Escolher livros para crianças de 10 anos pode ser difícil. Mas não se preocupe! O Clube de Leitura Quindim fez uma lista com alguns livros já enviados para os seus assinantes que vão encantar os pequenos dessa faixa etária. São obras que as pequenos podem ler sozinhos ou acompanhados, afinal, compartilhar as leituras é sempre uma atividade gostosa em família, independentemente da idade! Confira agora nossa lista de livros para crianças de 10 anos e se prepare para muitos momentos incríveis proporcionados pela leitura.

Livros para crianças de 10 anos

Livros para crianças de 10 anos:  As bruxas roald dah
Escritor: Roald Dahl
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes

As bruxas

Uma tragédia acomete o protagonista desse clássico da literatura infantil: após perder os pais em um acidente, ele precisa se mudar e ir morar com a avó. É então que toda a aventura começa. Com essa velha senhora, o menino descobre que bruxas de verdade estão à solta por aí. E mais: ele nem imaginava, mas sua vó foi uma grande caçadora de bruxas no passado. A partir daí, eles se envolvem em várias confusões tentando capturar a bruxa mais poderosa que existe: a grã-bruxa. Essa é uma história super divertida e que já conta com duas adaptações para o cinema, incluindo uma de 2020. Então que tal aproveitar a leitura para emendar uma sessão de cinema em casa depois? Além disso, se quiser dicas de outros clássicos da literatura infantil, é só conferir nosso blog!

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Livros para crianças de 10 anos: como mudar o mundo
Escritora: Stela Barbieri
Ilustrador: Fernando Vilela
Editora: FTD

Como mudar o mundo

O próximo na nossa lista de livros para crianças de 10 anos é Como mudar o mundo. Aqui conhecemos várias histórias de diversas partes do planeta. Todas focadas na importância da coletividade, inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU. Ao mesmo tempo, a obra traz o pensamento coletivo e o desenvolvimento sustentável nas pequenas ações dentro das nossas famílias, bairros e comunidades, que também podem fazer a diferença para a sociedade. Então que tal conhecer novas histórias de diferentes culturas do mundo e ainda pensar um pouquinho sobre construirmos, juntos, um futuro melhor?

Livros para crianças de 10 anos: Peter Pan. J. M. Barrie. Edição de bolso
Autor: J. M. Barrie
Editora: Zahar

Peter Pan

Quem nunca ouviu falar do menino que não queria crescer? Pois se você já assistiu a algum filme ou animação desse personagem, o que está esperando para ler essa versão original? Acredite, a história original é tão divertida quanto qualquer adaptação! A narração aqui flui muito bem mesmo para os menores e, se você estiver um pouco em dúvida devido ao tamanho do texto, não se preocupe! Uma boa alternativa é ler aos poucos com os pequenos, um ou dois capítulos por dia pode funcionar muito bem e sempre vai deixar um gostinho de “quero mais” para o dia seguinte! Além disso, a leitura compartilhada desse livro de aventura incrível vai possibilitar que você entre em contato novamente com esse personagem que participou da infância de muitos pais e cuidadores também.

Livros para crianças de 10 anos: : Frritt-flacc - Júlio Verne - Alexandre Camanho
Escritor: Júlio Verne
Ilustrador: Alexandre Camanho
Editora: Pulo do Gato

Frritt-flacc

Se você já ouviu falar no Júlio Verne, sabe como ele é um grande escritor francês cujas obras hoje são clássicos da literatura. Mas em Frritt-Flacc você vai descobrir o que acontece quando juntamos o texto desse grande expoente da literatura com as ilustrações fascinantes de Alexandre Camanho. Na história, conhecemos um médico muito ganancioso que recebe um pedido de ajuda de uma família muito humilde, cujo ente querido está à beira da morte. Então acompanhamos o desenrolar dos problemas desse paciente e a relutância do médico em atender essa família tão pobre. Afinal, como eles poderão pagar pelo seu tempo? Entretanto, quando chegamos ao final, a história surpreende não apenas o nosso protagonista mas também o leitor.

Livros para crianças de 10 anos: Contos de fadas. Na floresta
Autores: Diversos
Editora: WMF Martins Fontes

Na floresta

Se o seu pequeno é louco por contos de fadas, então esse é um dos livros para crianças de 10 anos que ele mais vai amar! A obra traz alguns contos clássicos desde os mais famosos como “João e Maria” até os menos conhecidos como “Jorinda e Joringel”. E o melhor de tudo? Essas releituras são apresentadas ao leitor através de histórias em quadrinhos! Então se o seu filho gosta de histórias de contos de fadashistórias com bruxas, com lobos e outros elementos que estimulam a criatividade da criança, essa HQ é pra ele!

Veja também: 8 releituras de histórias de contos de fadas que você vai amar

Livros para crianças de 10 anos - Íris, uma despedida
Escritora: Gudrun Mebs
Ilustradora: Beatriz Martín Vidal
Editora: Pulo do Gato

Íris, uma despedida

Esta é uma obra muito comovente sobre uma menina que descobre que sua irmã mais velha está com uma doença grave. A partir daí, acompanhamos a evolução da doença da irmã representada de forma muito poética através das ilustrações de cores sóbrias, a não ser pelo azul vivo que vai se alastrando conforme a doença se espalha. A história de Íris vai emocionar tanto os pequenos quanto os mais velhos! Talvez, alguns achem a história muito triste para ser uma das nossas recomendações de livros para crianças de 10 anos. Mas vale lembrar que todos nós nos deparamos com situações tristes e fortes durante a nossa vida. E ter contato com os sentimentos despertados por essas situações através da literatura nos ajuda a elaborá-los no conforto e aconchego do lar. 

Veja também: 9 livros infantis para falar sobre morte, separação e outros temas difíceis

Livros sobre refugiados para crianças de 10 anos: Dois meninos de kakuma
Autora: Marie Ange Bordas
Editora: Pulo do Gato

Dois meninos de Kakuma

Nesta obra, vamos acompanhar o dia a dia de dois meninos que moram em um campo de refugiados em Kakuma. Esse é também um livro sobre empatia muito poderoso. Pois, ao acompanhar as vivências, alegrias e dores dessas crianças, acabamos nos aproximando da realidade das pessoas que são obrigadas a deixar suas casas e países. A temática dos refugiados sempre aparece para nós em jornais e noticiários, e esse livro pode ser uma ótima forma de introduzir o assunto e conversar sobre ele com os pequenos. Além de podermos olhar a situação através da ótica dos próprios refugiados, algo raramente abordado na mídia. 

Veja também: 8 livros sobre empatia para crianças

Livros para crianças de 10 anos: aladim
Autores: Yasmine Seale e Paulo Lemos Horta
Tradutor:  José Roberto O’Shea
Editora: Zahar

Aladim

Talvez você conheça várias versões da história do Aladim. Mas você conhece a original? Para finalizar a nossa lista de livros para crianças de 10 anos, trazemos essa obra que muitos pensam já conhecer. Mas você sabia que Aladim é originalmente um menino que vive na China e é filho de um tecelão? Mesmo com toda essa diferença da história que costumamos ver em filmes e animações, a obra original ainda mantém alguns pontos em comum e é igualmente intrigante e encantadora. Você também pode conhecer mais dessa história que integra o livro das Mil e uma noites em nosso blog!