O elefante, a girafa, a zebra, o macaco e a tartaruga arrastam-se pela terra rachada da planície africana, muito, muito famintos. Até que avistam uma árvore maravilhosa – coberta de frutos vermelhos e maduros que exalam “o aroma das mais doces mangas, gordos como melões e suculentos como tâmaras”.
Só há um pequeno detalhe: enrolada nesta árvore, está a maior serpente píton já vista. E ela não sairá de seu posto até que um dos animais descubra o nome da árvore. Um após o outro, eles seguem até a longínqua morada do rei da floresta, o leão, único detentor do conhecimento do enigma.
Pelo caminho de volta, variadas distrações confundem os sentidos dos animais. Será que algum deles conseguirá transpor os obstáculos para que todos possam, enfim, se deliciar com os frutos dessa árvore mágica?
Bela edição em capa dura do conto da tradição oral africana recontado por Piet Grobler, com divertidas ilustrações de Dianne Hofmeyr. Assim como existem muitos contadores de histórias na África, existem muitas versões desse conto. As crianças brasileiras podem conhecê-lo também por: “A árvore maravilhosa”, “A tartaruga e a fruta amarela”, ou “A história de Tatê Calanquê Catacan Quixilá Calanquê”.