Caças ao tesouro são brincadeiras super divertidas, que ajudam a estimular a imaginação e a capacidade de resolver problemas.

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

As brincadeiras infantis são sempre ótimas oportunidades para passar um tempo mais gostoso com os pequenos. Entre uma imensa infinidade de brincadeiras, a caça ao tesouro é uma alternativa bem interessante.

Além de ser extremamente divertida e interativa, a caça ao tesouro estimula o raciocínio, auxilia no desenvolvimento motor, melhora a atenção, a capacidade de ouvir e seguir instruções, estimula a autonomia, interação e ainda proporciona bem-estar físico e mental.

Como você pode perceber, são muitos os benefícios da caça ao tesouro, além de ser uma atividade que pode ser feita ao ar livre e em contato com a natureza. Dependendo da complexidade e do tipo de brincadeira, a criação de uma caça ao tesouro pode dar um certo trabalho, mas vai valer muito a pena!

Aprenda mais sobre a caça ao tesouro e descubra dicas para criar enigmas interessantes para a garotada neste artigo!

Assine o Clube de Leitura Quindim

O que é a caça ao tesouro?

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

Assim como um pirata que desbrava o mundo em busca de pistas para encontrar o seu tão estimado tesouro, você pode criar uma versão mais simples em casa para os pequenos.

E o prêmio não precisa ser um baú cheio de ouro, joias e relíquias. Basicamente, a caça ao tesouro é uma brincadeira que utiliza pistas que devem guiar as crianças até encontrar o “tesouro”.

A graça está na criação de pistas que as crianças deverão seguir para chegar até o prêmio, que precisa estar escondido.

A criatividade pode ajudar a fazer uma caça ao tesouro com coisas que você tem em casa. Portanto, a brincadeira pode ser mais simples ou mais elaborada. O mais importante é que as crianças consigam decifrar as pistas para encontrar o grande prêmio.

Veja também: 7 brincadeiras com músicas para fazer me casa

Como preparar uma caça ao tesouro para os pequenos?

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

Existem diversas maneiras de criar a caça ao tesouro para os pequenos. De modo geral, o que importa é a missão dada e o empenho dos participantes em solucionar o mistério do paradeiro do tesouro. Então, a preparação é uma etapa super importante para que a diversão seja garantida.

Dito isso, é hora de aprender como preparar uma caça ao tesouro que seja inesquecível e crie lembranças memoráveis nas crianças!

Banner Clube de Leitura Quindim

Conheça bem as crianças que participarão da caça ao tesouro

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

Entender quem são os participantes é muito importante para que todos possam se divertir durante a caça ao tesouro. Antes de começar a elaborar a brincadeira é essencial saber as idades das crianças, o nível intelectual dos pequenos e até mesmo o temperamento de cada um — pois isso faz toda diferença para evitar brigas e até o fim do jogo.

As informações sobre as crianças devem ser usadas para compreender qual será o nível de dificuldade, a duração da brincadeira e outros fatores. Aliás, até mesmo o estado de saúde dos pequenos precisa ser conhecido, como se alguém tem alguma alergia, problemas respiratórios e aspectos.

Por ser uma brincadeira mais ativa e que pode ser feita ao ar livre, é importante conhecer esses detalhes.

Veja também: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

Onde será feita a brincadeira?

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

Você prefere fazer a caça ao tesouro dentro de casa? No quintal? Levará as crianças até um parque? O local em que a brincadeira ocorrerá também precisa ser bem definido, afinal, ele precisa ter espaços para guardar as pistas e o tesouro.

A faixa etária também é importante antes de escolher o local. Crianças menores precisam de um lugar mais tranquilo e seguro. Enquanto isso, a garotada mais velha pode ir para ambientes abertos, pois encoraja a independência delas. Entretanto, a supervisão de um responsável é importantíssima em qualquer situação.

Veja também: Relembre jogos e brincadeiras antigas para apresentar às crianças

O que haverá no baú da caça ao tesouro?

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

O tesouro é o grande prêmio e o que a garotada aguarda ansiosamente para descobrir o que tem dentro do baú. Não precisa ser necessariamente um tesouro, você pode escolher outras recompensas que sejam legais para os pequenos.

A emoção da brincadeira está em seguir as pistas e caçar o tesouro, mas encontrá-lo e descobrir o que tem dentro também faz parte da diversão. A caça ao tesouro não precisa realmente ser a busca por um tesouro, ela pode ser temática. Portanto, a escolha da gratificação também pode variar. A caçada também pode ser mais competitiva se as crianças são divididas em grupos. Assim, os participantes desenvolvem suas habilidades sociais, criam laços de amizade e aprendem a colaborar em equipe.

Quanto tempo deve durar a procura pelo tesouro?

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

O tempo de brincadeira pode variar dependendo da empolgação das crianças e também da disposição para criar dicas e acompanhar o jogo. Naturalmente, a garotada não vai conseguir seguir dezenas de dicas até encontrar o tesouro. 

Então, veja o tempo que eles precisam para decifrar cada dica e calcule quanto tempo a brincadeira poderá durar.

Veja também: Coleção Vaga-Lume. Um marco na literatura infantil e juvenil

Crie regras que façam sentido na brincadeira

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

A falta de regras pode fazer a brincadeira desandar, então antes de começar é bom definir bem a ordem que deve ser seguida. Comece criando as normas e lembre-se de explicá-las detalhadamente logo no começo da caça ao tesouro

As regrinhas ajudam a manter a organização e guiam as crianças durante a brincadeira. Portanto, para manter uma ordem é melhor especificar o que pode e o que não pode.

Veja também: Relembre jogos e brincadeiras antigas para ensinar às crianças!

Elabore as dicas que as crianças devem seguir

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

A principal dica aqui é que você deve começar pelo final. Ao saber como a brincadeira vai terminar — ou seja, qual é o prêmio do tesouro — fica mais fácil desenvolver as dicas que auxiliam na resolução do mistério. 

Uma dica deve servir para direcionar até o ponto onde está a outra, e assim sucessivamente. Nesse sentido, escreva uma dica e pense em como explicar de forma indireta onde está a próxima. Lembre-se também de aumentar gradualmente a dificuldade para que a brincadeira fique mais interessante.

Utilize um mapa para guiar os participantes

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

Os piratas utilizam um mapa para encontrar o tesouro que tanto almejam. Às vezes a escolha do mapa é bem mais intrigante e desperta maior interesse do que o uso de dicas.

Além disso, o mapa também pode conter “erros”. No caso, são caminhos errados propositalmente para guiar os pequenos até um local incorreto. Depois disso, é só direcioná-los novamente à trilha certa para que eles continuem em busca do tesouro.

Veja também: Clássicos da literatura infantil que os pequenos vão amar

Comece a caçada de uma forma divertida

Como fazer uma caça ao tesouro para crianças

A entrega da primeira dica marca o início da brincadeira é o momento de maior empolgação. Por isso, a ideia é começar de uma maneira mais animada. Você pode entregar a primeira dica a partir de um desafio proposto aos pequenos, algum tipo de competição, um envelope selado ou alguma outra forma criativa

A caça ao tesouro pode utilizar charadas, ter jogos para que as crianças recebam as próximas dicas e outras possibilidades. A brincadeira tem muitos benefícios e é sempre muito divertida para crianças e adultos, sobretudo para reunir a família e amigos. 

Brincar é algo que faz parte do dia a dia das crianças e é essencial para o desenvolvimento infantil. A leitura também é vantajosa e apresenta um novo mundo aos pequenos. Para isso, o clube de leitura do Quindim envia livros selecionados a dedo todos os meses e incentiva esse hábito tão benéfico na vida das crianças, de modo que as surpresas contidas nas páginas sejam tão fantásticas quanto as pistas de uma caça ao tesouro!