brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos

Com atividades divertidas para as crianças dentro de casa, o tédio passa longe!

As crianças amam brincar no parque, no playground, na praça ou em outros espaços abertos, onde conseguem gastar energia e se divertir de montão. Porém, às vezes, seja pela chuva, falta de tempo ou algum outro motivo, precisamos recorrer às brincadeiras para fazer em casa, não é?

Se você nem sempre sabe o que fazer quando não consegue sair com seus filhos, fique tranquilo, pois o Quindim veio para ajudar! Continue conosco para conhecer algumas brincadeiras superdivertidas e que podem ser feitas aí mesmo, dentro de casa.

Brincadeiras para fazer em casa com a garotada de até 12 anos

Depois de conhecer nossas sugestões de brincadeiras lúdicas, você passará a olhar para sua casa como um lugar ainda mais divertido e repleto de possibilidades!

1 – Caça ao tesouro

Brincadeiras para fazer em casa com a garotada de até 12 anos

Defina um objeto como tesouro (pode ser qualquer coisa, de um recipiente da cozinha a uma peça de roupa). Então, distribua pistas por toda a casa, as quais devem se conectar, de modo que a busca se transforme em uma verdadeira história.

O ideal para essa atividade é deixar que as crianças leiam as dicas e descubram onde está a próxima, até que encontrem o grande tesouro. Mas, se perceber que eles estão com alguma dificuldade, vale dar mais algumas pistas para facilitar a brincadeira.

2 – A ficção virou realidade!

Nós já comentamos por aqui sobre estimular a criatividade infantil, e instigar sua curiosidade foi uma das dicas compartilhadas. Nessa brincadeira, vocês podem escolher, juntos, algum livro que já leram e, então, tentar replicar sua ambientação dentro de casa.

Se o livro falava sobre um circo, então podem colocar algumas roupas engraçadas e panos coloridos para simular um picadeiro. Se era uma história mais misteriosa, pode deixar as luzes baixas e espalhar alguns elementos de suspense, como chapéus, máscaras e afins.

Depois de montar um ambiente personalizado de acordo com o livro, chegou a hora de se transformar nos personagens e viver uma aventura especial, imersiva e muito divertida, como se estivessem dentro do livro!

Se você tem dúvidas sobre qual livros seria legal para essa brincadeira, basta conferir a nossa lista de livros para incentivar a criatividade, são todos livros já enviados anteriormente pelo nosso clube de leitura e vão encantar os pequenos leitores!

Veja também: 10 livros para incentivar a criatividade das crianças

3 – Aventura na cozinha

Conheça 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos

Geralmente, são os pais e cuidadores que preparam a comida, mas uma boa brincadeira é colocar as crianças para assumir o controle da cozinha e preparar alguma receita – com a devida orientação dos pais, é claro.

Vocês podem preparar um bolo, uma torta, uma salada ou qualquer outra coisa que quiserem: é só ver o que tem na geladeira e no armário e colocar as mãos na massa (talvez literalmente).

Se quiser uma sugestão, confira em nosso artigo como fazer massa de modelar simples. Pode fazer algum tempo que suas crianças de até 12 anos não brincam com massinha, mas quem não gosta de reviver uma experiência tão legal?

Veja também: Como fazer massinha de modelar simples e segura para crianças?

4 – Guerra de travesseiros

Aqui nem precisa de muita explicação: é só pegar os travesseiros de casa e começar uma guerra bem macia e repleta de risadas!

5 – Jogos de tabuleiro

10 brincadeiras para fazer em casa com crianças

São várias brincadeiras para fazer em casa com os jogos de tabuleiro, de cenários bélicos, como o War, a transações imobiliárias luxuosas com o Banco Imobiliário, e por aí vai.

Se quer algumas sugestões para estar preparado quando tiver que brincar em casa, leia nosso conteúdo sobre jogos de tabuleiro infantil e saiba quais foram as escolhas do Quindim.

Veja também: Jogos de tabuleiro infantil: 05 jogos para se divertir com os pequenos

6 – Contação de histórias à meia-luz

Uma ótima forma de ocupar o tempo naqueles dias de chuva, em que a energia elétrica até cai por alguns minutos! Mas nada impede de fazê-la em qualquer outro dia: basta apagar todas as luzes e usar uma lanterna ou vela para iluminar o ambiente. Então, pegue alguns bons livros e comece a contar as histórias nesse ambiente diferente e emocionante.

Para ter uma experiência ainda mais divertida, você pode recorrer aos livros de suspense, de mistério, ou até mesmo de terror, se você achar interessante para seus pequenos!

Você pode pegar algumas dicas de obras para ler nas listas de livros que o Clube Quindim já enviou para os assinantes como a nossa lista de livros de livros de bruxas e a lista de livros com o lobo mau.

Veja também: 6 livros de bruxas que você precisa conhecer

7 – Xadrez

Veja 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos

Se quiser uma opção que demanda mais tática e planejamento, um dos melhores jogos em casa é o xadrez, que coloca os participantes em um desafio que envolve bastante planejamento e cautela, mas também é uma ótima forma de se divertir.

Caso você não saiba como introduzir esse tema para os seus filhos, recomendamos o nosso artigo sobre ensinar xadrez para crianças. Acredite: essa é uma ótima alternativa, talvez até para fazer o pequeno descobrir uma nova paixão.

Veja também: Como ensinar xadrez para crianças: alie o aprendizado à brincadeira!

8 – Banho de chuva

Se você não pode sair por conta da chuva, nada impede de tomar um banho com essa mesma chuva, não é? Afinal, esses banhos são deliciosos e costumam ser palco de boas lembranças para o futuro.

Ah, evite sair se estiver trovejando, bem como se estiver sem energia em sua casa. Assim, todo mundo pode ir rapidinho para o banho depois de se molhar na chuva e ficar bem aquecido novamente.

9 – Esconde-esconde no escuro

10 brincadeiras para fazer em casa com criancas pequenas

Se o esconde-esconde normal já é legal, quanto mais no escuro, não é?

Divida as pessoas que estiverem em casa em equipes. Uma delas precisa se esconder, enquanto a outra procura com o auxílio de uma lanterna, o que dificulta um pouco a brincadeira, mas a deixa ainda mais divertida.

10 – DBC (Diário das Brincadeiras em Casa)

Por último, deixamos a sugestão de criar o DBC, um Diário das Brincadeiras em Casa. Este é um caderno ou uma agenda em que a família anotará todas as vezes que se divertiram brincando em casa, com a data, o horário, quem estava presente e quais foram as brincadeiras.

O registro é legal para saber quais são as atividades preferidas, além de servir como uma recordação no futuro. Assim, cada uma das brincadeiras em casa será ainda mais memorável.

Veja também: Brincadeira de crianças: conheça a melhor para a idade do seu pequeno

Aproveite ao máximo as atividades para crianças dentro de casa!

Conheça brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos

Sair para brincar é muito divertido, mas ficar em casa também pode ser, especialmente com tantas alternativas que deixamos aqui para você colocar em prática.

Nas brincadeiras que envolvem leitura, o ideal é sempre ter títulos de qualidade, capazes de deixar a imaginação da criançada falar mais alto, e o Quindim pode ajudar com isso, já que somos um clube de assinatura infantil com livros escolhidos a dedo e enviados todos os meses para sua casa, com todo o amor e carinho.

E para você, quais brincadeiras para fazer em casa são as mais legais? Acha que faltou alguma aqui na lista? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!