Esta é uma lista perfeita para você que ama livros, que se encanta com eles e não vive sem cheirar suas páginas. Aqui, vamos conhecer alguns livros sobre livros para ressaltarmos esse objeto que adoramos e que nos permite viajar para vários lugares. Afinal, nada melhor para incentivar a paixão dos pequenos pela literatura do que as obras abaixo, já enviadas anteriormente pelo nosso clube de assinatura infantil.

Livros sobre livros. Capa do livro Cadê o livro que estava aqui
Escritora: Telma Guimarães
Ilustrador:a Jana Glatt
Editora: FTD
Faixa etária: 0 a 2 anos

Cadê o livro que estava aqui?

Cadê o livro que estava aqui? O cachorro pegou e, no meio da confusão de cores e personagens desse livro, se escondeu. Sua missão é procurar o livro e os personagens pelas páginas dessa obra para, no final, ter uma surpresa: ele está nas mãos de um menino que está lendo o mesmo livro que você! Uma das coisas mais divertidas aqui é que, a cada página que passa, você pode encontrar nas ilustrações elementos das páginas anteriores. Então, não deixe de procurar com o seu pequeno o livro perdido por entre as páginas ou um gatinho levado se escondendo. Vocês vão se divertir muito descobrindo as várias camadas dessa obra e, claro, tudo o que pode conter dentro desse objeto tão encantador que é o livro.

Livros sobre livros. Capa do livro O livro estreito de Caulos
Autor: Caulos
Editora: Rocco
Faixa etária: 0 a 2 anos

O livro estreito

O que cabe dentro de um livro bem fininho? Uma escada? Uma gravata? Ou quem sabe um abraço? Descubra nessa obra que discute com os pequenos o que pode caber dentro desse objeto tão amado. Aqui, temos o uso da metalinguagem (que é quando uma coisa fala sobre ela mesma, nesse caso, um livro que fala sobre ele mesmo) o que é muito rico para os pequenos já perceberem as dimensões e características de um livro. Eles conseguem compreender a obra não apenas como uma história mas também como um objeto cuja materialidade pode, sim, interferir e dialogar com a narrativa. Então, além de ser muito divertido, O livro estreito contribui bastante para ampliar o repertório do pequeno leitor.

Veja também: 8 livros de poesia infantil que as crianças vão amar

Livros sobre livros: este livro comeu o meu cao richard byrne
Autor: Richard Byrne
Faixa etária: 0 a 2 anos
Editora: Panda Books

Este livro comeu meu cão

Aqui, temos outro dos livros sobre livros que explora muito da sua materialidade. A história começa com um menino e seu cão, até que o livro acaba devorando o cãozinho do pequeno. E o livro não para por aí e vai devorando todos que tentam ajudar o pobre animal e apenas o leitor será capaz de salvar a todos tirando-os das dobras do livro. Essa é outra história que ajuda os pequenos a perceberem como a materialidade desse objeto pode dialogar e interferir na narrativa. Além de, claro, falar sobre um livro devorador de personagens, o que, por si só, já rende muitas risadas.

Livros sobre livros. O livro errado
Autor: Nick Bland
Faixa etária: 0 a 2 anos
Editora: Brinque-Book

O livro errado

O próximo na nossa lista de livros sobre livros é uma obra sobre… elefantes? Não! Piratas…? Também não! Acontece que os personagens desse livro não deixam o protagonista contar a narrativa e ficam invadindo a história. Conforme as páginas passam, vemos o livro se encher de personagens que não deveriam estar ali e vamos acompanhando a evolução dos sentimentos do protagonista que vai se frustrando cada vez mais com essa confusão até chegarmos no desfecho muito engraçado dessa história. E pra você descobrir esse desfecho, vai ter quer que ler essa obra junto do seu pequeno. Será que vocês conseguem adivinhar juntos sobre o que é esse livro?

Veja também: 7 dicas para escolher livros infantis de qualidade

livros sobre livros: Quero ler meu livro
Autor: Koen Van Biesen
Tradutor: Cristiano Zwiesele do Amaral
Editora: Pulo do Gato
Faixa etária: 3 a 5 anos

Quero ler meu livro

Essa obra traz uma cena que, provavelmente, muitos dos leitores já passaram. O momento em que queremos ler um livro, mas todos ao nosso redor resolvem fazer algum barulho. O leitor que protagoniza esse livro só deseja ler seu livro, mas sua vizinha, uma pequena garotinha, não para de fazer barulho no apartamento ao lado. Com certeza você vai se identificar com essa cena. O final ainda nos surpreende, pois vemos como a pequena será convencida a fazer silêncio ao ganhar um livro de presente e também se encantar com esse objeto que seu vizinho tanto ama. Será que os dois vão conseguir ler agora?

Livros sobre livros: o lobo que caiu do livro
Escritor: Thierry Robberecht
Ilustrador: Grégoire Mabire
Editora: Martins Fontes
Faixa etária: 3 a 5 anos

O lobo que caiu do livro

Um lobo mau cai do seu livro e vai parar direto no quarto de uma menina onde encontra um imenso gato. Para fugir do bichano, o lobo procura abrigo na biblioteca da garotinha e, assim, acaba passeando por vários livros amados pelos pequenos. Como Chapeuzinho vermelho, Cinderela e vários outros. Uma obra que vai nos fazer lembrar dos livros infantis que amávamos na infância e que os pequenos amam hoje. E será que final esse lobo vai conseguir escapar das garras desse gato e voltar para a sua história?

Veja também: 10 livros para bebês. Livros que você precisa ter em casa

Livros sobre livros: quer ler um livros comigo?
Escritor: Lawrence Schimel
Ilustrador: Thiago Lopes
Editora: Callis
Faixa etária: 3 a 5 anos

Quer ler um livro comigo?

E quando esse amor pelos livros surge já na infância, mas você não tem ninguém para ler com você? É o que ocorre com o protagonista dessa obra que roda todo o seu bairro em busca de uma companhia para a leitura. Um dos pontos altos desse livro são as ilustrações com cenas típicas de nosso país, a ponto de nos reconhecermos no ambiente da obra e também na paixão por livros pelo menino. No fim, o garoto encontra uma companhia inesperada para finalmente aproveitar a sua leitura.

Livros sobre livros. Capa do livro troca tintas
Autor: Gonçalo Viana
Editora: Boitatá
Faixa etária: 3 a 5 anos

Troca-tintas

Um livro com uma árvore branca e uma nuvem verde? Esse livro só pode estar estragado ou ter um ilustrador muito ruim… certo? De forma descontraída, essa obra questiona as convenções presentes nos livros e nas ilustrações, mostrando como podemos romper com esses padrões. É muito legal ler esses livros com os pequenos e encontrar os vários elementos com as cores trocadas. Será que no final tudo voltará ao normal? Ou melhor: será que queremos que tudo volte ao “normal”?