A hora do sono pode ser um momento muito trabalhoso para alguns pais. Mas a leitura pode ajudar a torná-lo mais leve. Existem muitos benefícios de ler antes de dormir, como estimular a criatividade e proporcionar um sono de qualidade. Por isso, o Clube de Leitura Quindim separou algumas dicas do que você pode ler à noite com os pequenos. São todas obras já enviadas anteriormente para os nossos assinantes de todo o Brasil e que vão encantar desde os pequenos até os mais velhos. Então, confira a nossa lista de livros para dormir e se prepare para boas leituras quando a noite chegar!

Livros para dormir indicados para crianças de 0 a 2 anos

Rotina do sono: livros para dormir para crianças de 0 a 2 anos: o bocejo Ilan Bremnan, Renato Moriconi
Autores: Ilan Brenman e Renato Moriconi
Editora: Editora do Brasil

Bocejo

Existe um livro melhor para ler antes de dormir do que um cujo título seja Bocejo? Nesse livro-imagem deslumbrante, acompanhamos o desenrolar da História da humanidade através da imagem de grandes figuras históricas, que nos mostram como todas têm algo em comum: assim como nós, elas também bocejam. E você pode até se perguntar se uma criança tão pequena iria aproveitar um livro com personagens históricas que ela talvez nem conheça. Mas esse é um daqueles livros que atende a diferentes públicos: os pequenos exploram a ilustração com curiosidade e se divertem com o simples ato de bocejar, já os adultos encontram essas outras camadas. Então, não tenha vergonha de se entregar à leitura dessa obra: boceje junto dos personagens, deixe a criança ver as ilustrações, apontar para o que ela achou interessante e descubra o prazer de ler um livro imagem com uma criança pequena. Elas piram e adoram imitar o bocejo!

Rotina do sono: livros para dormir para crianças de 0 a 2 anos: Não vou dormir
Escritora: Christiane Gribel
Ilustrador: Orlando
Editora: Global

Não vou dormir

Esse é um dos livros para dormir que também fala sobre a hora do sono. Aqui, nos deparamos com uma cena que provavelmente muitos que convivem com uma criança pequena já passaram: o momento em que a criança não quer dormir. E é isso que ocorre com a protagonista da nossa história. Ela decide que não vai dormir e pronto. Mas, assim como as crianças aqui da vida real, a nossa personagem acaba percebendo que o sono vem independentemente de ela querer ou não. E se você quiser conhecer mais livros para bebês é só conferir o nosso blog!

Veja também: Livros para bebês: 10 obras para ter em casa

Livros para dormir indicados para crianças de 3 a 5 anos

Rotina do sono das crianças de 3 a 5 anos: Capa de Gordon e Tapir
Autor: Sebastian Meschenmoser
Tradutora: Karina Jannini
Editora: WMF Martins Fontes

Gordon e Tapir

Gordon e Tapir são melhores amigos que moram juntos. Mas um é superorganizado, e o outro muito bagunceiro. Um é mais calmo, já o outro adora uma festa. Eventualmente, grandes diferenças podem causar atritos nas amizades, mas essa obra fala sobre polaridade ao mesmo tempo em que nos mostra como podemos conviver e criar pontes mesmo com pessoas tão diferentes de nós. E, se você quiser, pode ver mais dicas de historias infantis para dormir em nosso blog! 

Rotina do sono: Feio, eu? Livros da Matriz
Escritora: Silvana Tavano
Ilustradora: Mariana Demuth
Editora: Livros da Matriz

Feio, eu?

Quem nunca se sentiu inseguro sobre algo que alguém disse sobre você? Esse livro mostra justamente isso: o coelho está passeando tranquilo pela floresta quando lhe dizem que é feio. Mas será mesmo? O pequeno animal parte então em busca de vários bichos para tirar a dúvida: ele é feio? Entretanto, durante essa jornada, percebemos que a única opinião que realmente importa é a do próprio coelho. Uma obra muito divertida e ótima para a hora de dormir, mas que trata também da autoestima infantil, um tema muito importante para conversar com os pequenos.

Veja também: História infantil para dormir: 7 contos que as crianças vão adorar

Livros para dormir indicados para crianças de 6 a 8 anos

Rotina do sono das crianças de 6 a 8 anos: a grande fábrica de palavras
Escritora: Agnès de Lestrade
Ilustradora: Valeria Docampo
Editora: Aletria

A grande fábrica de palavras

Dentre os livros para dormir para crianças de 6 a 8 anos, temos essa obra sensível e emocionante. Aqui, conhecemos um lugar onde você precisa comprar as palavras que deseja falar. Enquanto algumas palavras são mais caras do que outras, as crianças se divertem procurando palavras jogadas no lixo ou caídas por aí. Nosso protagonista, que não tem condições de comprar belas palavras, junta as poucas que encontra na esperança de poder dizer algo bonito para a menina amada. Uma história tocante que vai encantar desde os menores até os mais velhos e vai deixar a hora do sono ainda mais leve. Se quiser conhecer outras obras para ler com os pequenos dessa idade, basta conferir a nossa lista de livros para fase de alfabetização.

Rotina do sono: A história de Pedro Coelho. Beatrix Potter
Autora: Beatrix Potter
Editora: Edições Barbatana

A história de Pedro Coelho

Um dos grandes clássicos da literatura infantil, em uma edição enviada pelo Clube Quindim que traz as ilustrações na mesma disposição pensada pela autora na publicação da obra. Aqui, vamos conhecer um coelhinho muito levado que desobedece sua mãe e vai se aventurar no quintal do terrível senhor MacGregor. É claro que essa ideia não ia dar muito certo e o pequeno Pedro acaba em uma perseguição muito perigosa. Se prepare para torcer, a cada página, para que o nosso protagonista finalmente consiga escapar das garras desse fazendeiro malvado.

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Livros para dormir indicados para crianças de 9 a 12 anos

Rotina do sono das crianças de 9 a 12 anos: Capa do livro a moça tecelã a escritora Marina Colasanti
Autora: Marina Colasanti
Ilustrador: Demóstenes Vargas
Editora: Global

A moça tecelã

Nessa obra de Marina Colasanti, você vai conhecer uma tecelã um pouco diferente. Tudo o que ela tece vira realidade. Incluindo o pôr do sol, os pássaros e as manhãs. Mas um dia, depois de tanto tecer, a moça tecelã se sente sozinha e é então que resolve tecer um par. E depois de tecer, tecer, tecer… Lá está ele. Um homem bonito e elegante que parece ser tudo o que a tecelã precisa. Até que o homem que deveria amá-la descobre o seu dom. E, muito ganancioso, faz a moça tecer não mais cores e alegria mas riquezas, ouro, casas luxuosas… E a tecelã não se sente mais feliz e entende que estava muito melhor sozinha. Como será que a nossa protagonista conseguirá sair dessa situação? Descubra com o seu pequeno nesse encantador conto de fadas contemporâneo. 

Rotina do sono: livros para dormir para crianças de 9 a 12 anos: james e o pêssego gigante do escritor Roald Dahl
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: 34

James e o pêssego gigante

Talvez você ache nossa última obra dentre os livros para dormir um pouco grande para ler na hora do sono. Mas o legal de livros mais longos é que você pode dividir a leitura por capítulos e ler um ou dois por noite! Nessa obra, conhecemos James, um menino que, após uma tragédia, vai morar com as tias malvadas. Lá ele conhece grandes insetos que moram dentro de um pêssego gigante e partem para grandes aventuras. Uma história que nos mostra a importância da amizade de infância e como ela nos ajuda a superar as situações difíceis da nossa vida. Então, prepare-se para embarcar nesse enorme pêssego junto do seu pequeno e conhecer essa aventura encantadora criada por um dos mestres da literatura infantil, Roald Dahl.