Neste mês de março, o Clube de Leitura Quindim enviou livros infantis que você precisa conhecer e ler com as crianças. São obras que vão divertir, emocionar e até fazer você se identificar com algumas situações. Então, confira os livros que o nosso clube de leitura infantil enviou e se prepare para ótimos momentos em família proporcionados pela leitura!


Livros infantis que você precisa conhecer para pré-leitores (0 a 2 anos)

livros infantis que você precisa conhecer. Capa do livro Monstro que é monstro autora Renata Bueno e Fernando de Almeida
Escritora: Renata Bueno
Ilustrador: Fernando de Almeida
Editora: Companhia das Letrinhas

Monstro que é monstro

Um monstrinho que adora se lambuzar de picolé, fazer castelos de areia e cócegas no irmão… esse monstrinho parece familiar? Nesta obra, temos uma visão bem-humorada das peripécias e aventura das crianças que, aqui, são retratadas como monstrinhos bagunceiros. Será que seu pequeno vai se identificar com as situações que os monstrinhos vivem nesta obra? Ele também pergunta o porquê de tudo? Aprendeu a mexer no seu computador antes de saber ler uma única palavra? E se seu filho é do tipo que adora um livro com essas criaturas fantásticas, temos uma outra lista de livros infantis que você precisa conhecer em nosso blog: a nossa lista de livros de monstros para ler com as crianças.

Livro infantis que você precisa conhecer: capa do livro onda da Suzy Lee
Autora: Suzy Lee
Editora: Companhia das Letrinhas

Onda

O momento em que a criança entra em contato com o mar pela primeira vez é sempre muito marcante, mesmo que isso aconteça quando ela já está mais velha. O mar pode parecer assustador! É um corpo de água imenso, cujo fim não se enxerga, que ora se derruba sobre a areia, ora recua com toda a força. Os pequenos precisam muitas vezes de um tempo para arriscar molhar os pezinhos. Eles começam observando, tentando entender o mar e até se assustam com seu movimento. E é justamente sobre esse momento que essa obra trata. Esse é um dos livros infantis que você precisa conhecer, pois ele vai tirar o seu fôlego com as belas ilustrações da importante autora Suzy Lee.

Veja também: 9 livros de monstros que as crianças precisam conhecer

Livros infantis que você precisa conhecer para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Livros infantis que você precisa conhecer. Capa do livro Em frente à minha casa da escritora Marianne Dubuc
Autora: Marianne Dubuc
Editora: WMF Martins Fontes

Em frente à minha casa

Você consegue imaginar como uma história parte de uma colina e chega, por exemplo, ao abominável homem das neves? Ou o que um dinossauro estava fazendo ao lado de uma zebra? O fluxo dessa história acontece na proximidade entre um elemento e outro, associando-os às vezes de forma previsível, às vezes de forma muito inusitada, trazendo expectativas (quem aparecerá a seguir?), medo (o que será que tem debaixo da cama?) e, principalmente, muitas risadas. Com essa brincadeira, a narrativa sustenta o humor, o assombro, a curiosidade ao longo de suas páginas. Essas conexões malucas nos levam por tantos caminhos que, no final, mal sabemos por onde começamos!

livros infantis que você precisa conhecer. Capa do livro Papai é meu, escritor Ilan Brenman
Escritor: Ilan Brenman
Ilustradora: Juliana Bollini
Editora: Moderna

Papai é meu

Se você já teve que lidar com ciúme infantil na sua casa, saiba então que esse é um dos livros infantis que você precisa conhecer já! Nessa obra divertida, acompanhamos duas irmãs que querem a atenção do pai para si. De tanto brigarem pela atenção dele, as duas acabam partindo o pai ao meio. É então que essas duas garotinhas vão precisar unir forças para encontrar um meio de remendar o pai que tanto amam. Uma obra sensível que fala da relação entre irmãos ao mesmo tempo que nos encanta com as incríveis ilustrações de Juliana Bollini. 

Veja também: 4 livros que ajudam na relação entre irmãos

Livros infantis que você precisa conhecer para leitores autônomos (6 a 8 anos)

Livros infantis que você precisa conhecer. Homem- bicho, bicho-homem. Itamar Assumpção e Dalton Paula
Escritor: Itamar Assumpção
Ilustrador: Dalton Paula
Editora: Caixote

Homem-bicho, bicho-homem

Cheia de trava-línguas divertidos que trazem à tona nosso repertório cultural, esta obra marca o lançamento da coleção de livros infantis do importante compositor Itamar Assumpção, que ganha ilustrações do artista plástico Dalton Paula. Com rimas divertidas sobre a relação entre os animais e o homem, este é um livro que vai conquistar toda a família! Então, que tal usar essa obra para relembrar também quais eram os seus trava-línguas favoritos da infância para apresentar aos pequenos?

Livros infantis que você precisa conhecer. O livro das casas, autor Ricardo Azevedo, editora Moderna
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Moderna

O livro das casas

Você conhece a casa do pensamento, do sentimento e da imaginação? Ou onde ela fica? Ou como ela é? Bem, então agora você vai descobrir! Com divertidos jogos de palavras, Ricardo Azevedo nos leva por um passeio pelas mais variadas casas, com ilustrações inusitadas que trazem uma dose extra de humor. E na sua casa? Além de você e sua família, o que mais mora aí? Em um período em que nossa casa virou nosso mundo, essa pode ser uma reflexão interessante e divertida para aproveitar ainda mais tudo o que “mora” conosco.

Veja também: Você sabe o que é parlenda? Conheça algumas parlendas infantis para brincar com as crianças

Livros infantis que você precisa conhecer para leitores fluentes (9 a 12 anos)

Livros infantis que você precisa conhecer. Palavra Cigana
Autora: Florencia Ferrari
Editora: SESI-SP

Palavra cigana

Conheça nessa obra seis contos da cultura popular cigana, histórias de esperteza, cheias de aventura, que trazem um vislumbre das vivências desses povos viajantes. Os contos populares, as lendas urbanas, os mitos de origem, tudo isso começa a entrar em nosso repertório cultural conforme conhecemos o mundo. E não só a cultura popular brasileira faz parte desse imaginário: muitos de nós conhecem a mitologia grega, as lendas sobre vampiros da Transilvânia, os contos de fadas europeus. Mas raras vezes ouvimos histórias sobre os ciganos, sobre sua cultura, a não ser quando são representados de forma estereotipada como cartomantes em obras hollywoodianas. Este livro, então, nos traz uma oportunidade singular de mergulhar nessa cultura a partir de contos recolhidos da voz desses povos de todo o mundo pela antropóloga Florencia Ferrari!

Histórias ao contrário. Fábulas ao contrário
Escritor: Jorge Miguel Marinho
Ilustrador: Rafa Antón
Editora: Biruta

Fábulas ao contrário

Essa é a última obra da nossa lista de livros infantis que você precisa conhecer. Neste livro, o grande escritor Jorge Miguel Marinho traz um novo olhar para três fábulas muito consagradas no imaginário da infância: “A rã e o touro”, “A lebre e a tartaruga” e “A cigarra e a formiga”. Aqui, ele reformula histórias que, como diz ele, estavam muito cansadas “de ser a mesma história todos os dias” e conta-as ao contrário. Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, pode ler em nosso blog sobre as fábulas de Esopo e conferir mais sobre esse gênero na atualidade.