Clube de Leitura Quindim convidou o redator Leonardo Ponso para nos contar qual a importância da arte para a nossa sociedade e seus benefícios para as crianças.

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE CONSOME ALGUMA FORMA DE ARTE TODOS OS DIAS?

Qual a importância da arte para você? Aí está uma pergunta capciosa, que às vezes nos faz pensar em uma resposta de imediato, que nem sempre condiz com a realidade.

Em um primeiro momento, podemos relacionar a arte apenas a pinturas, peças de teatro e músicas clássicas. De fato, todas essas são excelentes manifestações artísticas, mas que estão longe (e bem longe) de serem as únicas existentes.

Se a discussão parecia um pouco subjetiva assim que fizemos a pergunta no primeiro parágrafo, agora ela já pode ter feito seus neurônios pulsarem. Afinal, será que já menosprezamos o valor e a importância da arte em nossas vidas?

A reflexão é importante para os adultos, mas também é fundamental para as crianças. Afinal, nosso papel é fazer que elas valorizem a arte desde pequenas, e nossa concepção está diretamente relacionada à maneira com a qual elas olharão para a arte.

Nos acompanhe na leitura para discutirmos qual a importância da arte para o ser humano e para a sociedade como um todo. Porém, já deixamos um spoiler aqui: ela é indispensável para nossas vidas!

Veja também: Como estimular a criatividade infantil? Descubra e aplique agora!

AFINAL, O QUE É ARTE?

Você sabe qual a importância da arte

Antes de entrarmos no debate sobre a importância da arte, é interessante entendermos a definição de arte – o que também não é tão simples quanto pode parecer.

Para termos algum embasamento, vamos olhar para a definição de arte de acordo com a Enciclopédia de Filosofia de Stanford, em um artigo que foi publicado pela primeira vez em 23 de outubro de 2007 e passou por uma revisão em 14 de agosto de 2018.

O primeiro parágrafo já explica bem a falta de critérios que existe nesse sentido:

“A definição de arte é controversa na filosofia contemporânea. Até a possibilidade de a arte ser definida é um assunto controverso. A utilidade filosófica de uma definição de arte também já foi debatida.”

Outro parágrafo, este na conclusão do conteúdo, elucida a mesma ideia:

“Claro, se a classe das obras de arte, ou das artes, é um mero amontoado caótico, sem qualquer unidade genuína, então as definições enumerativas não podem ser criticadas por não serem informativas: elas explicam tudo o que é possível fazer, porque capturam toda a unidade que é possível capturar.”

Pedimos desculpas se deixamos a explicação difícil demais, mas queremos mostrar uma coisa: é difícil encontrar uma única definição de arte, já que tudo depende de quem analisa e do contexto em que aquilo está inserido.

Veja também: Poesia, qual a importância em nossa sociedade?

E QUAIS SÃO AS SETE ARTES?

A importância da arte para o desenvolvimento infantil

É provável que você já tenha ouvido falar sobre as sete artes e a sétima arte, mas sabe de onde veio isso?

Essa definição é resultado do trabalho de Ricciotto Canudo, um intelectual italiano. Em 1923, ele propôs em seu “Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte” que o cinema fosse considerado como a sétima arte, o que aumentou uma lista que já tinha sido criada antes pelo filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

Inclusive, esse manifesto já foi uma atualização de uma publicação prévia de Canudo, chamada de “La Naissance d’un sixième art. Essai sur le cinématographe”, em que o cinema era considerado como a sexta arte.

No “final das contas” (pelo menos por enquanto, como veremos adiante), a lista de Ricciotto Canudo com as sete artes ficou com os seguintes elementos, que podem nos ajudar bastante a entender o que é arte:

  1. Arquitetura
  2. Escultura
  3. Pintura
  4. Música
  5. Poesia
  6. Dança
  7. Cinema

O teatro não aparece nessa lista porque, de acordo com o próprio manifesto, combina várias linguagens artísticas diferentes.

Porém, com o passar do tempo, outras artes também passaram a ser consideradas, como as seguintes:

  • Literatura;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Jogos de computador e videogame;
  • Arte digital.

Depois de tantas idas e vindas, chegamos a mais uma conclusão: é praticamente impossível delimitar um número específico de artes. Afinal, há alguns elementos da lista que são bem mais recentes que outros, como os jogos de videogame e a arte digital.

Logo, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a constante evolução da sociedade, nada impede que novos elementos passem a fazer parte dessa lista.

Leia também: Histórias em quadrinhos para crianças: conheça sua origem e os benefícios para os pequenos que leem gibis

COMO PODEMOS, ENTÃO, ENSINAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA AS CRIANÇAS?

Qual a importância da arte para crianças

Com tanta variedade e diversidade, parece até difícil encontrar uma resposta a essa pergunta, mas poderíamos escolher a seguinte: nosso papel é mostrar aos pequenos como a arte é importante e merece ser valorizada, já que ela traz formas de expressar a criatividade e compartilhar a cultura.

A arte é praticamente um sustentáculo da sociedade. Por isso, quando pensamos qual a importância da arte na vida das pessoas, vale ampliar um pouco o raciocínio para perceber como ela é, de fato, imprescindível em nosso cotidiano.

Por exemplo, muitas pessoas gostam de ouvir música quando estão estressadas. A música é uma manifestação de arte, e esses efeitos já foram comprovados: um estudo publicado na PLOS ONE concluiu que ouvir música impacta no sistema psicobiológico do estresse.

Outros, por sua vez, gostam de ler antes de dormir. Isso também foi cientificamente comprovado por um estudo da Universidade de Sussex, que mostrou que a leitura reduziu os níveis de estresse em 68%, superando outras atividades, como ouvir música (61%) ou tomar chá ou café (54%).

Porém, nem tudo precisa de estudos científicos para sua comprovação, já que o próprio empirismo às vezes dá conta do recado. Quem não gosta de assistir a um bom filme, maratonar aquela série bacana, jogar videogame com os amigos ou ligar o rádio quando estamos presos no congestionamento?

O próprio Clube de Leitura Quindim foi criado tendo como base a literatura, que não pode deixar de ser considerada como uma forma de arte.

Depois de tantas idas e vindas neste conteúdo, queremos deixar a seguinte mensagem: a arte é fundamental na sociedade. Ela não está reservada apenas aos museus e à arquitetura clássica de Atenas, pois também aparece em nossos aplicativos de streaming e até em sua banca de jornal preferida.

Ao mostrar como o conceito de arte é amplo e diversificado, ajudamos nossos pequenos a entender como existe arte para todos os gostos, o que é muito bom. Assim, cada um pode escolher o que mais gosta.

Por fim, também percebemos como, de fato, a arte nos rodeia todos os dias, seja quando observamos as belas linhas de um edifício na capital ou cantarolamos nossa canção preferida no rádio. E, cá entre nós, o mundo fica muito mais belo, vivo e interessante com a arte!

Aproveitando, deixamos aqui uma ótima sugestão: o clube de leitura do Quindim. Além de fortalecer a literatura nacional, você ainda contará com livros curados por grandes referências, como Ziraldo, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku, Graça Lima, Walcyr Carrasco e Marina Colasanti. E você ainda pode baixar o nosso e-book com 32 livros para estimular a criatividade infantil.

E aí, você já tinha pensado dessa forma sobre qual a importância da arte? Qual é a sua manifestação artística preferida? E a de seus pequenos? Deixe sua opinião aqui nos comentários!


Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!