Crianças amam brincar e precisam disso para desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. Mas você sabia que as brincadeiras podem ajudar na educação dos pequenos também?

Aprender brincando: como a educação lúdica impacta positivamente no desenvolvimento infantil?

Por trás daquilo que muitas vezes parece “só” um joguinho ou uma atividade simples estão diversos processos que ajudam a criança a ampliar seu repertório sobre o mundo e seu vocabulário, suas habilidades manuais, a capacidade de processar emoções e sentimentos, exercitar sua criatividade e muito mais.

Neste artigo, vamos falar sobre a educação lúdica e como ela pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento infantil, além de dar dicas de brincadeiras que você pode fazer em casa para estimular a aprendizagem das suas crianças.

Veja também: A importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

Começando pelo começo: o que é ser lúdico?

Lúdico é um adjetivo derivado da palavra em latim ludus, que remete aos jogos, a tudo aquilo que é divertido e ao ato de brincar. Sendo assim, uma atividade lúdica é algo que entretém, diverte e dá prazer para as pessoas que a praticam.

Aquilo que é lúdico, ou seja, um jogo ou uma brincadeira, tem um universo próprio, com suas próprias regras, e pode também estar inserido em um contexto de fantasia, onde as coisas funcionam de uma maneira diferente da vida real.

Aprender brincando: como a educação lúdica impacta positivamente no desenvolvimento infantil?

Vale dizer que quando falamos de jogos, não estamos restritos apenas aos videogames e jogos de tabuleiro: aqui entram as brincadeiras em que usamos apenas nossos próprios corpos e mentes também, bem como a contação de histórias, as cantigas, as rimas, as piadas e todo tipo de texto oral e escrito que promova a ludicidade.

Como as atividades lúdicas podem ser aliadas da educação infantil

Agora que entendemos o que significa a palavra lúdico, fica mais fácil falar sobre o uso da ludicidade na aprendizagem. Quando falamos em educação lúdica, estamos associando os dois conceitos para fazer referência ao processo de ensino-aprendizagem que acontece por meio das brincadeiras.

Então, imagine uma sala de aula com crianças bem pequenas, que vão brincar de separar grãos de arroz, feijão e milho em diferentes montinhos o mais rápido possível. Além da alegria e diversão proporcionadas pela “correria” para terminar antes dos amigos, esse jogo extremamente simples ajuda os pequenos a descobrirem novas cores, texturas e tamanhos, a diferenciar alimentos, a compreender o conceito de quantidade, a identificar semelhanças e diferenças entre itens que pertencem a um mesmo grupo e muito mais.

Ou seja, não é, nem de longe, só uma brincadeira. E indo além: é uma maneira de falar sobre esses temas com os pequenos de uma forma que a possibilidade de atrair sua curiosidade e reter sua atenção é bem maior do que quando o professor está apenas falando, expondo conteúdos de maneira unilateral.

É por meio da educação lúdica, portanto, que as crianças conseguem compreender conceitos que muitas vezes são complexos de uma maneira mais fácil. Além disso, as brincadeiras aplicadas à educação também ajudam a desenvolver importantes habilidades, que serão úteis por toda a vida: resolução de problemas, trabalho em equipe, capacidade de improvisar, compreensão das regras e muito mais.

Outro importante benefício da educação lúdica diz respeito à socialização que acontece durante as atividades: se em uma aula expositiva cada estudante está em sua própria mesa, olhando para o professor, em silêncio, durante as brincadeiras ele troca e aprende também com seus colegas, criando e fortalecendo relações sociais que são fundamentais para o seu desenvolvimento.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Exemplos de atividades lúdicas para colocar em prática

Na escola, o direito de brincar está assegurado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Assim, professores e coordenadores de escolas públicas e particulares fazem, todos os anos, um planejamento completo para definir atividades e projetos que farão parte de cada segmento do ensino, considerando as orientações do Ministério da Educação (MEC).

Mas, como você já pode imaginar, essas ações não precisam estar restritas ao ambiente escolar: você também pode promover a educação lúdica em casa, com inúmeras atividades simples e divertidas que vão proporcionar descobertas e aprendizagens importantes para suas crianças, de maneira muito leve e gostosa, e que com certeza vão render momentos inesquecíveis em família.

Confira, a seguir, algumas sugestões.

Brincadeiras artísticas

Aprender brincando: como a educação lúdica impacta positivamente no desenvolvimento infantil?

Desenho, pintura, recorte e colagem, dança, música e outras manifestações artísticas são fundamentais para estimular a comunicação das crianças, ampliando seu conhecimento de mundo, seu repertório, sua capacidade de se expressar e muito mais.

Brincadeiras físicas

Criança é movimento! Por isso, as brincadeiras de correr, pegar, pular e esconder são tão importantes quanto aquelas em que os pequenos ficam sentadinhos e concentrados em uma tarefa.

Além de dar vazão à energia, é durante as brincadeiras que nossos filhos conhecem a si mesmos, aos outros, estabelecem laços, limites, trabalham suas emoções e sentimentos e aprendem questões importantes sobre o convívio em sociedade.

Algumas dicas: pega-pega, esconde-esconde, pique, mímica, estátua, caça ao tesouro, chão é lava, acampamento.

Jogos

Os jogos de cartas e tabuleiro oferecem oportunidades incríveis para desenvolver as funções cognitivas das crianças, sua capacidade de concentração, habilidades motoras, sensoriais e psíquicas.

Clube de Leitura Quindim, o melhor clube de assinatura infantil

Além do desafio que cada jogo traz em si, há também o trabalho em equipe, a capacidade de entender e respeitar regras e combinados, a expressão física e oral, dentre outros.

Alguns jogos que costumam fazer muito sucesso com crianças de todas as idades são: quebra-cabeça, dominó, jogo da memória, tangram, xadrez, jogos de equilíbrio, jogos de cartas, jogos de tabuleiro.

Brincadeiras musicais

Aprender brincando: como a educação lúdica impacta positivamente no desenvolvimento infantil?

Brincar de rima, de dança, de cantigas de roda e outras do tipo é uma maneira muito gostosa de aprender sobre amor, amizade, família, sobre nossas origens e as histórias que nossos antepassados contam. Podem ser, também, boas oportunidades de falar sobre sentimentos e emoções, mesmo as de valência negativa, como medo, raiva, tristeza e ciúmes.

Livros

Os livros infantis são preciosos recursos da educação lúdica: pela capacidade que a leitura tem de nos transportar para outros mundos, conhecer outras realidades e estimular a imaginação, as histórias precisam fazer parte do dia a dia das crianças.

Além de benefícios evidentes, como ampliação do vocabulário, criatividade, memória e imaginação, organização do pensamento, curiosidade e empatia, os livros infantis também podem ajudar a criança a entender sentimentos e comunicá-los, algo que deve ser estimulado desde cedo.

A educação lúdica na rotina da casa

Aprender brincando: como a educação lúdica impacta positivamente no desenvolvimento infantil?

Agora que você já conhece vários dos impactos positivos da educação lúdica no desenvolvimento infantil, que tal começar a aplicar esse conceito colocando-o em prática também na sua casa?

Se a educação lúdica consiste em, basicamente, promover a aprendizagem por meio de brincadeiras, você pode envolver seus filhos na manutenção das tarefas da casa por meio de desafios, jogos e diversão.

Boa parte das habilidades mais importantes para a vida adulta são aprendidas e desenvolvidas na infância. Ao inserir brincadeiras na execução de tarefas como organizar os brinquedos, ajudar com a louça, colocar roupas e sapatos em local adequado, limpar os móveis, varrer, entre outras, o envolvimento da criança em atividades que costumam ser consideradas chatas pelos pequenos se torna mais leve. Além disso, eles passam a participar ativamente de tarefas que são fundamentais para a manutenção do lar, o que certamente será muito útil mais tarde.

Veja também: 10 atividades para crianças de 4 anos aprenderem brincando!

Estante Quindim

Conheça 3 livros infantis para estimular o aprendizado das crianças com muita diversão!

Claro, Cleusa. Claro, Clóvis. (autora Raquel Matsushita, Editora do Brasil)
Claro, Cleusa. Claro, Clóvis, de Raquel Matsushita
Livro o ponto
O ponto, de Peter H. Reynolds
Circus (autora Nuppita Pittman, editora Amelì)
Circus, de Nuppita Pittman