Quando começar a ler com o bebê?

Qual o momento certo para começar e como contar histórias para bebês? Aliás, existe um momento certo para isso? Nossa resposta é comece a ler com seu bebê desde cedo, se possível, durante a gestação. A partir do 5º mês, os bebês já conseguem ouvir sons de fora da barriga, começam a reconhecer a voz dos pais e podem reagir a estímulos sonoros. Por isso, muitos pediatras incentivam a leitura na gravidez.

E nunca é tarde para começar! Após o nascimento, você pode contar histórias para bebês e observar sua reação no momento da leitura. Embora os bebês não compreendam o significado de todas as palavras num primeiro momento, eles estarão assimilando os tons, os ritmos, o olhar de quem lê para eles. Dê o exemplo e aos poucos você estará incentivando a criar um hábito de leitura com sua família. Então, que tal começar a ler com seu bebê hoje mesmo?

Como contar historias para bebes 1

Como escolher livros para os bebês

Há muitas opções de livros para bebês no mercado, e é comum que pais e cuidadores fiquem em dúvida sobre o que ler. Livros para bebês podem ter muitas formas, textos mais longos, mais curtos, ilustrações coloridas, sóbrias ou apenas em preto e branco.

Nos primeiros meses de vida, a visão dos bebês ainda está em desenvolvimento, por isso, livros com cores contrastantes, como preto e branco, são uma boa opção. Mas não fique preso a eles. Há uma grande diversidade de estilos de ilustrações para vocês explorarem juntos!

Além disso, obras com repetições de estruturas textuais e elementos que fazem parte do dia a dia de um bebê costumam ser ótimas escolhas para essa fase, já que nesse momento os pequenos estão começando a ganhar vocabulário. Para ajudar nesse processo de fixação de vocabulário, você pode ler os mesmos livros várias vezes com os pequenos. Com o tempo, as palavras presentes nessas histórias se tornarão parte de seu repertório.

Nossa dica principal é: escolha livros que prezem pela qualidade literária. É importante apresentar livros de diferentes estilos, estéticas, com formas diversas de contar histórias, isso é essencial para aumentar o repertório dos pequenos. Afinal, a literatura não existe para cumprir uma função no desenvolvimento da criança, como o aumento de vocabulário ou o estímulo visual. Ela tem o potencial para ampliar nosso mundo, levantar reflexões, nos divertir e muito mais.

Quer dicas do que ler com seu bebê? Preparamos um material gratuito para você conhecer 30 obras diversificadas para os bebês.

Como um clube de leitura para bebê pode ajudar?

Uma forma prática de encontrar bons livros para bebês é assinar um clube de leitura infantil, que entrega um kit de livros em casa todo mês. Ao fazer parte de um clube, você não precisa se preocupar em sair para comprar os livros ou procurar por lojas on-line confiáveis. Além da praticidade, você garante livros diferentes todo mês, selecionados de acordo com a idade do bebê e escolhidos por especialistas em literatura infantil!

Com uma assinatura de livro infantil, você começa a montar uma biblioteca rica, repleta de diversidade e em constante crescimento para seu bebê. E o Clube Quindim pode ajudar você nessa missão! Clique aqui para saber como funciona nosso clube de leitura!

Como contar histórias para bebês?

Não existe certo ou errado quando falamos sobre contar histórias para bebês. Cada criança é única e pode ter suas diversas preferências! Mas, para ajudar nesse momento inicial, a seguir você encontra 8 dicas que separamos para a hora da leitura com os bebês. Confira!

1. A posição da leitura

Não existe posição certa ou errada, o que vale é descobrir qual a melhor para você e o seu bebê. Você pode colocar o pequeno sentado no seu colo ou de frente para você. Ou pode se deitar ao lado dele e segurar o livro sobre vocês. Teste qual a melhor para os dois, ou então varie de acordo com o dia. Lembre-se: a melhor posição para ler com o seu bebê é aquela que vocês preferirem!

2. O livro precisa estar visível

Como contar histórias para bebês. Como ler para bebês

Quando falamos de como contar histórias para bebês, este é um ponto muito importante: leia com o livro virado para o bebê. Assim, ele pode acompanhar as ilustrações e as páginas enquanto você lê. E, ainda, deixe seu bebê explorar um pouco as imagens antes de virar a página, isso pode ser muito interessante para ele!

3. Atmosfera para ler com o bebê

Uma atmosfera tranquila e aconchegante pode potencializar esse momento. Você pode até mesmo montar um cantinho ou lugar especial para a leitura e aumentar ainda mais o carinho e afeto por esse momento.

4. Leitura e presença

Histórias de animais para crianças

Esta é uma dica muito importante! Esteja presente durante a leitura com o bebê e faça desse um momento de qualidade entre vocês dois. Ou seja, nada de celulares, telas, distrações ou pressa! Esteja 100% presente para o seu pequeno.

5. As vozes e o ritmo do livro

Faça diferentes entonações de voz de acordo com cada situação ou personagem durante a leitura em voz alta. Outra dica importante é respeitar os sons e o ritmo do livro. Os silêncios e as pausas das pontuações podem ajudar a guiar esse ritmo, enfatizando efeitos poéticos. Se houver onomatopeias no texto, entregue-se também à brincadeira de reproduzir os diferentes sons. Vocês irão se divertir!

6. Pausas para comentários e explicações

Como contar histórias para bebês. Dicas para ler para bebês

Muitos pais se perguntam: posso parar a leitura para comentar as ilustrações, o texto ou explicar uma palavra difícil? Sim, com certeza! A leitura é um momento de troca, então não há problema nenhum em parar para fazer comentários ou explicar o significado de algumas palavras. Quanto a esse último, só tome cuidado para a leitura não ficar muito didática. Os pequenos podem entender o significado das palavras conforme a encontram em diferentes situações. Então, não é necessário explicar tudo.

7. As reações e o tempo do bebê

Às vezes nos planejamos para ler com o bebê em um determinado horário, mas temos que prestar atenção se ele está disposto para a leitura. Perceba quando seu bebê está mais calmo e relaxado: esse é o melhor momento para ler com ele. Note para onde ele olha ou aponta, o que ele tenta falar ou imitar durante a leitura. Deixe seu bebê explorar o livro e converse com ele sobre a história! E tudo bem se você não conseguir ler o livro inteiro de uma vez, seja porque a criança está agitada, com fome, ou irritada naquele momento. Você pode parar e retomar depois. O importante é não forçar, pois a leitura não é uma obrigação.

8. O momento de cada livro

Como contar histórias para bebês de 0 a 2 anos. Como ler para bebês

Nesta última dica para contar histórias para bebês, precisamos lembrar que não gostar de um livro também é um processo importante. Afinal, ninguém gosta de todos os livros, filmes e séries que leu ou viu na vida. Não gostar de um livro mostra que o pequeno está desenvolvendo sua autonomia e seu próprio gosto. Se o pequeno não gostou de um livro agora, você pode guardá-lo para ler no futuro com ele. É claro que você pode comprar obras parecidas com as que o seu filho já gosta, mas você pode estar perdendo a oportunidade de ampliar o repertório dele.

Gosto é algo construído, por isso, mantenha a mente aberta. Você pode se surpreender com as obras que o seu filho vai gostar.

Principais dúvidas

1. O que fazer quando o bebê não se interessa pelo livro ou fica muito agitado durante a leitura?

Como comentamos nas dicas acima, algumas vezes você pode pensar que o bebê não gosta de ler ou não se interessou por um determinado livro. Mas o que pode estar acontecendo é seu bebê não estar disponível para a leitura naquele horário. Procure o momento em que ele está mais tranquilo. Faça pequenos testes: tente ler após uma refeição, no meio da manhã, depois da soneca ou de um passeio. Cada criança é única. Aos poucos, você vai perceber o momento em que a criança se concentra melhor e acolhe esse momento de leitura.

2. E se o bebê rasgar o livro?

Essa é uma preocupação constante dos adultos. Assim como vários brinquedos também são quebrados no dia a dia, os livros não ficarão intactos. É natural que alguns livros sejam amassados ou rasgados, já que seu bebê ainda não controla sua força e não aprendeu a manusear os livros. Mesmo assim, os livros de papel precisam estar ao alcance dos pequenos, pois é assim que eles irão aprender a manuseá-los. Deixar o bebê em contato com o papel é um aprendizado, já que, dessa maneira, ele desenvolverá a motricidade fina necessária para o virar das páginas, por exemplo.

Claro que no começo você pode mostrar o livro para seu bebê com certa distância para ele não estragar, mas é importante que ele explore a obra. Quando o bebê entra em contato e interage com o livro é o momento em que ele está descobrindo esse objeto e criando conexões com ele. E isso é fundamental na formação de um leitor!

Como contar histórias para bebês. Como ler para bebês de 0 a 2 anos

Se em algum momento ele morder, babar, rasgar ou riscar o livro, não fique triste. Isso mostra que ele está desenvolvendo uma relação com o objeto. Quando isso acontecer aproveite a oportunidade e mostre ao pequeno como ele pode manusear a obra sem que isso aconteça numa próxima vez! Mesmo que alguns estragos sejam inevitáveis, vocês ainda podem desfrutar da história e aproveitar a leitura. Muitas vezes são essas obras cheias de remendos que vão ficar na memória de vocês.

3. O bebê entende o que você lê com ele?

É comum ficar receoso ao contar uma história mais longa ou com palavras mais “difíceis” para um bebê, porque, afinal, eles estão desenvolvendo o vocabulário aos poucos. O pequeno pode não entender exatamente o que você diz ou compreender todas as camadas de uma história, mas está prestando atenção no ritmo da sua voz, no som das palavras e no tom do texto.

Com o tempo, o pequeno vai associar o som daquela palavra com determinada situação e assim vai entender seu significado. Por isso, apresentar diferentes palavras é essencial para os bebês se familiarizarem com elas e ampliarem seu vocabulário.

Para criar o hábito de leitura com seu bebê, conte com o Clube Quindim e receba os melhores livros infantis para seu pequeno.

Assine o melhor clube do livro infantil