Você ainda tem o primeiro desenho que você fez? Se lembra do primeiro quadro que pintou? Quanto tempo faz desde a última vez em que comprou um lápis de cor para você ou leu livros sobre arte? Infelizmente, nós tendemos a deixar a arte na infância, e quanto mais crescemos, menos cor damos a nossas vidas.

Imagem do livro A tela de Yulu, de Cao Wenxuan e Suzy Lee
Imagem do livro A tela de Yulu, de Cao Wenxuan e Suzy Lee, já enviado pelo Clube Quindim.

A realidade, contudo, não precisa ser assim! Podemos ser adultos e gostar de pintar, comprar livros de colorir, desenhar nossos sonhos e fazer a arte presente no nosso cotidiano. Pensando nisso, o Quindim separou nesta lista 8 livros sobre arte para não só para ajudar os pequenos a formarem as primeiras memórias com esse aspecto tão importante do mundo mas também para os adultos reencontrarem esse lado artístico que muitas vezes é deixado para trás.

assine clube quindim

Livros sobre arte para crianças de 0 a 2 anos

Bocejo (autores Ilan Brenman e Renato Moriconi, Editora do Brasil)
Autores: Renato Moriconi e Ilan Brenman
Editora: Companhia das Letrinhas

Bocejo

A primeira obra dessa lista de livros sobre arte vai conquistar crianças e adultos. Neste livro, acompanhamos a História do mundo através de figuras históricas fazendo algo que você provavelmente já fez várias vezes hoje: bocejar. As imagens, em
formato de retrato, trazem uma estética renascentista, com traços mais realistas, e são cheias de pequenas surpresas para o leitor! E fica o desafio: será que vocês conseguem ler o livro todo sem bocejar?

Veja também: Livro-imagem: saiba como ler um livro infantil só com imagens

Monstros (autora Alice Hoogstad, editora Ameli)
Autora: Alice Hoogstad
Editora: Amelì

Monstros!

Como seria viver em uma cidade monótona e sem cor? No meio de tantas casas, edifícios e esquinas cinzas, surge um linha vermelha. Com essa linha, uma menina cria um coração vermelho que se desprende do desenho. Logo, as cores e a imaginação tomam conta do espaço urbano, e os moradores da cidade aos poucos se dão conta da magia que acontece ao seu redor! Mas será que essa nova vida colorida irá agradar a todos os moradores da cidade?

Livros sobre arte para crianças de 3 a 5 anos

Livro Croco Dalí
Autora: Lucy Volpin
Editora: Saber e Ler

CrocoDali

CrocoDali diz que é o pintor mais talentoso do mundo! Mas, nesta obra, ele vai precisar de uma ajudinha… do próprio leitor, que se torna um assistente de ateliê. Será que você e os pequenos conseguirão ajudar CrocoDali a pintar seu quadro? Trazendo uma referência ao pintor espanhol Salvador Dalí, esta é uma das principais dicas de livros sobre arte que vai conquistar as crianças!

Veja também: A importância da pintura na educação infantil: entenda porque você deve deixar seu filho pintar, rabiscar e desenhar à vontade

O quadro (escritora Maria Isabel Sánchez Vegara, ilustrador Albert Arrayás, editora V&R)
Autora Maria Isabel Sánchez Vegara
Ilustrador: Albert Arrayás
Editora: VR Vergara & Ribas

O Quadro

Pessoas de todos os lugares olham com curiosidade e admiração para aquele quadro. Como foi feito? Para quem o artista o dedicou? Se você já frequentou museus ou exposições de arte, provavelmente as cenas desenhadas neste livro são bem familiares. É comum encontrarmos pessoas tentando supor um tanto de coisas sobre a arte, outras tentando decifrar os segredos das linhas que desenham todos aqueles quadros, enquanto algumas têm as interpretações mais curiosas do que veem emoldurado à sua frente. Mas há apenas uma pessoa poderia responder a tanta dúvidas…

Assine o clube quindim

Livros sobre arte para crianças de 6 a 8 anos

A tela de Yulu
Escritor: Cao Wenxuan
Ilustradora: Suzy Lee
Editora: Cai-Cai

A tela de Yulu

Yulu é uma menina que sempre foi incentivada a se tornar uma artista. O pai, que tinha esse sonho para si, investe na menina e contrata um professor para ajudá-la a melhorar suas habilidades cada vez mais. Certo dia, Yulu precisa desenhar seu autorretrato e, mesmo hesitante, ela faz a pintura numa tela com um tecido especialmente comprado para a ocasião. Mas, quando ela vai revelar a bela pintura, descobre que as tintas haviam derretido. Determinada, Yulu não vai desistir de ter seu autorretrato registrado na tela.

Senhor cem cabeças (autora Ghislaine Herbéra, editora SESI-SP)
Autora: Ghislaine Herbéra
Editora: SESI-SP

Senhor cem cabeças

Já imaginou se você tivesse diversas cabeças a seu dispor para usar em cada ocasião? Como se fossem máscaras, o personagem deste livro precisa escolher qual cabeça usar em um encontro importante. Mas cada cabeça desperta diferentes sentimentos, encadeia outros, e o protagonista acaba perdendo a cabeça! Como você lida com esses momentos em que também tem que vestir a melhor “cabeça” para cada situação da vida? Além deste livro trazer reflexões importantes, é interessante observar como cada cabeça é ilustrada para servir de alegoria para um sentimento e as influências culturais por trás de cada uma.

Livros sobre arte para crianças de 9 a 12 anos

Desenhos invisíveis (autor Troche, editora Lote 42)
Autor: Troche
Editora: Lote 42

desenhos invisíveis

Esta obra reúne uma antologia de desenhos publicados no blog do autor, o artista Troche. São imagens que falam por si, despertando em nós, leitores, diversos sentimentos e sensações, ao mesmo tempo em que nos arrancam reflexões e revelam o que há de mais humano em nós. O interessante também é que não há uma ordem certa de leitura deste livro. As imagens podem ser lidas em sequência ou abrindo uma página aleatoriamente a cada dia. Experimente essa leitura e se deixe levar pelas emoções que cada desenho desperta!

Veja também: 10 livros para crianças de 9 a 12 anos

Os herdeiros do lobo (autor Nelson Cruz, editora SM)
Autor: Nelson Cruz
Editora: Edições SM

Os herdeiros do lobo

Para completar nossa lista de livros sobre arte, temos uma obra
repleta de suspense. Aos poucos, este livro nos revela diversas
narrativas de alguma forma presentes em nosso imaginário cultural, com alguns novos detalhes: o vô João aparece em todas elas! Ele já contou aos seus netos, por exemplo, que aprendeu carpintaria com Gepeto e que fora vizinho de Cinderela. Mas a próxima história que ele conta é a mais intrigante: um ente
querido que havia desaparecido sem deixar vestígios. Nesta obra, além de conhecermos a versão de um dos mais temidos vilões das histórias infantis, as ilustrações do artista Nelson Cruz trazem diversas referências a grandes nomes do mundo artístico.

Assine o Clube de Leitura Quindim