No dia 20 de março, celebramos o Dia Internacional do Contador de Histórias, esse profissional incrível que é especializado em encantar crianças e adultos com suas palavras, vozes e emoções.

O clube de assinaturas Quindim comemora junto essa data, fortalecendo e valorizando esse ofício tão bonito e importante, e por isso trouxemos uma lista com 10 perfis de contadores de histórias muito especiais para você que quer saber um pouco mais sobre essa arte.

10 contadores de historias para as criancas conhecerem meio

A Contação de Histórias

Nós não seríamos quem somos sem as nossas histórias. O que nos aconteceu ao longo da vida, e como lidamos com isso, faz de nós as pessoas que somos hoje, e também aquelas que nos tornaremos amanhã. Histórias nos ajudam a ter mais empatia, abandonar preconceitos, reconhecer nosso valor e seguir adiante. É assim hoje, e sempre será.

Seres humanos se utilizam da contação de histórias desde muito antes de a escrita surgir. Assim, os ocorridos durante o dia eram contados ao redor da fogueira pouco antes da hora de dormir. Da mesma forma, as lições aprendidas por um povo distante chegavam por meio dos viajantes, que traziam relatos capazes de ensinar sobre todo tipo de coisa.

Os tempos mudaram, mas o papel dos Contadores de História, não. Essas pessoas são fundamentais para contribuir com a difusão do amor pelos livros, o interesse por novos conhecimentos e com o estímulo à curiosidade, que faz a humanidade continuar caminhando em busca de avanço e crescimento.

Veja também: Quando começar e como contar histórias para bebês.

Assine o Clube de Leitura Quindim

contadores de histórias: Perfis inspiradores para conhecer e seguir

Para ajudar você a conhecer Contadores de Histórias incríveis, separamos alguns perfis que merecem a sua visita. Confira!

1 – Fafá Conta

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 01

A atriz e apresentadora Flávia Scherner é especialista em Literatura Infantil e Juvenil e Contação de Histórias. Seu canal no YouTube, chamado Fafá Conta, foi criado em 2015 e atualmente tem mais de 280 mil inscritos, encantados por sua habilidade de abordar e interpretar histórias dos mais variados tipos.

Fafá faz apresentações em muitos e diversos lugares. Seu foco está sempre no incentivo à literatura e à leitura na primeira infância, capaz de transformar vidas.

Site oficial: https://fafaconta.com.br/

Perfil no Instagram: @fafaconta

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/fafaconta

2 – Marina Bastos

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 02

Contadora de histórias há mais de 15 anos, Marina tem um estilo único e super animado para envolver sua audiência. Já contou histórias para mais de 70 mil pessoas, no Brasil e no exterior.

Perfil no Instagram: @marinabastoshistorias

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@MarinaBastosHistorias/featured

3 – Emília Nuñez

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 03

Autora e contadora de histórias, Emília é a mente por trás do perfil Mãe que Lê, criado em 2016 no Instagram para compartilhar as melhores experiências de leitura entre ela e seus filhos. O perfil cresceu e se tornou um projeto de incentivo à leitura em família, abordando inclusive diversos temas relacionados à maternidade.

Perfil no Instagram: @maequele

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/maequele

4 – Samara da Rosa Costa

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 04

Samara é contadora de histórias desde 2010, e atualmente é mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora de infâncias e literatura afro-brasileira, é uma grande voz da diversidade na literatura infantil.

Conhecida também pela fabricação artesanal de bonecas de pano negras, é professora de rede pública do Estado, onde ajuda a semear um futuro melhor.

Perfil no Instagram: @samaracontadora

5 – Cristiano Gouveia

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 05

Cristiano Gouveia é narrador, músico e escritor de literatura infantil, conhecido por ter interpretado o personagem Teobaldo no programa infantil Quintal da Cultura. Com histórias contadas com música, Cris é conhecido por suas rimas e literatura em Cordel, formato no qual já escreveu três livretos.

Perfil no Instagram: @crisgouveiaoficial

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/umcantoqueconta

6 – Carol Levy

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 06

Além de histórias e reflexões sobre a vida, Carol também empresta a voz para temas fundamentais para uma vida em família saudável e equilibrada, como a alimentação infantil. Além das histórias, ela canta músicas de grandes nomes da cultura brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque e Gilberto Gil, para ajudar os pequenos a pegarem no sono.

Site oficial: https://linktr.ee/carollevy

Perfil no Instagram: @carollevy

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@CarolLevy/about

7 – Kemla Baptista

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 07

Mais um grande nome da representatividade negra na literatura infantil e juvenil, Kemla vem contando há mais de 15 anos histórias com protagonistas negros.

Site oficial: https://linktr.ee/cacandoestorias

Perfil no Instagram: @cacandoestorias

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/cacandoestorias

8 – Camila Genaro

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 08

Patrona da Academia Brasileira de Contadores de História, educadora, palestrante e escritora, Camila tem mais de 25 anos de experiência na área. Ele oferece dicas valiosas para quem está começando, como o uso de luvas decoradas para auxiliar na contação.

Site oficial: https://apptuts.bio/camilagenaro

Perfil no Instagram: @camila.genaro

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/CamilaGenaro

9 – Rose Serrão

Criadora do perfil “De bubuia na leitura”, Rose compartilha histórias e reflexões com crianças em Santarém, no Pará. Segundo ela, estar de bubuia é o mesmo que estar relaxado, tranquilo, “de boas”. Nada melhor do que estar assim na companhia de um bom livro!

Perfil no Instagram: @debubuianaleitura

10 – Mariane Diaz

10 contadores de historias para as criancas conhecerem 10

Dedicada a contar histórias com protagonismo negro, tanto de autores, quanto de personagens, Mariane vem transformando a vida e as histórias de meninos e meninas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além disso, assim como Samara Costa, produz bonecas e bonecos negros de pano, que buscam humanizar e contribuir para a redução do abismo social na sociedade em função do racismo estrutural.

Site oficial: https://linktr.ee/olubayoeducacao

Perfil no Instagram: @olubayoeducacao

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@olubayo755