Mamãe, seu bebê está chegando? Então, saiba o que fazer para se preparar para este momento tão especial!

Primeiro começam alguns sintomas diferentes e nem sempre percebemos que há um bebê a caminho. Mas, depois de um teste ou exame de gravidez, tudo muda! O resultado positivo traz uma grande transformação para a vida da mulher e das pessoas que estão ao redor.

Tanto o pai quanto os outros filhos, se houver, devem se preparar junto à nova mãe para a chegada de um bebê dentro de poucos meses. Assim, é natural que comece um misto de felicidade e ansiedade pela espera da criança.

A partir desse momento, a movimentação para planejar cada mínimo detalhe se inicia, afinal, a mamãe quer que tudo esteja perfeito para o momento do nascimento e as semanas após o parto.

Neste artigo, veja como se preparar para a chegada do bebê em casa e como iniciar com os preparativos nesse período tão especial.

Assine o Clube de Leitura Quindim

A preparação para uma grande mudança

Chegada de um bebê. Casal com um homem e uma mulher segurando uma roupinha de bebê azul e olhando para ela sorrindo

A chegada de um recém-nascido transforma completamente uma família. Mãe, pai e outras pessoas próximas precisam mudar suas rotinas para se encaixar às necessidades do bebê.

A casa inteira entra em um ritmo diferente: o ritmo do bebê. A mãe, principalmente, é quem tem a mudança de hábitos mais acentuada. Seus horários de dormir, de comer, banho e outras atividades são alterados para atender ao que o recém-nascido precisa. Mesmo que o pai acompanhe e compartilhe das tarefas, algumas atribuições cabem apenas à mãe, como a amamentação.

O bebê ainda não tem horários definidos nos primeiros meses, o que causa uma confusão na rotina dos pais. Por isso, esse período costuma ser o mais cansativo, pois também é a fase adaptativa, sobretudo para pais de primeira viagem.

Dessa forma, é importante lembrar que a maternidade é única para cada mulher, conforme suas vivências e experiências. A gravidez causa intensas mudanças no corpo da mulher. Hormônios tomam conta e a mãe já começa a perceber seu corpo ser transformado, uma vez que há um bebê crescendo em seu ventre.

A partir de então, mãe e filho começam a crescer juntos, mas de formas diferentes.

Veja também: Como estimular o bebê ainda na barriga. Conheça 5 maneiras

Mamãe de primeira viagem

Chegada de um bebê. Grávida sorrindo feliz com a mão na barriga

No caso das mães de primeira viagem, tudo é novidade. A preparação do enxoval, do quartinho, como cuidar do bebê… não é à toa que muitas mães recorrem a cursos para aprender a fundo todos os aspectos para ter os cuidados necessários com o recém-nascido.

Alguns itens são lembrados de primeira na hora de começar o enxoval, como fraldas, roupinhas, mamadeira, meias, mantas, sapatinhos e outros objetos. Entretanto, às vezes passam outros detalhes despercebidos, como separar um cantinho na cozinha para guardar as louças e materiais para preparar a alimentação da criança.

No quartinho, além do berço, trocador e mobiliário, também precisam ser realizadas algumas adaptações — como a troca de lâmpadas para melhorar a iluminação. Desse modo, é possível criar um ambiente mais confortável e, sobretudo, que seja muito mais prático no cotidiano em que a correria para cuidar do bebê é constante.

A funcionalidade é uma das principais dicas nesse momento, pois ajuda bastante no dia a dia. Em vez de separar um local para trocar a fralda do bebê em que você precise montar o local e depois desmontar e guardar, invista em uma cômoda que já vem com trocador.

Isso facilita a locomoção e também o acesso aos objetos necessários, como lenços umedecidos e outros itens, que já ficam ali na cômoda, totalmente à disposição. E ainda nem falamos das fases de desenvolvimento do bebê na barriga, que necessitam de um acompanhamento bem de perto.

Na gravidez é tudo tão intenso e são tantas coisas para pensar que o tempo parece passar rápido demais. No entanto, algumas alternativas facilitam as escolhas que influenciarão nos meses seguintes à chegada do bebê.

Banner Clube de Leitura Quindim

Mamãe que já tem outros filhos

Chegada de um bebê. Mãe grávida sentada em um sofá e abraçando filha mais velha

No caso de mães que já estão na segunda, terceira ou em outra gravidez, a chegada do bebê costuma ser um pouco mais tranquila. Contudo, isso não significa que será fácil.

Cada bebê é diferente e exige cuidados particulares, pois alguns são mais calmos e demandam menos atenção, enquanto outros são mais agitados.

Dessa maneira, o pré-natal, a preparação do enxoval, a amamentação e outros pontos não são novidade. Ou seja, essa fase fica um pouco mais leve e algumas inseguranças já passaram após a primeira gravidez. Entretanto, outros problemas surgem, como o medo da reação do filho mais velho, como lidar com essa situação e outras questões.

A interação do mais velho com o recém-nascido pode ser difícil em alguns casos, o que leva à mudança de comportamento. Assim, além dos cuidados com o bebê, será preciso lidar com as incertezas do pequeno — que também vê a sua rotina mudar com a chegada do novo bebê.

No quesito de cuidados com o bebê, as habilidades já são mais desenvolvidas. Questões como amamentação, troca de fraldas, banho e outros pontos já são mais simples — mas ainda assim existem outros aprendizados, uma vez que é outro bebê com vontades e temperamento singulares.

Veja também: O segundo filho. Confira algumas da principais mudanças que ele traz à família e como lidar com elas

FORME uma rede de apoio e conte com bons profissionais

O momento da gestação até o nascimento do bebê exige preparação. Não adianta comparar a sua experiência com a de outras mães, nem tentar idealizar que tudo seja perfeito. Mantenha os pés no chão e certifique-se de manter uma rede de apoio que seja um suporte para você.

Além do mais, o acompanhamento profissional no pré-natal e a escolha de uma equipe qualificada para o parto amenizam a ansiedade, uma vez que você terá confiança de que tudo está sob controle. Dessa forma, a etapa de chegada de um bebê fica bem mais tranquila e você consegue aproveitar todos os momentos do nascimento!

Sabia que a leitura é uma ótima ferramenta para se aproximar do bebê desde a gestação? Ler é uma atividade que estimula e fortalece o vínculo, assim como também tem vários benefícios durante a infância. A partir disso, o Clube de Leitura Quindim é a opção perfeita para receber livros selecionados para a idade dos pequenos na sua casa.