Quem busca estimular a criatividade infantil também descobre que é essencial encorajar as crianças a ler por prazer, não apenas por obrigação. Afinal, ler o que gosta é tão importante quanto a leitura escolar! Além de deixar os pequenos explorarem seus interesses nesse sentido, há várias obras literárias poderosíssimas para estimular a criatividade infantil. Por isso, o Clube Quindim fez uma lista de livros para incentivar a criatividade das crianças.

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 0 a 2 anos

livros que incentivam a criatividade das crianças 0 a 2 anos: O sonho que brotou, Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: DCL

O sonho que brotou

A protagonista desse livro é uma menina que adora desenhar! Ela desenha tudo o que vê e aproveita as férias na casa da avó para deixar a criatividade fluir através de seus sonhos e rabiscos. O sonho que brotou é um convite à infância e à imaginação! Com certeza, você e o seu pequeno vão adorar ver a arte da nossa pequena protagonista ganhando vida. O seu filho também gosta de rabiscar e desenhar em qualquer papel que encontra? Que tal usar essa obra para soltar a criatividade com as crianças e fazer desenhos pra lá de divertidos?

Livros que incentivam a criatividade das crianças: não confunda: títulos de livros infantis. Eva Furnari
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna

Não confunda

O próximo na nossa lista de livros para incentivar a criatividade das crianças é Não confunda, uma obra super engraçada e divertida da Eva Furnari e que traz brincadeiras criativas com as palavras. Não devemos confundir “picolé salgado” com “jacaré mimado” e nem “mochila gigante” com “gorila mutante”. Embora essas ideias nos pareçam muito surreais, os pequenos vão se divertir muito com os cenários e rimas dessa obra. E vocês podem até soltar a imaginação e tentar criar as próprias rimas engraçadas! Outro ponto muito legal dessa obra é que os bebês estão justamente nessa fase em que trocas de palavras podem ocorrer assim como nos vários versos criados por Eva Furnari. Se você quiser saber mais sobre estimular a fala do bebê, pode conferir no nosso blog!

Veja também: Como estimular a fala do bebê? Confira 10 dicas

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 3 a 5 anos

Livros que  incentivam a criatividade das crianças: Leotolda
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Leotolda

Além de um livro divertido, Leotolda encanta os leitores com suas ilustrações incríveis e texto que interage com os pequenos. É um dos livros para incentivar a criatividade das crianças pois, além da história muito imaginativa, no final do livro as crianças são convidadas a desenhar a personagem principal Leotolda, que se perdeu de seus amigos e precisa ser encontrada. Junte-se ao seu pequeno nessa atividade artística e envie para nosso instagram @clubequindim a sua versão da Leotolda! Nós vamos adorar conhecê-la!

livros que incentivam a criatividade das crianças de 3 a 5 anos: nicolau tinha uma ideia Ruth Rocha
Autora: Ruth Rocha
Ilustrador: Alcy
Editora: Salamandra

Nicolau tinha uma ideia

O que fazer quando estamos cercados por gente que têm apenas uma única ideia fixa? Bem, para Nicolau isso não foi problema! Pois todos nós podemos refletir e encontrar formas diferentes de pensar e resolver um problema! Livros que incentivem a criatividade das crianças são importantes pois a criatividade não é só uma habilidade usada para fazer algo de cunho artístico. Resolver problemas e ter novas ideias também demanda muita imaginação, e soluções criativas são cada vez mais valiosas no mundo atual. Essa obra também está na nossa lista de livros sobre política para as crianças que você pode conferir em nosso blog!

Veja também: 10 livros sobre política para apresentar aos pequenos

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 6 a 8 anos

Livros que incentivam a criatividade das crianças de 6 a 8 anos: O Alvo, Ilan Brenman e Renato Moriconi
Escritor: Ilan Bremnan
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Moderna

O Alvo

Essa história nos apresenta um senhor que sempre tem uma história perfeita para contar em cada situação. Ou será que é o ouvinte que entende a história em seu próprio contexto e encontra ele mesmo a solução para seu problema? Talvez você conheça alguém com essa habilidade de contação de histórias e admire sua criatividade. Mas a interpretação dessas histórias também pede grande criatividade! Leia essa obra com seu pequeno e explore as várias interpretações que uma mesma história pode oferecer!

Livros que incentivam a criatividade doas crianças de 6 a 8 anos: o livro maluco das poções magicas. Leo Cunha. Mariana Massarani
Escritor: Leo Cunha
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Editora do Brasil

O livro maluco das poções mágicas

Esse livro traz várias poções engraçadas que brincam com as palavras como a “REFILgerante” que é um copo de refrigerante que você pode beber à vontade e sempre volta a se encher! Além de várias outras poções com nomes super criativos. Que tal você e o seu pequeno se aventurarem a criar as suas próprias poções?

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 9 a 12 anos

Livros que incentivam a criatividade das crianças de 9 a 12 anos: foi ele que escreveu a ventania. Rosana Rios Ilustrador Mauricio Negro
Escritora: Rosana Rios
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Pulo do Gato

Foi ele que escreveu a ventania

Uma grande homenagem à poesia e à escrita, Foi ele que escreveu a ventania nos traz um protagonista que é apaixonado pela arte até que finalmente resolve escrever a sua própria poesia. E é então que ele descobre o poder das palavras e tudo o que elas transformam! Esse é um dos livros para incentivar a criatividade das crianças com uma história sensível que vai tocar até os adultos.

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 9 a 12 anos: A praia dos inúteis
Escritor: Alex Nogués
Ilustradora: Bea Enríquez
Tradutora: Maria João Moreno
Editora: Biruta

A praia dos inúteis

O que você faria se, ao ser questionado sobre o que deseja ser quando crescer, o seu filho respondesse que gostaria de ser inútil? Esse é o desejo da nossa protagonista nessa obra, mas calma! O que acontece aqui é que o pai da pequena acha que arte e tudo ligado a esse campo é inútil, mas será mesmo? Essa pode ser uma reflexão levantada com o seu filho depois da leitura dessa obra, afinal, qual a função da arte? Será que existe uma função para a arte? Ou a beleza dela seria justamente não ter função?