8 livros com histórias assustadoras para contar no escuro

Quem não amou ouvir histórias arrepiantes na infância? Esses livros fascinam os pequenos! Por isso, o Clube de Leitura Quindim separou uma lista incrível com histórias assustadoras para crianças. Mas calma! Não se preocupe: são histórias escolhidas especialmente para cada faixa etária, que, em muitos casos, apesar do clima tenebroso, acabam de forma engraçada. Então, que tal aproveitar essas histórias assustadoras para contar no escuro e criar um clima de leitura bem gostoso? Pegue uma lanterna, já prepare o ambiente e confira nossa lista a seguir.

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 0 a 2 anos

histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 0 a 2 anos: tá tudo bem neném!
Autora: Emmanuelle Houdart
Tradutor: Fabio Weintraub
Editora: SM

Tá tudo bem, neném!

Uma das histórias assustadoras para contar no escuro indicadas para os pequenos de 0 a 2 anos é Tá tudo bem, neném! Talvez pareça estranho para alguns a recomendação de livros assustadores para bebês, mas não se preocupe. Essa obra traz ilustrações que parecem macabras à primeira vista, mas esse clima assustador da história é sempre quebrado mediante a fala da mãe da personagem, dizendo que está tudo bem. E, afinal, quem nunca se sentiu bem diante de qualquer situação apenas com o acalento da mãe? Então, dê uma chance para um livro mais assustador mesmo que o seu filho seja um bebê: o contraste entre as ilustrações e o texto podem realmente divertir você e o seu pequeno.

histórias assustadoras para contar no escuro: Bruxa, Bruxa venha à minha festa
Escritor: Arden Druce
Ilustrador: Pat Ludlow
Editora: Brinque-Book

BRUXA, BRUXA, VENHA À MINHA FESTA

Só de olhar a imagem da capa desse livro talvez você fique com receio de lê-lo com um bebê. Entendemos que as ilustrações desse livro podem variar do belo ao macabro para alguns, mas é um livro muito interessante! E um pequeno spoiler: seu desfecho quebra todo o clima assustador ao fazer uma revelação inesperada. Além disso, é importante ressaltarmos como livros de bruxas são muito enriquecedores, pois elas são figuras constantes no imaginário infantil. E, embora pareça que esse livro vá causar medo aos pequenos, vale lembrar que, ao se deparar com medo ou qualquer outra emoção dentro da literatura, o pequeno terá ali um espaço seguro para elaborar esses sentimentos no conforto e aconchego do colo dos pais.

Veja também: 6 livros de bruxas que você precisa conhecer

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 3 a 5 anos

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças: milhões de gatos. Wanda Gag
Autora: Wanda Gág
Editora: Edições Barbatana

Milhões de gatos

Esse livro é um dos clássicos da literatura infantil que não podia ficar de fora da nossa lista de histórias assustadoras para contar no escuro. Aqui conhecemos dois velhinhos que, ao se sentirem muito sozinhos, resolvem adotar um gatinho. Mas quem gosta desse bicho sabe que eles são todos muito fofinhos. Então, como escolher qual adotar? Esse é o dilema que o nosso casal protagonista passa. Mas o que o leitor não espera é que esses gatinhos tão fofinhos são capazes de atos aterrorizantes para provar que são dignos de serem adotados. O que esses gatinhos fazem? A gente não vai contar, e você e o seu pequeno terão que descobrir enquanto leem esse livro assustador. 

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 3 a 5 anos: Tenho medo livros da matriz
Autor: Ivar da Coll
Tradutora: Dolores Prades
Editora: Livros da Matriz

Tenho medo

Esse livro assombroso que vamos falar agora é também um livro de monstro. Outra criatura muito presente no imaginário infantil e que pode render ótimas histórias assustadoras para contar no escuro. E esse livro não tem apenas um  monstro! Ele está repleto dessas criaturas nas suas páginas. Monstros dos mais variados tipos. Alguns cospem fogo, outros se escondem na escuridão e ficam à espreita. Mas o que ninguém esperava é que esses monstros tenebrosos também sentem medo. Essa quebra de expectativa que coloca esses monstros terríveis como na verdade pobres criaturas que também morrem de medo de outras coisas acaba trazendo um desfecho mais leve para a trama além de fazer os jovens leitores perceberem que esses monstrengos não são tão assustadores assim.

Veja também: 9 livros de monstros que as crianças precisam conhecer

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 6 a 8 anos

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 6 a 8 anos: O aniversário de Tiltapes
Escritora: Christina Dias
Ilustradora: Elma
Editora: Escrita Fina

O aniversário de tiltapes

A lebre é convidada para o aniversário de Tiltapes. E lá vai ela toda animada, até que é alertada por vários bichos da floresta sobre o perigo de ir se encontrar com um bicho tão assustador. É então que o leitor é bombardeado com várias descrições aterrorizantes sobre o tal do Tiltapes. E o pior: a nossa amiga lebre decide mesmo assim seguir para o aniversário do dito cujo. Toda essa expectativa sobre o que vai acontecer com a lebre cria um clima de tensão e mistério durante a leitura. E, para saber o que esse monstro terrível fez com a pobre lebre, você e o seu pequeno terão que ler essa obra e encarar o Tiltapes por sua conta e risco!

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 6 a 8 anos: Terrível
Escritor: Alain Serres
Ilustrador: Bruno Heitz
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Terrível

Terrível é o lobo assustador que conhecemos nessa obra. E, se seu pequeno se amarra em livros com o lobo mau, ele vai adorar essa história. Esse lobo é o terror de todos à sua volta. Ele espanta o carteiro, o vizinho, e causa medo até nos próprios filhos. E atenção: essa parece ser apenas uma obra sobre o lobo mau, mas ela trata dos padrões de masculinidade muitas vezes cobrados do homem, pois a verdade é que Terrível esconde um grande segredo. Um segredo que revela que ele talvez não seja tão terrível assim! Ficou curioso para descobrir qual é?

Veja também: 8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 9 a 12 anos

Histórias assustadoras para contar no escuro para crianças de 9 a 12 anos: A loira do banheiro
Escritora: Januária Cristina Alves
Ilustrador: Berje
Editora: FTD

A loira do banheiro

Quem nunca amou contar e compartilhar essa lenda, que talvez seja uma das melhores histórias assustadoras para contar no escuro, com os amigos? Então, que tal compartilhá-la com o seu pequeno agora? Você pode ler essa obra com os pequenos, ou até mesmo usá-la para relembrar essa lenda urbana e contá-la você mesmo com as suas palavras. Vale lembrar também que esse livro não traz somente a história dessa loira famosa mas também reúne várias outras assombrações do folclore brasileiro para deixar sua contação de histórias ainda mais assustadora. E se você quiser conhecer mais obras para ler com os pequenos pode conferir nossas dicas de livros para crianças de 9 a 12 anos.

Livros com histórias assustadoras para contar no escuro: Frritt-flacc - Júlio Verne - Alexandre Camanho
Escritor: Júlio Verne
Ilustrador: Alexandre Camanho
Editora: Pulo do Gato

Frritt-Flacc

Nesse livro, não é apenas a história de Júlio Verne que traz uma atmosfera assustadora: as ilustrações de Alexandre Camanho também vão dar arrepios! Nessa história, vamos conhecer um médico ganancioso, que recebe o pedido de ajuda de uma família humilde. Um ente querido está morrendo e a pobre família precisa de ajuda. Mas o médico hesita em ajudar sem um pagamento adiantado. Infelizmente, toda essa hesitação é crucial para o destino do paciente que até então nem o doutor nem o leitor sabem exatamente quem é. E é claro que não vamos revelar aqui a identidade e o destino desse paciente para não estragar as reviravoltas dessa trama. Pode ter certeza: você e o seu pequeno vão se surpreender!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

livros lobo mau

8 livros com o lobo mau que seu filho vai amar

Clássicos da literatura infantil brasileira

8 clássicos da literatura infantil brasileira para apresentar aos seus pequenos

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: Por que ter livros diversos em casa?

livros de monstros para crianças

9 livros de monstros que as crianças precisam conhecer

Histórias de animais para crianças

8 histórias de animais que as crianças precisam conhecer

Histórias para contar para crianças

Histórias para contar às crianças de acordo com a faixa etária