Conheça os benefícios do sling e entenda como ele pode ser um aliado e tanto.

Sling para bebês

Manter o bebê próximo e em contato com o calor do corpo da mãe ou do pai tem muitos benefícios. O uso do sling para bebê permite essa aproximação que é muito gostosa, mas também entrega maior praticidade.

O adulto fica com os braços livres e consegue se movimentar com mais liberdade, enquanto o neném fica confortável no colo. Essa facilidade é um dos motivos que fizeram o sling se tornar cada vez mais popular.

A princípio, muitas pessoas podem achar estranho ficar com o bebê “amarrado” ao corpo, ou até mesmo acreditam ser desconfortável para a criança, que pode machucar. Mas esse é um grande engano, pois o sling já é usado há bastante tempo em outras culturas, como em vários países da África e na Índia. 

Agora o acessório já é mais aceito e o encontramos até em listas de enxoval de bebê. Se você ainda não tem muita familiaridade com o sling, tenha calma e leia este post até o final!

Afinal, o que é sling?

Como usar sling para bebês

Talvez você já tenha visto alguém usando um tecido como um método para carregar bebês. Esse pedaço de pano se chama sling, e é um grande tecido comprido utilizado para segurar nenéns.

São cerca de 2 metros de largura que podem ser ajustados para ficar o mais confortável possível. O uso do sling deixa os braços livres, o que é bastante prático e dá maior liberdade. 

A tradução literal de sling é “tipoia”, que serve como suporte. Portanto, faz sentido que o tecido seja chamado assim, pois é utilizado exatamente para segurar o bebê em uma posição que seja mais confortável. Dessa forma, a criança fica anatomicamente ajustada ao nosso corpo.

Por mais que tenha ganhado mais espaço nos últimos anos, o sling já é um item muito comum nas culturas mais tradicionais. As mulheres indígenas, por exemplo, utilizam bastante essa tipoia para segurar os filhos enquanto fazem suas tarefas. Há possibilidades para carregar bebês ou crianças, no colo ou nas costas. 

O acessório também ajuda a manter a coluna em uma posição que diminui o impacto, além de ser menos dolorido do que segurar o bebê no colo por muito tempo. 

Além disso, o neném também cria um vínculo mais forte com a mãe, pai ou qualquer outra pessoa que o esteja carregando. Assim, a relação é fortalecida por meio das batidas do coração, o cheiro e outras características.

Assine o Clube de Leitura Quindim

O sling pode ser usado em recém-nascido?

o que é sling para bebês

Os recém-nascidos são tão pequenos e parecem tão frágeis que dá até medo de fazer qualquer coisa que pareça ser desconfortável ou até prejudicial para eles. No caso do uso do sling, um dos motivos para esse receio é que o bebê fica encolhido dentro do tecido — mas se pensar bem, a posição é um pouco similar a como a criança estava no útero da mãe.

Não há grandes razões para esse medo, pois o sling pode ser usado em bebês a partir de um mês de vida. Porém, o cuidado que deve ser tomado é que o neném precisa ser colocado de lado, apoiado como se estivesse sendo carregado no colo. Além disso, essa posição também ajuda para o momento da amamentação

Depois do quarto mês o bebê já consegue ter mais sustentação no corpinho e na cabeça. A partir disso, já será possível mudar a posição para deixá-lo de frente para a mamãe ou papai, com o contato de peito com peito. 

Esse posicionamento deixa a criança no formato de “M”, com as perninhas flexionadas e como se estivesse sentada em uma cadeirinha. Já a cabeça do bebê precisa estar mais ou menos na altura do pescoço do adulto. 

Veja também: Dicas indispensáveis para lidar com assadura em bebês

Quais são os benefícios do sling?

quais são os benefícios do sling para bebês

Já ficou bem claro que o sling é superconfortável para mãe e bebê e como o item ajuda na mobilidade, certo? Mas não é apenas isso, essa tipoia tão tradicional também conta com outras vantagens, e é por esses motivos que continua fazendo tanto sucesso.

Por isso, veja quais são os outros benefícios do sling:

  • A posição ajuda no desenvolvimento da coordenação do neném;
  • Melhora a distribuição de peso da criança e evita dores nas costas, braços e desconforto na coluna;
  • O campo de visão do bebê é mais amplo, o que estimula a visão do pequeno;
  • O posicionamento do bebê no sling ajuda a acalmar, alivia dores (como as cólicas) e até refluxo;
  • O contato estreita os laços entre o bebê e a pessoa que o carrega no sling.

Veja também: Coordenação motora do bebê e como ela se desenvolve

Os melhores modelos de sling

Se você começar a fazer uma pesquisa encontrará uma grande variedade de modelos de sling no mercado. Os diferentes tipos permitem amarrações diversas e também são específicos para determinadas necessidades. Então, conheça alguns deles e descubra qual é o mais indicado para você e seu bebê.

Sling com argola

Sling de argolas para bebê: como usar

Esse é um dos modelos mais tradicionais e práticos. O sling com argola é de fácil colocação e permite que o ajuste seja feito rápido e sem dificuldades. A diferença é que ele é usado em apenas um ombro e o neném fica posicionado mais de lado. 

Por essa questão do carregamento lateral, o sling de argola é mais recomendado para bebês menores. Carregar crianças maiores nessa posição pode ser mais cansativo, uma vez que o peso fica em apenas um ombro. Portanto, pode se tornar desconfortável.

Veja também: Como fazer papinha para bebês. 9 receitas rápidas, fáceis e saudáveis

Wrap sling

Wrap sling para bebês

O sling que não tem argola e é apenas uma faixa de tecido é chamado de Wrap Sling. O modelo é uma faixa de tecido bem comprida que se passa em volta do corpo, enrolando o pano e fazendo amarrações para segurar o bebê. 

O Wrap Sling tem uma boa sustentação e faz que o peso da criança fique melhor distribuído. Logo no início podem surgir algumas dificuldades em usar o item, mas há uma versão de fast wrap, que parece uma camiseta, e é bem mais rápido e fácil de usar.

Veja também: Picos do crescimento do bebê. O que são e quando acontecem

Mei Tai

Sling mei tai

O Mei Tai é bem parecido com o Wrap e é mais indicado para bebês um pouco maiores e que tem mais sustentação no corpo. Nele, a criança fica sentada frente a frente com quem a carrega.

Pouch Sling

Assim como Mei Tai é parecido com o Wrap Sling, o Pouch Sling se parece com o Sling com argolas. Dessa maneira, o bebê também fica apoiado de forma lateral e o tecido fica sobre um ombro só, mas ele tem a desvantagem de não ser ajustável.

Veja também: Livros infantis que os bebês vão amar

Como usar sling?

Como amarrar o sling

Como os modelos de sling são diferentes, o modo de uso também varia. No entanto, de forma geral, existem duas possibilidades mais simples que ajudam a utilizar o acessório, sobretudo para os iniciantes. Depois disso, você pode aprender outros tipos de amarrações que sejam mais confortáveis para você e seu bebê.

Enquanto isso, confira o passo a passo de duas maneiras de usar sling, uma para modelos com argola e outra sem argola.

Banner Clube de Leitura Quindim

Amarração em cruz para sling sem argola

Como usar o sling

Esse modelo de amarração pode ser usado desde os primeiros meses do bebê e é bem prático. Veja como usar:

  • Pegue o tecido e posicione o meio dele na altura do seu abdômen, puxando as pontas para trás;
  • Depois, cruze o pano nas costas, formando um “X”, e puxe as pontas por cima dos ombros para trazê-las até a frente;
  • Posicione o bebê na faixa que ficou de encontro ao seu abdômen, apoiando bem o bumbum do neném como se fosse em uma rede e ajuste o tecido;
  • Comece a puxar as pontas para que a amarração fique mais ajustada e o bebê fique bem próximo ao seu corpo;
  • Cruze o tecido por baixo do bumbum da criança e leve as pontas para trás, deixando os pés do bebê para fora, e finalize com um nó firme nas suas costas.

Amarração de sling com argola

O modelo com argola é mais intuitivo, você vai olhar o item e saber qual extremidade passar pela argola e como fazer o ajuste. Confira como é fácil!

  • O primeiro passo é abrir o sling de forma horizontal nas costas, deixando as argolas apoiadas em frente a um dos seus ombros;
  • Puxe a outra extremidade para a frente do seu corpo, deixando o tecido sempre bem esticado e aberto;
  • Junte a ponta da extremidade sem argola e passe por dentro das duas argolas juntas, passando depois por apenas uma das argolas (da mesma forma como você coloca um cinto);
  • Ao transpassar o tecido dessa forma, já é feito um tipo de “amarração”, que segura o pano para que não escorregue;
  • Faça os ajustes que ache necessário e veja de que forma será mais confortável para o bebê;
  • Gire o sling para posicionar as argolas em cima do seu ombro e comece a colocar o bebê no pano, deixando-o apoiado no seu ombro e segurando-o com o braço por baixo do bumbum, colocando-o dentro do tecido;
  • Posicione o bebê sentado no sling e puxe o tecido para que envolva o corpo dele, desde a dobrinha da perna até a metade da cabeça devem estar dentro do pano (em crianças maiores o tecido deve ir até a nuca).

A colocação do sling não é difícil. Quanto mais você usar, mais fácil fica, e depois de um tempo você consegue colocar até de olhos fechados. Não há sensação mais gostosa do que deixar o bebê bem pertinho, sentindo o calor da criança e ela sentindo o seu. 

Além da proximidade que o carregamento em tecido proporciona, você também pode aproveitar esse momento para acariciar, contar histórias e estabelecer uma relação mais estreita com o bebê. Depois de conhecer o sling para bebê, se você quer aproveitar esse momento de uma maneira ainda melhor, conte com o clube de leitura do Quindim para receber livros de excelente qualidade em sua casa para ler com os pequenos!