Com o fim das férias escolares, um novo desafio se inicia: o da adaptação escolar. Este é um momento delicado tanto para as crianças quanto para os pais, e assim como qualquer outro exige atenção. Mas saiba que existem algumas dicas que podem tornar esse momento menos difícil. A leitura em família, por exemplo, pode ser uma aliada! E, neste conteúdo, separamos 5 livros para a adaptação escolar que sua família precisa conhecer!

Livros para a adaptação escolar. Imagem do livro Tímidos
Imagem do livro Tímidos, de Simona Ciraolo, já enviado pelo Clube Quindim, e que é uma das dicas de livros para a adaptação escolar.

O que é a adaptação escolar?

Antes de falarmos sobre os livros para a adaptação escolar, primeiro é importante entendermos que o período de adaptação escolar pode se dar com crianças que estão indo para a escola pela primeira vez, com crianças que vão começar em uma nova instituição de ensino ou até mesmo de todas as crianças que estão retornando das férias e, por isso, terão que lidar com algumas mudanças.

Independentemente da situação, é preciso ter calma, flexibilidade e paciência, tanto por parte das crianças quanto dos pais. É importante também ter em mente que cada criança é única e tem o seu tempo, então é natural que algumas levem mais tempo para se adaptar do que outras.

Também não existe uma regra sobre o que deve ser feito, mas aqui na Revista Quindim você pode encontrar algumas dicas! É fundamental manter um diálogo com a escola e com os filhos e estar atento a mudanças de comportamento, além de sempre transmitir confiança. Essas são apenas algumas das nossa dicas, você pode encontrar todas elas clicando aqui.

Veja também: 15 dicas para ajudar seus filhos durante a adaptação escolar

Assine o Clube de Leitura Quindim

Conheça livros para a adaptação escolar

Você sabia que a leitura também pode ajudar sua família nesse período? Os livros infantis podem ser uma ótima ferramenta para iniciar uma conversa com os filhos sobre o dia a dia na escola e as mudanças que esse período de volta às aulas traz. A seguir, conheça 5 livros para a adaptação escolar que o Clube Quindim separou para você apresentar às crianças.

Tímidos (autora Simona Ciraolo, editora Companhia das letrinhas)
Autora: Simona Ciraolo
Editora:
Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 3 a 8 anos

1. tímidos

Esta primeira dica de livros para a adaptação escolar é um livro que conversa muito com esse período de volta às aulas pois fala sobre timidez. O polvo Mauricio é um aluno novo na escola. Enquanto os outros estão animados com as aulas e a hora do recreio, Mauricio procura não chamar atenção. Timidez e introversão muitas vezes são tidas como sinônimos, mas há uma diferença entre elas e nem sempre representam um problema. Será que Mauricio vai se adaptar com seus novos colegas?

Livro o ponto
Autor: Peter H. Reynolds
Editora:
WMF Martins Fontes
Faixa etária: 3 a 5 anos

2. o ponto

As aulas de arte são um desafio para seu filho ou sua filha? Nesta história, vamos conhecer Vashti, uma menina que diz não saber desenhar. Mas a postura da professora pode transformar essa percepção. Em O ponto podemos ver que um simples ato de incentivo e de atenção da professora pode mudar a relação de Vashti com suas a arte. Esta é uma história inspiradora para ler com os pequenos!

Veja também: Como estimular a criatividade infantil? Descubra e aplique agora!

Gigante pouco a pouco (escritor Pablo Albo, ilustradora Aitana Carrasco, editora Biruta)
Escritor: Pablo Albo
Ilustradora:
Aitana Carvalho
Editora:
Biruta
Faixa etária: 3 a 8 anos

3. Gigante pouco a pouco

Esta é uma obra para conversar com as crianças sobre a importância do acolhimento e do respeito às diferenças. Manuel é um menino igual a todos os outros, ele vai à escola com os amigos e adora jogar futebol. Mas, um dia, ele começa a crescer e crescer até se tornar um gigante! Com isso, ele não consegue jogar bola com os amigos e nem frequentar a escola, que é muito pequena para ele. Manuel tem medo de não ser aceito mais pelos colegas, mas seus amigos têm uma opinião diferente.

O urso contra o relógio (escritor Jean-Luc Fromental, ilustradora Joëlle Jolivet, editora FTD)
Escritor: Jean-Luc Fromental
Ilustradora:
Joëlle Jolivet
Editora:
FTD
Faixa etária: 6 a 8 anos

4. o urso contra o relógio

Neste período de volta às aulas, é comum que muitos pais e cuidadores organizem a agenda das crianças com algumas atividades extracurriculares. Mas e quando essas atividades são tantas que acabam atrapalhando na rotina das crianças? Esta obra, O urso contra o relógio, discute exatamente o problema de uma agenda lotada na infância e a importância de valorizar o tempo de ser criança.

Minhas férias, pula uma linha, parágrafo. (escritora Christiane Gribel, ilustrador de Jean-Claude R. Alphen e editora Salamandra).
Escritora: Christiane Gribel
Ilustrador:
Jean-Claude R. Alphen
Editora: Salamandra
Faixa etária: 9 a 12 anos

5. MINHAS FÉRIAS, PULA UMA LINHA, PARÁGRAFO

E, para finalizar nossas dicas de livros para a adaptação escolar, esta é uma obra com cuja história muitas crianças já alfabetizadas podem se identificar. Quem nunca voltou das férias e se deparou com esta primeira atividade: escrever uma redação sobre o que fez nas férias? Neste livro, essa tarefa é grande um desafio para o protagonista, afinal, ele fez tantas coisas divertidas que não dá pra resumir em trinta linhas.

Veja também: Como despertar a escrita criativa nas crianças

Assine clube de leitura quindim