Com certeza, você já conhece muitas versões de contos de fadas clássicos e já leu algumas com os pequenos. Quando uma obra se torna parte de nosso imaginário cultural, é natural que surjam muitas formas de contar sua história. Como diz o ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”. E assim começam a aparecer muitas releituras interessantes de narrativas clássicas! Por isso, o Clube Quindim separou algumas dessas releituras de histórias de contos de fadas que os pequenos vão amar conhecer!

Releituras de histórias de contos de fadas para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

histórias de contos de fadas: este é o lobo Alexandre Rampazo
Autor: Alexandre Rampazo
Editora: DCL

Este é o lobo

Esse livro traz a releitura de não apenas uma mas duas histórias de contos de fadas muito conhecidas. Aqui vemos a Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos encontrando o grande lobo mau e assustador de suas histórias. Mas será que o lobo é mesmo tão mau assim? Acompanhe esses personagens queridos descobrindo a verdadeira face do lobo em um final pra lá de divertido e surpreendente, que vai divertir muito os pequenos.  

histórias de contos de fadas: capa do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda
Escritor: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Autêntica

Chapeuzinho amarelo

Nem precisamos contar de qual das histórias de contos de fadas essa obra faz uma releitura! A famosa personagem criada por Chico Buarque e ilustrada por Ziraldo tem muito medo. Mas não é um medo comum. Neste conto de fadas brasileiro, Chapeuzinho Amarelo tem medo do próprio medo e neste livro vamos acompanhar a sua trajetória para lidar e superar esse sentimento.  

Se você também ama essa personagem tão popular, que tal conferir em nosso blog outros livros com a Chapeuzinho Vermelho que vão te surpreender.

Veja também: 5 livros com a Chapeuzinho Vermelho que vão te surpreender

Releituras de histórias de contos de fadas para leitores autônomos (6 a 8 anos)

histórias de contos de fadas: mamãe tem medo
Escritora: Beatrice Masini
Ilustrador: Alizera Goldouzian
Editora: Pulo do Gato

Mamãe tem medo

Essa é a releitura de um conto de fadas não tão famoso quanto os outros que já vimos aqui, mas mesmo assim talvez você conheça a história dos sete cabritinhos. Nesse livro, você vai conhecer a mamãe Cabra, uma mãe que, assim como na história original, quer proteger seus filhos do lobo mau, mas será que as preocupações dela não estão sendo exageradas? Como será que a mamãe Cabra vai fazer pra conciliar as suas preocupações com as obrigações da maternidade? 

Você também pode conferir outros livros sobre mães e filhos em nosso blog!

histórias de contos de fadas: livro os 33 porquinhos clube quindim
Autor: José Roberto Torero e
Marcus Aurelius Pimenta
Ilustrador: Edu
Editora: Cia das Letrinhas

Os 33 porquinhos

Já imaginou a releitura de uma das histórias de contos de fadas mais famosas só que com 30 porquinhos a mais? Aqui você não vai ter uma nova versão dessa história, mas várias possibilidades a depender da combinação que você fará com as opções que o livro oferece. E será que em algum desses cenários o lobo se dará bem no final?

histórias de contos de fadas: a outra história do peter pan
Autor: Jean-Claude Alphen
Editora: Salamandra

A outra história de Peter Pan

Quem vai nos contar uma nova versão dessa história super conhecida é o terrível Capitão Gancho. Mas será que o famoso pirata é tão mau assim quando olhamos a história a partir do ponto de vista dele? Quem sabe Gancho não seja apenas mal compreendido? A outra história de Peter Pan brinca com a pluralidade de versões desta história, mostrando como possíveis leituras e interpretações de um mesmo personagem podem surgir quando este passa a fazer parte do imaginário cultural. 

histórias de contos de fadas: a verdadeira historia dos três porquinhos jon scieszka lane smith
Escritor: Jon Scieszka
Ilustrador: Lane Smith
Editora: Companhia das Letrinhas

A verdadeira história dos três porquinhos

Essa releitura dos três porquinhos será contada por ninguém mais ninguém menos que o lobo mau! Será que agora iremos entender o seu ponto de vista e os motivos de tudo que esse lobo fez na história que conhecemos? Essa obra quebra com a visão maniqueísta que temos desse conto de fadas onde o personagem ou é bom ou é mau. Aqui podemos compreender que os dois lados tem suas verdades e que o mundo não é todo “preto no branco”, mas sim tem vários tons.

Quem gosta desse personagem icônico pode conferir outros livros com o lobo mau em nosso blog também!

Veja também: 8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar

Releituras de histórias de contos de fadas para leitores fluentes (9 a 12 anos)

histórias de contos de fadas: chapeuzinho vermelho
Escritora: Lola Moral
Ilustrador: Sergio García Sánchez
Editora: SESI-SP

Chapeuzinho vermelho

Aqui você vai conhecer uma Chapeuzinho bem moderna e que gosta de passear pela floresta e jogar videogame. Uma releitura com muito humor onde o lenhador na verdade é ecologicamente consciente e o lobo mau teve seu habitat natural prejudicado pelo desmatamento. Além de conhecer essa história divertida e ao mesmo tempo crítica, o leitor poderá apreciar esse livro em formato leporello (sanfonado) e que, ao ser aberto, ainda se transforma em um grande e belo pôster. 

histórias de contos de fadas. Na floresta
Autores: Diversos
Editora: WMF Martins Fonte

Na floresta

Nesse obra, temos a releitura de várias histórias de contos de fadas. Desde os mais populares como João e Maria até outros pouco conhecidos como Jorinda e Joringel. E tudo isso com um diferencial: todas as histórias são contados no formato de HQ e feitas por diferentes ilustradores. As histórias em quadrinhos trazem outra camada para as releituras dessas histórias que vão encantar não só os pequenos como os maiores também! Você também pode conferir em nosso blog mais sobre as HQs e as competências que elas ajudam a desenvolver nas crianças

CADA RELEITURA DE CONTO DE FADAS BRASILEIRO E ESTRANGEIRO ALIA A CRIATIVIDADE COM A LITERATURA NACIONAL

Muitas histórias ficam eternizadas em nossa mente como são em suas versões mais consagradas, dos Três Porquinhos à Chapeuzinho Vermelho. Com as releituras, seja em um conto de fadas brasileiro ou estrangeiro, mas traduzido para o nosso idioma, os pequenos podem entender ainda mais sobre a riqueza da literatura, que permite adaptar o que já existe para chegar a infinitas possibilidades.

Se você deseja investir no conhecimento literário e cultural de seus pequenos, conte com o Clube Quindim! Mais de 20 mil crianças já foram impactadas pelo nosso trabalho, de entregar literatura de qualidade nas casas dos pequenos e, assim, contribuir com seu desenvolvimento. Certamente, esses serão ótimos momentos com seus filhos, netos, sobrinhos e outras crianças!

Assine o melhor clube do livro infantil