Imagine uma imensa árvore que é um ponto de encontro no meio da floresta, onde todos os animais podem se reunir e se divertir. Mas é pé de quê? É um pé-de-bicho! A árvore frondosa está bem ali, no meio do livro, para receber os mais diferentes animais da fauna brasileira: araras, capivaras, jabutis, jaguatiricas, jararacas, quatis, todos são bem vindos para brincar até cansar e depois partir.
Em forma de lengalenga, o texto brinca com a rima e a quantidade, hora crescente, hora decrescente, dos elementos. Marcia Leite conduz uma grande festa, criando expectativa no leitor para saber quais serão os próximos animais a chegarem, devido à junção e à combinação sonora dos nomes.
Nas ilustrações de Joãocaré, os animais se acumulam e vivem harmoniosamente neste imenso pé-de-bicho onde sempre cabe mais um! Nossos olhos fixos nas páginas, circulam curiosos explorando a abertura de páginas na procura dos animais que se aproximam voando, saltando e correndo. A cada nova leva de animais, acompanhamos as interações e nos envolvemos neste jogo cheio de cores, tons, texturas e diferentes espécies.