A assadura em recém-nascido pode ser evitada e tratada com cuidados relativamente simples. Confira as dicas que separamos para o seu pequeno.

Por mais que você tenha todo o cuidado, não é tão difícil abrir a fralda e ver que as dobrinhas do bebê estão com manchas vermelhas, não é? Esse é um problema corriqueiro, mas que causa muita preocupação nos pais, afinal, a assadura em bebês é incômoda e até dolorosa para a criança.

Como lidar com assadura em bebês

Ainda bem que as assaduras costumam desaparecer após alguns dias de cuidados, porém há situações em que elas se agravam e viram um problema maior. Entretanto, também é possível evitar o surgimento dessas manchinhas com pequenas mudanças no dia a dia.

Não é nada agradável ver os pequenos sofrendo com esse tipo de problema. Por isso, este conteúdo aborda o que são as assaduras em bebês, quais as causas, dicas para tratar e também como preveni-las.

Boa leitura!

Assine o Clube de Leitura Quindim

O que causa assadura em bebê?

Como surgem as assaduras em bebê

A dúvida sobre o que causa assadura em bebês é bem comum. Uma hora o bebê está bem, e na outra já começam a aparecer aquelas manchas vermelhas. Como isso é possível?

Bem, existem diversas causas para o aparecimento das assaduras. Entre as principais podemos citar:

  • Calor;
  • Umidade;
  • Contato da pele com urina ou fezes;
  • Uso de produtos que irritam a pele do bebê;
  • Alergia à fralda ou algum componente dos produtos usados na higiene;
  • Quando a criança passa muito tempo com a mesma fralda;
  • Higiene íntima inadequada.

É necessário observar atentamente quais dessas causas podem estar relacionadas à assadura. Às vezes, o problema pode ser um conjunto de fatores. Nesse sentido, é importante considerar cada um desses pontos para descartar as possibilidades.

De modo geral, as assaduras aparecem por conta da obstrução da pele do bebê — geralmente em decorrência do uso de fraldas descartáveis. O uso prolongado da peça aumenta a umidade e a temperatura na região, o que propicia o surgimento de inflamações e também a proliferação de microrganismos na pele.

O contato da pele do bebê com a própria urina e fezes também pode gerar irritações, assim como o atrito com a fralda. Além disso, as infecções também costumam aparecer, uma vez que há um crescimento de bactérias e fungos nessas condições.

A higiene íntima é outra questão a ser considerada. A falta de limpeza adequada pode acarretar em problemas como infecções e assaduras. Por outro lado, uma higiene excessiva também pode provocar irritação no local, pois a pele da região pode ficar ressecada e isso causa maior atrito da pele com a fralda.

Por fim, os dias de calor fazem a criança transpirar mais, o que favorece o aparecimento da assadura em bebês — que em casos mais graves provoca até sangramentos.

Veja também: APLV. O que é, sintomas e como lidar com a alergia ao leite em bebês

Tipos de assaduras

Tipos de assadura em bebês

Os tipos de assaduras estão relacionadas ao grau da irritação ou lesão, que podem ser leves, moderadas ou severas. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Leves: os casos mais leves são as assaduras superficiais, que têm aparência avermelhada e brilhante. Esse tipo provoca coceira e irritação no local, mas também podem acontecer descamações.
  • Moderadas: em nível médio, as assaduras moderadas apresentam manchas bem avermelhadas, feridas no local e “bolhas de água”, como se fossem queimaduras.
  • Severas: o tipo mais grave é caracterizado por grandes feridas que expelem líquido. A assadura severa é agravada a cada dia e causa sangramentos, chegando até mesmo a se transformarem em úlceras. É o pior tipo e o ferimento é danoso à saúde da criança.
O melhor clube de assinatura infantil

Como prevenir assadura em recém-nascidos?

A melhor forma de fazer que o bebê não tenha assaduras é prevenir. A pele dos bebês é muito sensível, sobretudo a do recém-nascido. O Departamento Científico de Dermatologia e de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um documento científico chamado “Atualização sobre os cuidados com a pele do recém-nascido”.

Nele, a publicação que tem apoio da Johnson & Johnson, tem recomendações sobre cuidados com os bebês, inclusive para evitar dermatites e outros problemas de pele.

As assaduras podem afetar as nádegas, virilhas, genitais, parte inferior do abdômen e também as coxas do bebê. Então, veja algumas dicas de como preveni-las com alguns cuidados no dia a dia.

Veja também: O que é método Montessori e quais são os benefícios para os pequenos

Troque a fralda sempre que precisar

Como evitar assadura em bebês

Essa é uma dica um pouco óbvia, mas é sempre bom lembrar. Uma das razões que fazem as assaduras aparecerem é quando o bebê permanece com a fralda suja por um longo período.

Dessa forma, o contato da pele com urina ou fezes junto à fricção da fralda é uma grande combinação para o surgimento das assaduras. A acidez presente nos dejetos provoca irritação e leva à infecções. Ou seja, é melhor trocar o bebê imediatamente sempre que notar a fralda suja.

Escolha bem quais produtos usar no bebê

Como já foi dito, a pele dos bebês é muito mais sensível. Não é à toa que os produtos para as crianças são fabricados com ingredientes diferentes. O uso de lenços umedecidos e sabonetes perfumados pode ser um dos motivos que deixam o bebê com assaduras, pois podem irritar a pele.

O ideal é fazer a limpeza com produtos que não contenham álcool ou perfumes — ou use apenas água (e sabão, se necessário).

Veja também: Danoninho para bebês. Aprenda receitas rápidas e saudáveis

Sempre use cremes e pomadas anti-assaduras

Os cremes e pomadas anti-assaduras criam uma barreira que protege a pele e reduz o atrito da fralda com a pele. Esses produtos são ótimos para diminuir a fricção e é recomendável reaplicar sempre que a fralda for trocada. Dê preferência que contenham óxido de zinco e prefira aqueles que não têm petrolatos (a famosa vaselina).

Banner Clube de Leitura Quindim

4 dicas de como tratar assadura nos bebês

Como tratar de assadura em bebês

Cuidar das irritações na pele do bebê requer algumas medidas. Se você não sabe muito bem o que fazer, separamos 4 dicas de como tratar assaduras em bebês. Confira!

1. Deixe o bebê sem fralda para a pele respirar

As fraldas deixam a região mais abafada e causam atrito com as assaduras. Portanto, isso aumenta a umidade e a temperatura nas áreas de contato. O resultado é uma proliferação mais rápida de microrganismos e a piora do quadro.

Deixe o bebê sem fralda pois o ar deixa a área mais seca e auxilia na cicatrização. Assim, a pele respira e a recuperação é bem mais rápida.

2. Use pomada para assadura de bebê

O tratamento para as assaduras consiste em acalmar a pele, deixá-la hidratada para então reparar o problema. Nesse esquema, entra uma grande aliada não apenas para tratar mas também para prevenir: a pomada para assadura.

A utilização de talco é mais comum, mas saiba que o amido retira a umidade da região e isso não é muito legal para as irritações de pele. Dito isso, dê preferência ao uso de pomada, mas escolha as que são dermatologicamente testadas.

3. Leve o bebê para tomar sol

Expor a área lesionada ao sol pode ajudar e acelerar o processo de cicatrização. Dessa maneira, a pele fica mais sequinha e as assaduras saram com mais facilidade, principalmente quando já estão sendo aplicados outros tratamentos.

4. Faça infusão de camomila no banho do bebê

A camomila já é bem conhecida por suas propriedades calmantes e tem grandes benefícios para a pele do bebê. É só preparar a infusão com 3 sachês de camomila em meio litro de água fervente. Deixe amornar e depois adicione a infusão à banheira junto da água do banho da criança, deixando a parte afetada imersa por um tempo.

Procure a ajuda e opinião de um médico

Assadura em bebês

Mesmo que as assaduras sejam um problema relativamente comum, nem sempre é possível solucionar a questão em casa. Ou seja, é fundamental buscar a opinião de um profissional que indique o tratamento adequado para o quadro.

Como já destacamos, a assadura pode surgir em diferentes graus, e cada uma é tratada de uma forma. Então, evite que as lesões piorem e busque ajuda de um médico assim que as assaduras começarem a aparecer.

Apesar de todos os cuidados e caprichos no dia a dia, as assaduras em bebê aparecem sem avisar. Porém, o problema pode melhorar com zelo e dedicação e logo seu bebê estará bem e com a pele lisinha novamente.

Os pequeninos são muito mais sensíveis e suscetíveis a problemas na pele, como a assadura em bebê. No entanto, esses momentos mais delicados também podem ficar um pouco mais leves por meio da leitura. Conte com a ajuda do clube de assinatura de livros infantis do Quindim e conheça livros incríveis para ler com seu bebê!