Os monstros são criaturas muito presentes no imaginário da infância! Seja o monstro assustador que mora no armário, se esconde debaixo da cama, ou até mesmo o monstro bonzinho que se torna um amigo inusitado, os monstros sempre nos encantam. E, por isso, o nosso clube de leitura infantil separou, dentre os vários livros que já enviamos para nossos assinantes, alguns livros de monstros que as crianças vão amar conhecer! Confira nossa lista:

9 livros de monstros para ler com as crianças

Livros de monstros: Monstros! (autora Alice Hoogstad, editora Ameli)
Autora: Alice Hoogstad
Editora: Amelì
Indicado para: 0 a 2 anos

Monstros!

A nossa primeira obra da lista de livros de monstros mostra uma cidade totalmente sem cor, onde as crianças se reúnem para trazer diversão e alegria a esse entorno preto e branco. É então que elas desenham grandes monstros que acabam por criar vida. Mas não se preocupe! Esses monstros são bonzinhos e se juntam à missão de colorir a cidade inteirinha junto dos pequenos! Além de ser uma obra pra lá de divertida, ao final da leitura você e o pequeno podem aproveitar para colorir as páginas dessa história como as crianças e os monstros da narrativa. Você também pode conferir em nosso blog mais livros que incentivam a criatividade dos pequenos!

Veja também: 10 livros para incentivar a criatividade das crianças

livros de monstros: tá tudo bem neném!
Autora: Emmanuelle Houdart
Tradutor: Fabio Weintraub
Editora: SM
Indicado para: 0 a 2 anos

Tá tudo bem, neném!

O que será que se esconde no quarto do bebê? E na banheira? Quem será que está empurrando o carrinho? Nesse livro, descobrimos monstros peculiares escondidos por toda a casa. Pode parecer um pouco assustador a princípio, mas todas as ilustrações de monstros são acompanhadas pela fala da mãe do bebê que o acalenta dizendo: “tá tudo bem, neném”. Esse contraste do assustador com a fala acolhedora da mãe é muito enriquecedor para a trama, afinal, quem nunca precisou apenas de uma fala tranquilizadora da mãe para acreditar que tudo ficaria bem independentemente de quão assustadora a situação parecesse? Você também pode conferir em nosso blog outros livros sobre o medo na infância.

Livros de monstros: como reconhecer um monstro gustavo roldán
Autor: Gustavo Roldán
Editora: Jujuba
Indicado para: 0 a 2 anos

Como reconhecer um monstro

O próximo livro da nossa lista de livros de monstro vai nos ensinar justamente como reconhecer um desses seres. Como são os pés de um monstro? E as orelhas? Como são seus dentes? E os olhos? Aqui aprendemos passo a passo as várias características necessárias para identificarmos se estamos lidando com um monstro arrepiante ou não. Depois de descobrir quais são as características desse ser, será que você e o seu pequeno conseguem adivinhar se já viram um monstro por aí? 

Livros de monstros: jeremias desenha um monstro peter mccarty
Autor: Peter McCarty
Editora: Globinho
Indicado para: 0 a 2 anos

Jeremias desenha um monstro

Acompanhe a história de um menino que, na solidão do seu quarto, desenhou um grande monstro para lhe fazer companhia. Mas será que um monstro é a melhor solução para a sua solidão? Descubra junto de Jeremias a importância da amizade com outras crianças e como o nosso pequeno irá se livrar desse monstro gigantesco. 

Veja também: A importância da amizade de infância para o desenvolvimento infantil

Livros de monstros para crianças de 3 a 5 anos: Leotolda
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá
Indicado para: 3 a 5 anos

Leotolda

Esse é um dos livros de monstros mais divertidos e encantadores da nossa lista. Aqui você e o seu pequeno se juntarão a três monstrinhos que viverão grandes aventuras em busca de sua amiga Leotolda. Passeie pela praia das sereias, um armário repleto de dinossauros e viaje até mesmo para o espaço em uma aventura muito louca e contagiante. Será que no fim esses monstrinhos vão encontrar a Leotolda? Bem, tudo vai depender apenas da ajuda do pequeno leitor.

Livros de monstros: Tenho medo livros da matriz
Autor: Ivar da Coll
Tradutora: Dolores Prades
Editora: Livros da Matriz
Indicado para: 3 a 5 anos

Tenho medo

Eusébio não consegue dormir. Ele tem medo dos monstros grandes, dos pequenos, dos que se escondem na escuridão, dos que cospem fogo… Mas o que Eusébio não sabe é que mesmo os monstros mais terríveis também sentem medo. O que será que assombra essas criaturas assustadoras? Descubra lendo esse livro repleto de monstros e acompanhe o pequeno Eusébio finalmente conseguindo dormir em paz. E se você gosta de histórias com criaturas assustadoras, que tal conhecer a nossa lista de livros de bruxas aqui no blog?

Livros de monstros: mamãe virou um monstro. Livros para 3 a 5 anos
Autora: Joanna Harrison
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-book
Indicado para: 3 a 5 anos

Quando mamãe virou um monstro

Uma mãe que tem que dar conta de cuidar dos filhos, arrumar a casa, ir no mercado, fazer o almoço… parece familiar? É muito comum as mães ficarem sobrecarregadas com tantas tarefas. Quando mamãe virou um monstro conta a história de uma mãe exatamente assim que, de tanto estresse, acabou virando um monstro. O que será que seus filhos bagunceiros farão para trazê-la de volta ao normal? Será que eles terão sua mãe de volta? Embora seja uma obra muito engraçada, ela nos mostra como é difícil conciliar o trabalho, a maternidade e as demandas da vida

Livros de monstros: monstro rosa. Olga de Dios
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá
Indicado para: 3 a 5 anos

Monstro rosa

Esse é mais um dos livros de monstros da Olga de Díos, a mesma autora do já citado Leotolda. Aqui vamos conhecer um monstrinho rosa que vive em uma cidade onde é diferente de todo mundo. Até que um dia, cansado de se sentir sozinho, resolve partir em busca de um lugar onde suas incríveis diferenças sejam aceitas e valorizadas. É então que partimos em uma jornada com o monstro rosa em busca desse local especial onde ser diferente é muito legal. Mas será que o nosso monstrinho conseguirá encontrar esse lugar? 

Livros de monstros: O aniversário de Tiltapes
Escritora: Christina Dias
Ilustradora: Elma
Editora: Escrita Fina
Indicado para: 6 a 8 anos

O aniversário de Tiltapes

Uma lebre se arruma alegremente para o aniversários de Tiltapes. É então que encontra vários animais que recomendam a ela não comparecer na festa pois Tiltapes é um monstro horripilante! Será que a lebre terá coragem de ir a esse aniversário? Quem será Tiltapes, esse monstro tão aterrorizante? Isso nós só descobriremos ao final dessa obra encantadora e que retrata vários animais típicos da fauna brasileira em ilustrações que vão cativar desde os pequenos até os mais velhos.