A maneira que o ser humano explora os recursos naturais e o tráfico de animais ameaçam a existência de algumas espécies. Neste livro, há 11 bicho-poemas sobre animais ameaçados pela ação humana. A partir da poesia e da aquarela, há o encantamento com os animais e uma maior consciência ambiental.
Imaginativos e divertidos, os poemas rimam com os nomes, as formas e os detalhes dos bichos. Arara-canindé, mico-estrela, coruja-suindara, cavalo-marinho, saíra-sete-cores, iguana, galo- da-campina, jabuti, macaco-prego, falcão-peregrino e tié-sangue. Cada um tem evidenciado nos poemas alguma de suas características. Um exemplo é a arara-canindé, que voa aos pares e nunca mais se separam. "Voar aos pares, além do até."
O livro encerra com uma "bichografia", que apresenta informações sobre os animais de cada poesia. As ilustrações coloridas de Laurabeatriz são feitas em aquarela. Boniteza Silvestre faz parte da Coleção Bicho-Poema junto aos títulos Rimas da floresta e Belezura Marinha. O trio corresponde à primeira coleção de livros verdes e livres de carbono. Foi impressa pelo conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC). Além disso, parte dos direitos autorais é redirecionada à Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).