Se vocês são pais atentos – e sabemos que vocês são, afinal, estão aqui! – já devem ter percebido que, por trás de todas as infinitas perguntas que os pequenos nos fazem diariamente, está uma vontade genuína de desvendar o mundo que os cerca. Tudo é motivo de curiosidade, e que delícia é acompanhar essa jornada de descobertas e de novas aquisições de conhecimento. 

E mais do que dar respostas prontas para as dúvidas das crianças, que tal se a família toda se unir em busca da solução? Hoje em dia, recursos não faltam! Podemos recorrer à literatura, aos programas voltados à ciência na internet ou nas plataformas de streaming, sair para um passeio divertido em museus ou ainda testar uma experiência em casa mesmo. Não existe só uma maneira de buscar respostas, e todas as investigações são válidas.

7 ideias para estimular o conhecimento cientifico desde a infancia meio 1

Quando o chamado letramento científico começa desde cedo, as crianças tendem a internalizar e conduzir suas dúvidas de maneira mais organizada: a pergunta chega à mente, ela pesquisa, analisa suas descobertas e compartilha o que aprendeu. E, se esse processo acontece com o amparo dos pais, há mais chances de que se mantenha ao longo da vida.

“As crianças, por natureza, já são muito curiosas. Então, quando elas são estimuladas a desvendar esses mistérios, a sanar as suas curiosidades, com certeza, elas despertam para o mundo e para a observação”, diz Joanita Lopes, coordenadora da Biblioteca científica do Instituto Butantan e responsável pelo Espaço de Leitura Semear Leitores, dentro do Parque da Ciência.

Por fim, tenha em mente que, embora a ciência faça parte do nosso dia a dia, a maneira como os adultos explicam e incentivam os filhos a desvendarem suas dúvidas também influencia o interesse deles pelo conhecimento ao longo da vida. E quanto mais cedo começar, melhor! A seguir, separamos 7 ideias divertidas para ajudar seu filho a descobrir o mundo e a estimular a busca pelo conhecimento científico. Vem com a gente!

Assine o Clube de Leitura Quindim

Passeios que agradam o pequeno explorador e que estimulam o conhecimento

Um simples passeio à pracinha ou jardim pode ser mais enriquecedor do que imaginamos! Em contato com a natureza, as crianças podem observar de perto os animais, insetos, plantas, estimulando naturalmente o interesse pela biologia.

Aproveite as férias ou o fim de semana para explorar os parques, praias ou reservas ambientais perto da sua casa. Caminhar pelo ambiente externo já proporciona à criança a oportunidade de correr com liberdade, tocar, cheirar e interagir com uma variedade de texturas e sensações que só podem ser experimentadas ao ar livre.

Que tal um piquenique para explorar com calma o ambiente inspirador do Jardim Botânico de São Paulo?

Além dos benefícios para o desenvolvimento físico da criança, passeios assim também estimulam o entendimento de ecossistemas, a compreensão dos fenômenos naturais e a importância da preservação ambiental. Só vantagens, não é mesmo?

E pra completar: quanto mais elas exploram, mais os pequenos se sentem conectados com o mundo ao redor e, naturalmente, mais perguntas surgem. Assim, o ciclo de aprendizado e do conhecimento só aumenta!

Vamos pesquisar neste livro!

7 ideias para estimular o conhecimento cientifico desde a infancia meio2

Com a facilidade de pesquisar no Google e em outros buscadores na internet, muitas vezes nos esquecemos da riqueza que é fazer uma pesquisa em um livro físico. E não estamos falando apenas de buscar uma resposta na enciclopédia, mas de apresentar títulos que ajudem a criança a entender algum assunto de seu interesse e que possibilite um mergulho mais profundo.

Por exemplo, se ela está cheia de perguntas sobre países que não conhecia e está tentando entender como se localizar o mundo, que tal dar um pulinho na biblioteca (listamos aqui ótimas bibliotecas em SP) para mostrar mapas interessantes?

Outra ideia bacana é procurar títulos que abordam temas científicos de maneira lúdica e adequada à idade do seu pequeno. Há uma infinidade de livros infantis que apresentam explicações ou enredos abordando física, astronomia ou mesmo livros que falam de grandes cientistas e personalidades relevantes da história do mundo.

Hoje é dia de passeio em família!

Outra ideia que as crianças curtem muito é quando dá para aliar aprendizado a um passeio legal. É o caso do zoológico, aquário e museus. Quanto mais específico for na área de interesse do seu filho ou filha, mais chances de que o tempo que passarem lá será enriquecedor de verdade.

Se seu pequeno é o “rei dos insetos”, já pensou em procurar um museu ou zoológico que tenha uma área dedicada a estes bichinhos? Em São Paulo, o Planeta Inseto, do Instituto Biológico, pode agradar em cheio. Recheado de atrações interativas, lá é possível ver lagartas tecendo seda, formigueiros em plena atividade e ficar pertinho de insetos raros. Em dias especiais, é servido até um menu preparado por um chef, que leva os bichinhos no cardápio para os visitantes mais corajosos degustarem.

Ideias para estimular o conhecimento científico. Planeta inseto em São Paulo
Crédito: De Mãe em Mãe

Se sua pequena é apaixonada pelos astros e estrelas, uma visita ao planetário com certeza irá maravilhá-la e acrescentar muito à sua trilha de conhecimento sobre o assunto. Uma boa sugestão é o Planetário do Parque do Ibirapuera, que tem três apresentações diferentes, sendo uma delas com a participação do “Show da Luna” para agradar os menorzinhos.

Agora, se o interesse da criança é amplo, pode ser uma boa sugestão levá-la a locais que oferecem exposições interativas e a oportunidade de testar diversas experiências. No Parque da Ciência, do Instituto Butantan, os visitantes têm opções de atrações: há o museu histórico, o museu da vacina, a Biblioteca científica com espaço de leitura específico para os pequenos, além de um serpentário, um macacário e um “reptário” que as crianças amam!

ideias para estimular o conhecimento científico. Parque da Ciência do Butantã, São Paulo
Crédito: Comunicação Butantan / Divulgação

Veja também: Passeios para crianças em São Paulo: 22 opções para as férias (e o ano todo).

Tempo de tela com qualidade: vamos assistir juntos?

Já falamos muito sobre a importância de controlar o tempo de tela das crianças e de ser fundamental fazer uma curadoria muito atenta do que elas consomem. Mas fato é que existem sim recursos online e conteúdos bacanas nas plataformas de streaming para aproximar os pequenos da ciência.

Se na época dos pais, aprendemos diversos conceitos científicos através das experiências maluquinhas de “O Mundo de Beakman”, hoje também existem programas idealizados para apresentar esses conteúdos complexos para nossos filhos. Um bom exemplo é a série “Eu e o Universo”, que traz explicações didáticas, mas ao mesmo tempo engraçadas e leves, valendo a pena assistir com a criança.

Outra ótima aposta é também da Netflix: a série “Pergunte aos Storybots”, que ajuda a responder questões práticas do dia a dia, como por exemplo, “como os ouvidos escutam?” ou “por que as pessoas são diferentes?”. Nela, os personagens explicam assuntos complexos, mas sem subestimar a compreensão dos pequenos.

No Youtube, a websérie “Pergunte à cientista!” valoriza as mulheres na ciência. A cada episódio, uma cientista responde de maneira bem simples e direta questionamentos capciosos de crianças, como “o sol vai apagar um dia?” ou “quem descobriu os dinossauros?”. Vale dar o play!

Outra dica bem legal é o site Ciência Hoje das Crianças, uma revista digital feita pelo Instituto Ciência Hoje. Nele, é possível encontrar centenas de artigos sobre dinossauros, natureza, astronomia… A ideia é despertar a curiosidade das crianças e mostrar que a ciência faz parte da nossa vida (e que pode ser muito divertida!).  

É hora da experiência em casa!

Uma lição aprendida na teoria pode ficar ainda mais internalizada se a gente testar na prática, né? Por isso, é hora de transformar a mesa da cozinha ou o quintal no laboratório da família. Usando materiais do dia a dia, dá para observar reações químicas, testar conceitos matemáticos e físicos sempre com uma pegada que mistura artes e ciências. E é possível encontrar atividades para todas as idades, viu?

Confira ideias que encontramos para vocês testarem já:

  • Cristais no ovo
  • Luminária de Lava

Aposte em brinquedos estimulantes

E não estamos falando apenas dos famosos kits de laboratório infantil! Quer boas sugestões de presentes para o próximo aniversário do seu pequeno ou pequena cientista? Anota aí:

  • Lunetas, telescópios e binóculos podem ser itens especiais para as crianças que amam observar as estrelas, a lua ou mesmo os passarinhos no parque.
  • Outros clássicos são o microscópio e a lupa, que permitem analisar minuciosamente insetos, plantas e compreender a escala do mundo à nossa volta.
  • Quebra-cabeças de mapa-múndi também costumam fazer sucesso com crianças que se interessam por geografia. Ao montar com os pequenos, os pais podem ir localizando os países e falando sobre as diferentes culturas ao redor do globo.
  • Kits de robótica costumam agradar os pequenos que amam construir itens ou que se interessam pelo funcionamento das coisas. De quebra, eles aprendem sobre matemática, física, mecânica e tecnologia.
Assine o Clube de Leitura Quindim