Passear pelas ruas de uma metrópole cravada no seio amazonense rende muitas histórias. Irena Freitas, em seu livro de estreia, reúne algumas experiências pessoais – e outras imaginárias – e descreve um dia inteirinho na exuberante cidade de Manaus, onde viveu.
O livro sanfonado traz, de um lado, belas, divertidas e coloridas ilustrações com poucas intervenções textuais banhadas pela linguagem local. Intercalam-se imagens de pontos turísticos, feira e ruelas, em movimentos cotidianos que de uma página para outra encaminham o leitor para as várias nuances da capital amazonense, do fervo à calmaria. Do outro lado, o livro se revela um compilado informativo sobre a cidade.
As ilustrações são acompanhadas de conteúdo sobre a fauna, a flora, o patrimônio cultural, os hábitos e costumes daquele povo. Explorar a cidade flutuante, comprar um tucunaré fresco, encontrar a mana para comer um tacacá, dançar forró e boi-bumbá, observar uma arara ou um tucano enquanto se passa pelo centro a caminho do impactante Teatro Amazonas são algumas das possibilidades trazidas pela artista.
A estética escolhida por Irena, que também assina o projeto gráfico, dá à narrativa uma voz contemporânea. Pode-se conhecer aspectos da Manaus de agora por meio deste imenso cartão postal encantado. A editora o chama de livro-cidade, é possível nomeá-lo também de livro-convite. Após a leitura, impossível não desejar sentir o gosto e o som de Manaus.