros são temas recorrentes em seus livros, com os quais, aliás, já ganharam muitos prêmios.

meio ambiente educacao infantil: Abaré graça lima
Autora: Graça Lima
Editora: Paulus

Abaré

Para finalizar a nossa lista de livros infantis sobre meio ambiente para a educação infantil, temos o Abaré. Este livro de imagem narra um dia de um índio mati e seus abarés (amigos). Os matis têm grande amor pela floresta e pelos animais, e para eles todos são abarés! A obra traz muitos animais da fauna brasilei­ra. Em uma leitura compartilhada, é importante nomear com a criança os animais que aparecem na imagem, em um exercício de memória e lin­guagem. Nomes de origem indígena são desconhecidos por muitos brasileiros. Sofremos grande colonização cultural, temos “ur­sos” de pelúcia (mesmo que não haja ursos de verdade no Brasil), mas por vezes pouco conhecemos da diversidade maravilhosa de nossa fauna.

Veja livros sobre o meio ambiente na educação infantil dos pequenos de 6 a 8 anos

meio ambiente educação infantil: estranhas criaturas
Escritor: Cristóbal León
Ilustradora: Cristina Sitja Rubio
Editora: WMF Martins Fontes

Estranhas criaturas

Os animais da floresta são convidados para uma festa, mas quando voltam não encontram mais suas casas: sua floresta havia sido devastada. Estranhas criaturas levaram as árvores embora. Nesta instigante obra, os autores nunca diferenciam os seres humanos (as estranhas criaturas) dos animais. Para resolver o problema, os animais da floresta usam então as mesmas estratégias que os humanos lançaram mão para desmatar a floresta. Ao ignorar a pretensa hierarquia entre seres humanos e animais, nos colocam em uma posição muitas vezes incômoda, mas que nos faz pensar de maneira crítica a respeito do nosso próprio comportamento. Afinal, o desconforto faz parte da obra literária pois ela promove reflexões e nos tira da zona de conforto.

Grandes escritoras brasileiras: meio ambiente educacao infantil: a perigosa vida dos passarinhos pequenos miriam leitão rubens matuck
Escritora: Míriam Leitão
Ilustrador: Rubens Matuck
Editora: Rocco

A perigosa vida dos passarinhos pequenos

Esta obra de Míriam Leitão traz, costurada em uma história central, uma série de pequenas narrativas sobre pássaros pequenos. A autora explica que tais histórias surgiram de fatos observados em seu sítio. Afinal, no cotidiano acelerado, muitas vezes ficamos ensimesmados e não conseguimos parar para observar o mundo que acontece ao nosso redor. O mundo das pequenices, tão reveladoras. As delicadas ilustrações desta obra retratam os pássaros com verossimilhança. Lembram ilustrações antigas, de caráter mais realista. Suaves, tornam-se um convite para leitores de diferentes idades adentrarem nesse mundo sob a perspectiva dos passarinhos.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

alteridade e empatia clube quindim

O QUE É ALTERIDADE E EMPATIA: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E COMO ENSINAR ESSES CONCEITOS AOS PEQUENOS

A importância da floresta Amazônica

Ensine a importância da floresta amazônica a seus filhos e conscientize-os sobre a preservação do Meio Ambiente!

Histórias de animais para crianças

8 histórias de animais que as crianças precisam conhecer

Xenofobia. Como abordar o assunto com as crianças

O que é xenofobia? Veja como falar sobre o preconceito contra o diferente com as crianças

Ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

consumo consciente para crianças

Consumo consciente para crianças: ensine seu filho a ser um consumidor consciente