Entenda como funciona o método BLW de introdução alimentar e como fazer com os seus pequenos.

O que é método BLW para bebês

O crescimento e desenvolvimento dos bebês é uma fase maravilhosa na vida dos pais, avós, tios e todos que podem participar desses momentos. Sem dúvidas, um dos mais marcantes é a introdução alimentar, e uma das maneiras mais comentadas de fazer isso é o método BLW.

Pode ser que a sigla não remeta a nada para você em um primeiro momento, mas uma breve explicação já ajudará a entender em que consiste o método BLW para bebês, um grande aliado para o desenvolvimento da autonomia dos pequenos.

Também é muito importante saber como fazer BLW da maneira correta, pois o conceito é excelente, desde que feito adequadamente e de uma forma que seja segura para os bebês, mitigando as chances de que algo fuja do planejado.

Acompanhe-nos na leitura para conhecer mais sobre essa forma de introdução alimentar, quem a desenvolveu, como fazer com os seus pequenos e algumas dicas para que tudo corra da melhor maneira possível.

Assine o Clube de Leitura Quindim

O que é o método BLW de introdução alimentar?

O que é método BLW para bebês

O método BLW é uma prática em que, na introdução alimentar, os bebês “pulam” a fase de comer alimentos amassados e já começam a se alimentar com comidas sólidas (e saudáveis, claro) cortadas com os cortes certos, usando as próprias mãos e conduzindo essa alimentação, servindo-se como desejarem.

O significado da sigla BLW é Baby-Led Weaning, que pode ser traduzido como desmame conduzido pelo bebê. De fato, é isso mesmo que acontece: o pequeno ou pequena é que conduz a alimentação, ou seja, eles pegam os alimentos e os colocam na boca.

Essa é uma das maiores diferenças entre o método BLW e outras formas de introdução alimentar, como o uso de papinhas e outros alimentos amassados, em que os pais ou responsáveis é que colocam o alimento na colher e a levam até a boca do bebê.

Ainda que o método BLW de introdução alimentar seja popular, é compreensível que nem tantas pessoas o conheçam. Afinal, o conceito é relativamente novo: o termo “Baby-Led Weaning” foi cunhado por Gill Rapley, uma profissional de saúde, no ano de 2005 – mas o conceito em si já era comentado por ela desde 2001.

Veja também: Sling para bebês. Como usar e quais as vantagens desse acessório

Quando começar o BLW?

O que é método BLW para bebês

A prática do BLW geralmente inicia-se aos 6 meses de vida, quando começa a introdução dos alimentos. Porém, é importante que isso seja orientado pelo pediatra, pois o bebê precisa apresentar alguns sinais de prontidão, como segurar objetos com as mãos, sustentar o tronco e a cabeça e conseguir sentar sem apoio, entre outros.

Em um primeiro momento, não é raro se espantar com a abordagem, pois bebês na fase de introdução alimentar – que idealmente deve se iniciar por volta dos 6 meses de vida, de acordo com a OMS – ainda são bem novinhos. Porém, há uma série de cuidados que devem ser tomados para proporcionar maior segurança.

Ah, desde já, vale deixar o alerta: o BLW não substitui a amamentação, muito pelo contrário. A OMS e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado (ou seja, em conjunto com a introdução alimentar) até os dois anos ou mais.

Veja também: Dicas indispensáveis para lidar com assadura em bebês

Como funciona o método BLW de alimentação infantil?

O que é método BLW para bebês

Basicamente, é como a tradução diz: uma alimentação guiada pelo bebê. Logo, será o pequeno que, desde o início, se alimentará com os alimentos saudáveis que lhe forem oferecidos nos cortes certos – e é por isso que o método só funciona com bebês que já conseguem comer sozinhos.

O método baby-led weaning permite que os bebês aprendam a mastigar primeiro e, depois, engolir. De fato, ao pesquisar quando nascem os dentes, vemos que eles costumam aparecer na boca dos pequeninos entre os 5 e 7 meses, mas os botões dentários já estão ali, embaixo da gengiva – apenas não romperam-na ainda.

Este método também evita que os pais tentem “empurrar” comida aos bebês, já que eles estarão no controle de quanto colocarão na boca.

Assine clube de leitura quindim

Quais são as vantagens do método BLW?

Como fazer BLW

O BLW para alimentação infantil não ganha popularidade apenas por ser curioso, mas, sim, pelos inúmeros benefícios que o método BLW pode proporcionar aos pequenos, como os seguintes:

  • Incentiva os bebês a se familiarizar com uma maior variedade de texturas e sabores. Com isso, aumentam as chances de que eles desenvolvam preferências alimentares mais variadas e saudáveis, o que já foi apontado cientificamente.
  • Reduz as chances de desenvolver alergias alimentares ao longo da vida. Como consequência da variedade citada anteriormente, as chances de os pequenos apresentarem alergias alimentares diminuem ao longo da vida. Porém, é sempre válido contar com a ajuda do pediatra para saber como introduzir da melhor maneira aqueles alimentos mais alérgenos, como oleaginosas e frutos do mar, por exemplo.
  • Melhora o desenvolvimento da coordenação motora do bebê. Aqui, os maiores benefícios vêm na coordenação motora fina, pois o exercício de pegar os alimentos desenvolve tanto a destreza manual quanto a coordenação olho-mão (ou visomotora).
  • Pode reduzir o risco de obesidade infantil. Quando os pais alimentam os pequenos com papinhas e afins, isso pode fazer com que os bebês comam mais do que realmente precisam, o que, por sua vez, pode levar a um hábito de ignorar a sensação de saciedade. Com o método BLW, o bebê regula quanto quer comer de acordo com a sua fome.

Ao analisar todas essas vantagens, fica claro como fazer BLW é uma ótima escolha para os pais e os pequenos, mesmo com todo o cuidado necessário para os cortes dos alimentos e a sujeira que acompanha esta prática – é quase inevitável, mas vale muito a pena!

Veja também: Aprenda o que é Tummy Time e como fazer com o seu bebê

Como fazer BLW?

Como fazer BLW

Por mais incrível que possa parecer – e não deixa de ser –, o método BLW tende a ser muito bem aceito pelos bebês, cuja desenvoltura surpreende. Para ajudar, nós separamos algumas dicas importantes:

  • Não interrompa o aleitamento do bebê. Seja pela amamentação ou pelo uso de fórmulas, é importante que o aleitamento continue, pois ainda será de lá que a maioria dos nutrientes virá.
  • Lembre-se de que é uma introdução alimentar. Como o próprio nome diz, seu bebê será introduzido aos alimentos. Isso significa que ele pode não ter interesse por eles, mesmo depois de algumas tentativas. O importante é ter paciência e tranquilidade nesse momento.
  • Abandone o rigor em relação aos horários. Não é necessário ter uma agenda cronometrada para os horários das refeições com BLW: simplesmente ofereça os alimentos no momento das refeições e deixe que os pequenos decidam se querem comer ou não.
  • Se o alimento não puder ser amassado com facilidade com seus dedos, ainda deve estar duro. Seja qual for o alimento escolhido, é importante que, no início, sua textura seja macia e mole o suficiente para que a gengiva do bebê, cujos dentes nem sempre terão despontado ainda (e mesmo que tenha, são poucos), consiga amassar.
  • Faça as refeições com ele. Mesmo mães de primeira viagem ou pais de primeira viagem sabem que os pequenos tendem a imitar o que os outros fazem, o que os ajuda a associar as coisas. Se vocês fizerem as refeições juntos, as chances de que ele queira comer com o método BLW devem ser maiores.
  • Variedade é o nome do jogo. Assim como nós gostamos mais de alguns alimentos que dos outros, o mesmo acontece com os pequenos, com a diferença de que eles ainda não sabem do que preferem. Por isso, vale oferecer vários alimentos saudáveis e observar suas preferências e reações.
  • O reflexo de gag é seu companheiro. Basicamente, este é um reflexo fisiológico que faz alimentos que não foram bem mastigados voltarem para a frente da boca. É comum se espantar no início, mas isso é comum – afinal, é para a segurança dos pequenos. Ele se parece com uma ânsia de vômito, e se o alimento estiver grande ou não muito mastigado, o organismo dá conta de resolver o problema expelindo-o.

Veja também: Desenvolvimento dos sentidos do bebê e quando ocorrem

Como cortar alimentos BLW?

Como fazer o método BLW para bebês

Nós falamos muito dos cortes BLW no decorrer do conteúdo, e isso não foi por acaso. Afinal, são eles que permitem aos pequenos pegar os alimentos com as próprias mãos e levá-los à boca. Porém, vale ressaltar que os cortes variam de acordo com a idade e o desenvolvimento motor.

Por exemplo, quando eles ainda são mais novinhos, os cortes costumam ter um formato de palito (como uma batata frita), mas, com sua evolução motora e o desenvolvimento do movimento de pinça, já podem ser cortados em cubinhos.

Tendo isso posto, vamos dividir os cortes em três estágios. Confira:

Como cortar alimentos BLW para bebês de 6 meses?

Quando se inicia o método BLW aos seis meses, os bebês ainda não terão desenvolvido muita habilidade no movimento de pinça (quando seguram algo com o polegar e o indicador, como em uma pinça mesmo)

Logo, isso significa que eles precisarão de cortes que os permitam pegar o alimento com toda a mão ou os punhos. Portanto, o formato de palitinho será muito bem-vindo nesse sentido.

Corte os alimentos em tiras longas o suficiente para que consigam pegar com as mãos, mas com um pouco de sobra para que consigam comer o alimento.

Aqui, fica a dica: use o tamanho de seu dedo indicador como referência para o tamanho dos palitos.

O melhor clube de assinatura infantil

Como cortar alimentos BLW para bebês de 8 a 10 meses?

Nessa idade, os pequenos provavelmente terão desenvolvido a habilidade da pinça. Logo, conseguirão pegar pedaços menores, e é natural que, com o passar do tempo, você aprenda os tamanhos ideais para eles.

Como tudo depende do desenvolvimento de cada um, pode ser que alguns bebês consigam pegar alimentos bem pequenos, como grãos de ervilha, enquanto outros ainda não possuem tanta destreza – e tudo bem, cada um no seu tempo.

Você pode começar diminuindo o tamanho dos palitos usados na fase anterior gradativamente. Quando reparar que aquele tamanho já está “fácil demais”, diminua mais um pouco e continue assim.

Como cortar alimentos BLW para bebês a partir de 12 meses?

Método BLW para bebês

Aqui, a situação já será diferente, pois os bebês tendem a ter maior destreza ainda. Logo, esse é um bom momento de introduzir o uso de talheres.

É certo que muita comida irá ao chão, já que eles estão aprendendo a lidar com essa novidade. Porém, o fato de terem contado com o método de BLW na alimentação infantil terá ajudado também o seu desenvolvimento motor.

Há bebês que preferem espetar os alimentos com o garfinho, enquanto outros preferem as colherinhas. O ideal é testar e ver o que eles preferem, ajudando-os nessa fase.

Veja também: Como aumentar a imunidade. Veja 9 alimentos indispensáveis

Quais são os melhores alimentos para BLW?

Opções não faltam por aqui, como as seguintes, que podem ser adaptadas dentro dos cortes ideais para cada faixa etária:

  • Frutas: bananas, fatias de abacate, morangos, amoras, gomos de laranja ou tangerina (sem pele e sementes), fatias de maçã, fatias de pêra.
  • Vegetais: tiras de cenoura, brócolis, abobrinha, batata doce, beterraba.

Proteínas: ovos cozidos duros (cortados em 4), tiras de frango, tiras de carne, tiras de peixe (sem pele ou espinhos), tiras de tofu.

Método BLW de introdução alimentar: uma opção saudável e benéfica para o desenvolvimento

Método BLW para bebês

Além de estar comumente relacionada a alimentos saudáveis, o método BLW de introdução alimentar ajuda no desenvolvimento dos bebês como um todo, o que é excelente para desenvolver sua autonomia.
Se você quer tornar os momentos com o método BLW ainda mais deliciosos, conte com o clube de leitura infantil do Quindim para apoiar você. Assim, além de encher a barriguinha, você ainda ajuda os pequenos a abastecerem sua imaginação e criatividade!