Saiba por que as brincadeiras durante a infância são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e quais os impactos positivos de uma rotina que valoriza o brincar

Brincar, imaginar, criar e inventar… Entenda por que o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil.

Brincar desde a primeira infância

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil das crianças

É quase automático lembrar do ato de brincar ao pensar em crianças. Afinal, o brincar e a infância estão genuinamente interligados. 

Ainda assim, você sabia que somente 19% dos brasileiros reconhecem a importância do brincar? Esse foi um dos apontamentos da pesquisa realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em um estudo sobre percepções sobre a primeira infância, fase entre 0 e 3 anos.

Por isso, o Clube Quindim preparou este artigo para afirmar e ressaltar a importância das brincadeiras ao longo de todo desenvolvimento infantil.

Qual a importância do brincar?

Qual a importancia da brincadeira para o desenvolvimento infantil

Brincar deve fazer parte até mesmo da vida adulta. Entretanto, brincadeira de criança tem um algo mais especial e impactante, tanto para a criança no presente quanto para o adulto do futuro.

Confira o que a criança desenvolve com o brincar.

Brincar é a linguagem da criança

A brincadeira é uma das maneiras da criança comunicar anseios e desejos ao mundo. É também como ela pode demonstrar interesses, gostos pessoais e, consequentemente, a formação de uma identidade própria.

Ao brincar, ela experimenta momentos de relaxamento, prazer e descoberta.

Veja também: 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças de até 12 anos

Aprendizagem ativa

Aprender pode se transformar em uma atividade muito interessante e divertida. A brincadeira contribui justamente para isso.

Especialistas em educação afirmam que as brincadeiras são práticas educativas. Torna-se mais fácil aprender sob momentos descontraídos e sem pressão.

Estimulação da criatividade e imaginação

como estimular a criatividade infantil e por que

O momento da brincadeira é ideal para que as crianças explorem habilidades cognitivas ligadas ao desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

No momento do brincar, um rolinho de papel pode se transformar em uma luneta, uma caixa se transforma em um carro… entre tantas outras possibilidades que só a imaginação é capaz de proporcionar.

Veja também: Como estimular a criatividade infantil. Descubra e aplique agora!

Convívio coletivo e social

As brincadeiras em grupo são excelentes cenários para observar a interação social entre as crianças.

O contato com outras crianças para brincar promove:

  • aprendizagem do espaço da outra criança;
  • o contato com jeitos de brincar diferentes;
  • trocas sociais ricas;
  • trabalho em equipe;
  • entendimento das regras e limites das relações para além da própria brincadeira.  

Fortalecimento dos vínculos afetivos

a importância do brincar e das brincadeiras para as crianças

Os vínculos de confiança são fortalecidos porque o brincar cria situações em que a criança pode entender que os adultos se preocupam com elas. 

Ao brincar com as crianças, os adultos também são afetados e podem viver momentos carinhosos, divertidos e um tempo de qualidade necessário com os menores. 

Aumenta o autoconhecimento do corpo

A criança pode descobrir limites físicos do seu corpo, além de ganhar mais consciência corporal com jogos que exploram movimentos diferentes e observação atenta para os próprios movimentos.

É possível estimular os cinco sentidos e perceber como o pequeno lida com descobertas e explorações relacionadas ao próprio corpo.

Ensina sobre limites pessoais

A obediência às regras de um jogo, por exemplo, é significativa para entendermos como a criança lida com limites. Todos os sinais devem ser observados e serão indicadores de comportamento muito importantes.

Como ela responde quando não pode fazer algo? E quando outra criança sinaliza que algo durante a brincadeira pode ter sido incômodo? 

As brincadeiras criam situações ideais para que isso seja observado e a criança seja orientada adequadamente e com carinho por pessoas de sua confiança.

A importância do brincar na educação infantil

jogos de tabuleiro infantil diversão

Durante a educação infantil, o brincar é protagonista no processo de aprendizagem. 

As brincadeiras exploram raciocínio lógico, proporcionam desenvolvimento da habilidade motora, dos sentimentos de cooperação, da expressão pessoal de emoções e sentimentos. É uma forma leve de estabelecer aprendizados para a vida toda! 

Como os adultos podem incentivar brincadeiras para crianças?

Em um momento em que as telas tomam conta da vida dos pequenos, as horas com o celular nas mãos ou com os olhos grudados na televisão podem se transformar em vilãs para o período da infância. 

Isso não implica na necessidade de proibição total do uso dos equipamentos, mas é importante que outras atividades sensoriais sejam propostas e realizadas:

  • brincar de massinha; 
  • colorir um desenho;
  • brincar de pega-pega;
  • inventar brincadeiras com objetos;
  • participar de brincadeiras em grupo com outras crianças.

O Quindim reuniu jogos e brincadeiras antigas que você pode relembrar e ensinar para suas crianças. É uma excelente oportunidade para brincar em família.