Agosto já chegou ao fim e está na hora de conhecer os livros infantis para a leitura em família que o nosso clube de leitura infantil enviou para os assinantes de todo o país. Se você ainda não sabe quais são os benefícios da leitura para as crianças, você pode conferir aqui em nosso blog e, caso ainda não seja nosso assinante, pode adquirir um cupom de desconto do Clube Quindim para fazer sua assinatura por um valor especial!

Livros infantis para a leitura em família com os pré-leitores (0 a 2 anos)

livros infantis para a leitura: Cadê o livro que estava aqui? (escritora Telma Guimarães, ilustradora Jana Glatt, editora FTD)
Escritora: Telma Guimarães
Ilustradora: Jana Glatt
Editora: FTD

Cadê o livro que estava aqui?

A nossa primeira indicação de livros infantis para a leitura em família é Cadê o livro que estava aqui? Um livro divertidíssimo que convida o leitor a procurar os elementos indicados pelo texto verbal. Depois de tanta confusão, cachorros correndo para um lado e ratos indo para o outro, fica realmente desafiador encontrar o livro que estava ali. É muito legal também ver como os elementos das ilustrações vão se acumulando ou se antecipando. Basta notar que alguns dos animais que o texto anuncia já estavam escondidos pelas páginas anteriores da obra. Então, aproveite e se divirta muito com os pequenos lendo esse livro que vai encantar a todos.

Capa do livro Nanão Gustavo Piqueira
Autor: Gustavo Piqueira
Editora: Pulo do Gato

Nanão

Você provavelmente conhece ou já conheceu uma criança que parecia só querer falar “não” para tudo que lhe perguntassem. Esse é o caso do Nanão, que só sabe dizer não para tudo. E como lidar com isso? Bem, neste livro, temos uma solução criativa para essa fase dos pequenos. Como será que o narrador resolve essa questão? Será que Nanão mudará de ideia? Descubra lendo essa obra com os pequenos!

Veja também: O meu filho só diz não. O que fazer e como lidar

Livros infantis para a leitura em família com os leitores iniciantes (3 a 5 anos)

livros infantis para a leitura: Um belo lugar (autor Alexandre Rampazo, editora V&R)
Autor: Alexandre Rampazo
Editora: V&R

Um belo lugar

Para onde vão os que nos deixaram? Nesta primeira obra para os leitores iniciantes da nossa lista de livros infantis para a leitura em família, Alexandre Rampazo nos conta sobre um pássaro que leva a um belo lugar os que partem. É uma obra muito sensível e que pode ser um acalento ou uma forma de abordar o tema da morte com os pequenos. Muitos podem ter receio de abordar o tema com as crianças menores, mas, em algum momento da vida, infelizmente, o seu pequeno presenciará alguma situação relacionada à morte, e esse livro pode ajudá-lo a elaborar seus sentimentos sobre o assunto no conforto e aconchego do colo dos pais.

Veja também: Livros sobre morte, luto e outros temas difíceis

livros infantis para a leitura: Livros sobre livros. Capa do livro troca tintas
Autor: Gonçalo Viana
Editora: Boitatá

Troca-Tintas

Alguma coisa muito louca aconteceu com este livro. A árvore está branca, a nuvem está verde, e uma confusão de cores permeia as páginas. Parece que foi um erro do ilustrador, ou quem sabe uma falha nas tintas na impressão. Ou talvez… Bem, talvez não haja erro algum. Quer dizer, qual o problema de uma árvore branca? Essa obra traz nas suas ilustrações a mesma liberdade que os pequenos dessa faixa etária usam para pintar o mundo, desprovidos de padrões e convenções. Então, se aventure por um cenário com cores pra lá de diferentes e explore a criatividade pensando em todas as possibilidades de cores que um único objeto pode ter.

Livros infantis para a leitura em família com os leitores autônomos (6 a 8 anos)

Capa do livro A rainha das rãs não pode molhar os pés. David Cali editora Pulo do Gato
Escritor: Davide Cali
Ilustrador: Marco Somà
Editora: Pulo do Gato

A rainha das rãs não pode molhar os pés

O que acontece quando uma rã encontra uma coroa? Ela vira rainha, certo? Afinal, se você tem uma coroa, você é uma rainha e todos devem lhe obedecer como seus súditos. É o que acontece nessa história que também é um ótimo livro para falar sobre política com as crianças. Afinal, após a rã colocar a sua coroa, ela fica cada vez mais autoritária. Mas será que seus súditos vão acatar todas essas ordens de cabeça baixa? Ou vão se rebelar contra o autoritarismo e o sistema político em que acabaram envolvidos? Para ter essa resposta, só mesmo lendo A rainha das rãs não pode molhar os pés!

livros infantis para a leitura: O quadro (escritora Maria Isabel Sánchez Vegara, ilustrador Albert Arrayás, editora V&R)
Escritora: Maria Isabel Sánchez Vegara
Ilustrador: Albert Arrayás
Editora: V&R

O quadro

O que é uma obra de arte para você e quanto ela vale? Aqui, vemos uma exposição onde vários turistas, críticos e especialistas admiram um quadro único e valioso. Vamos acompanhando as impressões de todos esses admiradores apreciando a obra, mas esse quadro tão famoso, tão querido, não é revelado até o final! E aí, você consegue imaginar qual é essa grande obra de arte?

Veja também: Qual a importância da arte?

Livros infantis para a leitura em família com os leitores fluentes (9 a 12 anos)

livros infantis para a leitura: Os herdeiros do lobo (autor Nelson Cruz, editora SM)
Autor: Nelson Cruz
Editora: SM

Os herdeiros do lobo

O vô João conta várias histórias. O problema é que depois de ouvi-las por alguns minutos elas soam muito familiares. Contos como Cinderela, Pinóquio… todos esse senhor adapta para uma história que se passou com ele. Então, será mesmo que essas histórias são verdadeiras? Mas a maior história desse vovó é a sua saga para reencontrar um velho amigo. E aí será que você consegue descobrir qual história de contos de fadas o vô João vai reinventar agora?

livros infantis para a leitura: O elefante (escritor Carlos Drummond de Andrade, ilustradora Raquel Cané, editora Companhia das Letrinhas)
Escritor: Carlos Drummond de Andrade
Ilustradora: Raquel Cané
Editora: Companhia das Letrinhas

O elefante

Para finalizar a nossa lista de livros infantis para a leitura em família, temos um livro de poesia infantil. É um poema de Carlos Drummond de Andrade que foi transformado nesta edição ilustrada belíssima que os pequenos vão adorar. Uma dica aqui é que, mesmo que o seu filho já seja um leitor mais velho, você ainda pode realizar a leitura compartilhada com ele! Assim, vocês têm um momento de troca juntos e podem falar sobre suas impressões sobre esse poema tão rico de Drummond.